Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. narrador

    (cont.) Racionalidade, a luz natural da razão, ao contrário do que dizia Descartes, não é artigo para todos. Há quem não goste dela, mas há, sobretudo, os que não são capazes de exercê-la e cultivá-la.

    Responda
  2. narrador

    Quando certa gente ouve ou lê o que não lhe agrada, cai de pau. O que dizem: dizem que ele não mora no brasil, etc., etc. Vocês leram o artigo? Nele se diz que esse ``scholar``, brasilianista, conhece o Brasil há mais de meio século e aprendeu Português para estudar a revolução de 30 e vem ao Brasil com regularidade há mais de meio século. Justamente por estar ao mesmo tempo dentro e fora, ele tem uma perspectiva melhor que a nossa, mergulhados como estamos no centro do furação (cont.)

    Responda
  3. MM

    Brasil, pais das bananas!

    Responda
  4. ludovico

    O que está por um fio é o ciclo bolivariano de marketing obtuso. Quanto a análise sobre Moro, parei por aí. Esse analista entende de exorcismo. De Justiça, neca.

    Responda
  5. Patrick

    Se não estão sós, que guardem sua opniões para si mesmos, pois em 14 anos de governo não fizeram nenhuma proposta de mudança para o país, agora porque o vice, que ainda nem é presidente, já está montando sua equipe e ao menos traçando planos para tirar o país do buraco, o chamam de traidor. Quem traiu e deu o golpe foi a Sra. Dilma e seu partido, espero que fiquem longe do poder durante muito tempo, pois só atrapalham.

    Responda
  6. R.Guerreiro

    Vale a pena lembrar que Mr. Anderson é um fanático e entusiasta adepto da nossa "caipirinha" com Velho Barreiro.

    Responda
    1. ludovico

      Deve ter escrito a tal análise depois de ter tomado várias caipirinhas.

  7. Zaiden

    O mundo em crise? Mudem o argumento! Isso já faz tempo que é ridí culo e absur do. O jornalista ama levar os pe tistas no programa e fazer defesa de Dil ma travestida de "entrevista"!

    Responda
  8. guzula

    Bem, então o juiz Moro usou "fontes ralas(SIC), pois bem , e o Sr usa a opinião de um estrangeiro , q vem ao Brasil uma vez ao ano, provavelmente pra alguma praia, sabemos bem nos atrás do q, para embasar vossa opinião ? Ah, OK, e , sua conclusão eh q alguns adoram falsos profetas, outros os novos fariseus e tem ainda quem acredite no " pastor" Eduardo Cunha ? Pois bem e o Sr ? Acredita em Lenin, Marx, Fidel e Cia ? Fico com o DIABO, eh mais honesto. Soh rindo.

    Responda
  9. felipebritto

    E viva o silicone ministerial!

    Responda
  10. nunes

    Ciclo latino-americano de crescimento? Tá fazendo piada ou falando sobre o crescimento do buraco em que estão metendo os países latino-americanos? O tal do bolivarianismo é uma das maiores imbecilidades dos últimos anos, é incrível como não desconfiam que o populismo só serve pra destruir.

    Responda
  11. Akeronte

    Perry Anderson é um historiador marxista. É correto ao identificar a um novo ator conservador na política, os evangélicos e sua dissidência neopentecostal. Igualmente acerta no papel das redes sociais virtuais, mas falha omitindo que as esquerdas também estão na rede. O maior erro, entretanto, está em negar que foi um projeto de cunho geopolítico continental via corrupção, clientelismo interno e benefícios econômicos aos aliados do bloco bolivariano, o principal responsável pelo nosso caos.

    Responda
  12. Libório

    Esse respeitado jornalista não foi o mesmo que desenterrou a amante de F H C? Só que o tiro saiu pela culatra e o foguete se trnasformou em espoleta de festa infantil, sem falar no desmentido posterior da amante... por favor, de-se ao respeito cara!!!

    Responda
  13. Educado

    Mais um brilhante texto de MSC, bem apropriado para quem sabe ler nas linhas e entrelinhas. Viva o entendimento de quem conhece e se lembra da história !

    Responda
  14. Viva

    Tem um ciclo se fechando na América Latina, realmente... Só não sei se é adequado chamá-lo de ciclo de crescimento, porque, na verdade, foi um ciclo de estagnação política e econômica. Nossos costumes políticos involuíram - está aí a figura do senhor Conti que não nos deixa mentir - e a economia andou muito menos do que teria sido possível. Restou a demagogia, o atraso e, agora, o ressentimento mal disfarçado dos que pretendiam liquidar o país em nome de um populismo de esquerda anacrônico.

    Responda
  15. Maurício

    Francamente, Mario Sergio. Você é capaz de coisa melhor. Não se apequene.

    Responda
    1. Libório

      A retórica dele é sempre a mesma: pau no PSDb ( não que eles não mereçam é claro, heheheh)

    2. MarceloCoelho

      Tenho dúvidas de que é capaz de coisa melhor, afinal, é sempre a mesma porcaria.

  16. Sobreira

    Não sou petista, mas não gosto do vaidoso FHC. O seu governo teve coisas ruins, entre as quais, a aprovação da reeleição, que os seus companheiros de partido parecem querer acabar.

    Responda
  17. Cassia

    São tantas as ilações, que deixa o eleitor bestificado!

    Responda
  18. Kane

    Em respeito a sua opinião, é preciso situar que a corrupção no Brasil é epidemica, veja que a Lava-jato investigava a emissão de notas e lavagem de dinheiro de posto de gasolina e chegou a alta diretoria da maior empresa do pais e nos mais altos cargos do poder politico. Se a leitura feita pelo magistrado é rasa, deve se ver que ainda assim obteve expressivos resultados. Com relação ao FHC, seus 1º mandato saiu de uma situação analoga de instabilidade não sendo espaço para reformas politicas.

    Responda
  19. zimmer

    - Interessante a matéria e a visão critica do colunista esmerado. - Falar de religião na atualidade e falar de fraudes, vide os canais de TV. - Os falsos profetas, já foram anunciados no evangelho de jesus e vejam, que já conta para muitos séculos. - O que fazer?...apenas e, nesse momento, podemos individualmente, cada qual cuidar de si; avaliar e segundo o "orai e vigiai" ao próprio caráter, afinal, cada qual responde por sua forma de ser.

    Responda
  20. nunes

    Uma coluna sobre o que disse um historiador anglo-inglês? É mesmo? Que maravilha. Ah, vá.

    Responda
  21. MarceloCoelho

    Que FHC tenha abandonado as convicções socialistas de juventude, só mostra que é a uma pessoa inteligente, e que amadureceu, ao contrário de muitos por aí, que parece que não conseguiram sair dos 20 anos e continuam arrotando as mesmas baboseiras socialistas amplamente desmoralizadas pela história, como se ainda estivessem na década de 60 do século passado.

    Responda
  22. Recomeço

    Ora vejam, o colunista bolivariano conseguiu um parceiro "importado" da elite intelectual comunista p. ajudá-lo na tentativa de desmoralizar os atuais inimigos dos PeTlóides pixulequeiros citando numa tacada só as igrejas evangélicas e pentecostais (que ele acha que são uma coisa só), Fernando Henrique (claro!), Sergio Moro (lógico!), a novidade das redes sociais com os 'querubins do Facebook', mas esqueceu de incluir uma grande inimigo, a Rede Globo. Com sua licença, prefiro rir, Kkkkkkk!

    Responda
    1. Fernando

      Procure ler o ensaio do historiador inglês ao invés de simplesmente atacar o interlocutor. Procure ter subsídios objetivos para confrontar: (i) quais foram as reformas intentadas pelo "intelectual"?; (ii) qual foi a eficácia probatória das delações dos mafiosos nas instâncias superiores da Itália? (aliás, pautar-se nesse país, que ato subsequente teve Berlusconi no poder, é no mínimo risível); (iii) qual a profundidade de manifestantes do feice em busca da selfie perfeita?

    2. IPA

      Bravo Recomeço, espero que o colunista leia o seu comentário.

  23. ze guilherme

    Mais um excelente texto!

    Responda
  24. Ricardo

    Na nebulosa virtual viceja qualquer coisa. Foi o meio que deu voz a idiotas de todos os calibres,tipos, religiões e partidos. O Brasil não precisa de juízes justiceiros, milícias, patos e o escambau. Precisa é de escola e professores. Simples assim. O problema é como ser simples.

    Responda
  25. Josefino Gomes

    Falta ao Sr. Anderson saber como funcionam, de fato, as instituições no Brasil, todas na base da corrupção. Se ele soubesse disso, aplaudiria o trabalho do Sr. Moro e sua inglória tentativa de enjaular os crimi nosos, episódios inéditos na história do País. Mas fica fácil publicar qualquer coisa vindo apenas a passeio e morando em um país desenvolvido. Por fim, um mundo novo e divino, seria um Brasil sem esquerda, ou seja, um Brasil com Ordem e Progresso.

    Responda
    1. MarceloCoelho

      Se tudo isso tivesse acontecido num governo do P S D B, o Conti estaria aplaudindo entusiasticamente o Moro, mas como aconteceu num do pete, critica acidamente.

  26. Bene

    Uma nova era de progresso requer uma nova escola que posicione os alunos em relação à vida e sua transitoriedade na matéria, orientando-os para que alcancem o máximo que o ser humano pode alcançar com o seu potencial. Adquirindo o conhecimento da trajetória do ser humano na Terra, perceberão onde os seres humanos se deixaram aprisionar por teorias falsas e por super estímulos que invadiram suas mentes. Fortalecidos buscarão se libertarem,e alcançar a saúde psíquica, a paz e a felicidade.

    Responda