Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ELISEU

    Perfeito Hélio!

    Responda
  2. Antonio Catigeró Oliveira

    A Democracia precisa de respeito. Não é o que está ocorrendo, e a esquerda deve brigar por esse direito universal, sim. Da maneira com que o colunista escreve, parece que votar estas pautas trabalhistas, no Brasil, é tarefa fácil. Os poderosos têm que $rir$ bastante. Esqueceu-se da década de 90? Os trabalhadores, não; com salário mínimo de menos de U$ 100,00, desemprego e dependência financeira. Se o colunista considera estes aspectos "populismo", pergunte a algum trabalhador o que ele prefere.

    Responda
  3. Bolla

    Entre a tontice e a conivência exacerbadas: ali se situa Dillma. Qto à esquerda q chora: ela é produto acabado e pronto da era pettista, q se esmerou em rebaixar o significado de esquerdas a níveis sub-humanos.

    Responda
  4. Lupasan

    Acabo de postar um texto absolutamente tranquilo. A censura prévia da FSP o reteve, porque "há palavras no seu texto que indicam a necessidade de moderação", ou coisa assim. Enquanto isso, os ladinos que perceberam a burrice da FSP usam truques, espaçam palavras, gaguejam propositadamente para passar pela burra censura. E passam. Enfim, já reclamei dezenas de vezes. Nada. Este texto não passará, porque contém certas palavras que certamente levá-lo-ão à censura.

    Responda
  5. Lupasan

    Achei as críticas ao PT e ao governo oportunas. Percebi muitas vezes esse fato, o recuo diante de reações iradas da velha e da nova oposição. No entanto, o governo está sendo impedido por incompetência, em verdade. E isso não é novo. Collor também o foi. Os julgadores são os mesmo, mas não representam o povo. Deputados têm interesses, mas são marionetes nesse jogo. Grosso modo, os governos democráticos são fracos diante desses julgadores, cujas ideias e interesses comandam o processo.

    Responda
  6. Recomeço

    Brilhante defesa. Esquerdismo é algo totalmente diferente do Lulismoh, que será historicamente grifado pelos pixu-lecos, pelo aparelhamento das instituições e pelo descaso e irresponsabilidade com a gestão do futuro do País.

    Responda
  7. Ronaldo-comentando

    Excelente artigo, sem tirar nem pôr. Parece que o governo Lula 3 está mais para a república de Curitiba do que para a República Federativa do Brasil. Hoje teve até reunião com Renan para um plebiscito. Está difícil deixar as tetas e as mamatinhas. Chega de roubalheira e cinismo: cadeia nêles!

    Responda
  8. asimov

    Concordo. Agora, assim que sair do poder, o PeThe irá cobrar tudo aquilo que não fez nesse 15 anos de poder, por isso sou contra o indiciamento de Dilma, pois que assumir o governo irá administrará um Brasil devastado pela incompetência.

    Responda
  9. Tito

    Como a Esquerda pode votar a liberdade sindical? se esta ideologia é contra o empreendedor, o direito a propriedade e ao lucro, tudo que gera conquista para classe trabalhadora. O habitat natural do sindicalismo é o Capitalismo Democrático Liberal. Esquerda e progresso social são compatíveis?

    Responda
  10. Dewey

    Lá atrás quando o Lech Walesca visitou o Brasil, depois de conversar com sindicalistas, afirmou que a esquerda brasileira era rasa de pensamento e desprovida de um projeto realista para o país. Ninguém prestou atenção, pois pouco acreditavam que eles chegariam ao poder. Para o nosso azar a avaliação estava mais que correta.

    Responda
  11. Radoico

    O melhor resumo que já li sobre o que significou o governo do P..T e o governo Dil..ma. Perfeito!

    Responda
  12. ZECA

    Tanto ela viu e foi contra que fez a lei anti-corrupção e deixou a PF agir.

    Responda
  13. Cristina Barboza

    Concordo. E o governo de esquerda ajudou a eleger o Congresso mais conservador da história .

    Responda
  14. Agnes

    Não dá para chorar pelo governo Dilma, mas é impossível defender sua saída como você faz. É grande o cinismo da imprensa e o seu cinismo. A partir de agora, qualquer governo minimamente, repito, minimamente, como foram os governos petistas, identificados com as pautas da esquerda será facilmente enxotado do palácio do planalto!! Seu desconhecimento da história do PT e do próprio país é estarrecedor!! Agnes

    Responda
  15. João Arantes

    Pauta de esquerda : criação e aumento de impostos, para se locupletarem.

    Responda
  16. Galeano

    Em treze(vade retro Satana) anos de governo do Partito Della Sinistra mais a Lei de Licitações(8666/93) só poderia terminar em tragédia: o número da Besta - 666 - está presente!

    Responda
  17. MJ

    Sem falar na reforma agrária que declinou terrivelmente após o governo FHC, sendo praticamente nula no governo Dilma, como já noticiado neste mesmo jornal.

    Responda
  18. alicate

    choro dos 1/3, treze

    Responda
  19. alicate

    lagrimas dos 13

    Responda
  20. alicate

    está vendo como 13 deu azar pra eles, fora

    Responda
  21. Fabricio Fabricio

    O pete e seus correligionários planejam há anos entrar no poder para fazer isso, através de golpes, mentiras e tudo mais que a cesta da corrupção permitir. E o resultado chegou, só que de efeito contrário.

    Responda
  22. Sensato

    O PeeTee é o expoente maior da hipocrisia na política brasileira. Muito, talvez, graças ao seu expoente maior, um ser que vendeu ao mundo inteiro a imagem de trabalhador e não pega no batente há mais de 40 anos...

    Responda
  23. Vojniak

    Se o PMDB deixasse Dilma Rousseff governar, estaríamos vendo mais bandeiras de esquerda sendo atendidas por este governo. O problema é que o que pede o colunista foi feito pelo governo, dando liberdade para inve stigar, pr ender e p unir, isto é, tentou e vem tentando exp lodir. Mas a seletividade tomou conta, o PMDB con spirou e os 300 picar etas querem se salvar.

    Responda
  24. Vojniak

    Descriminalização do aborto, das drogas, educação sexual, embora importantes, não são nem o começo das pautas da esquerda. Saúde e educação públicas, são bandeiras de esquerda, e, mesmo que não estejam tão boas, vimos muitas políticas públicas importantes destinadas a essas pautas, universidades criadas, mais médicos, por exemplo. O governo não vai muito bem, mas está muito melhor do que se avizinha com o plano de Temer (a ponte para o futuro) que prejudica saúde, educação e políticas trabalhist

    Responda
  25. Levinas Bateson

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  26. Pedrito

    Resumiu em poucas linhas as incoerências de grande parte da esquerda que teima em apoiar esse governo.

    Responda
  27. MarceloCoelho

    O pete é populista de esquerda na economia, e nos costumes tem pitadas de progressismo em uma massa de conservadorismo. Acho que isso tem muito a ver com a personalidade do L u l a, basta olhar para ele para perceber que não tem nada a ver com as posições progressistas em costumes da esquerda. As pitadas de progressismo que aceita são só para dar uma satisfação aos setores progressistas do partido. Quanto a Dilma, tem muita gente próxima dela se locupletando, como Erenice Guerra e seu ex-marido

    Responda
  28. rãs

    ela perdeu a governabilidade. já pensou (!?...) que isso foi resultado de não querer mais compactuar com a corrupção?

    Responda
  29. JOSELINO

    Foi mais além. Não só ignorou algumas teses ditos progressistas e caras à esquerda como também aumentou o poder dos contrários a elas. Então, se não mexeu no lado econômico, mantendo e realimentando a estrutura funcional do estado da maneira como era e ao mesmo tempo reforçou a superestrutura, então o que fez a esquerda no poder?. Matou a esquerda!. Só salvou o sindicalismo, aliás bem engordado.

    Responda
  30. Herdf

    Precisa ler o que defende a esquerda. Não é o governo, mas o modelo de incluir a população como um todo, é isso que se prender eliminar sob a alegação de corrupção feita por corruptos.

    Responda
  31. IPA

    Foi mel demais, se lambuzaram.

    Responda
  32. José Ramisual

    Faltou registrar o completo abandono das ações de reforma agrária, bandeira principal dos movimentos associados ao campo.

    Responda
    1. Carpe Diem

      Bem lembrado, tal qual demarcação de terras indígenas... Fiasco esse partido que envergonha a esquerda.

  33. Josefino Gomes

    Mas criticar é uma tarefa complexa porque exige balancear valores. Se um esquerdista tivesse senso crítico, ele não seria de esquerda.

    Responda
  34. Antonio

    Na eleição de 2002, venceu o discurso que atribuía ao partido o monopólio da ética, uma verdade do tamanho dos escândalos descobertos pela lava jato. Nos anos Lula, o discurso tentou monopolizar o crescimento econômico como sendo intrínseco ao desempenho do partido, o que a crise econômica atual mostra que é falso. Em 2016, 10 milhões de desempregados ficam sem palavra de consolo, sem um pedido de desculpa. Se existe lagrimas, com certeza serão versadas por estes 10 milhões de brasileiros.

    Responda
  35. Déjà vu

    "..Ou bem a presidente é uma Tonta, que Não viu que pessoas ligadas ao ParTido e ao governo estavam se Locupletando, ou então foi Conivente com a Corrupção. É verdade que os esquemas já existiam antes de ela chegar ao Planalto, mas a Posição Virtuosa aqui teria sido a de Detoná-los publicamente, não Tolerá-los em nome Da governabilidade" ***Ora, o mais provável foi fazer Caixa p/ o P.T, que agora deve ter Recur$o$ até às Eleições de 2050!

    Responda
  36. Mári

    Falou!

    Responda