Demétrio Magnoli > Sob a égide do Poder Moderador Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A única solução é trocar a constituição que está ai, feita por deputados e senadores em benefÃcio próprio. Constituinte exclusiva, membros independentes de filiação partidária, escolhidos por voto direto e em número proporcional à população de cada estado, e quem for constituinte torna-se inelegÃvel por muitos anos para não legislar em causa própria.
A cassação do cun ha pelo supremo faz parte de todo esse processo do gol pé instit ucional,deixaram ele até as votações e depois lhe tiraram de cena...tudo articulado,estão conseguindo trocar as moscas ,com muita moderação ,demé trio.
Cunha não foi cassado como diz Demétrio, e sim afastado. Será que nosso colunista não sabe que é rotineiro no STF afastar autoridades, como juÃzes,prefeitos e presidentes de assembleias legislativas, quando agem com desvio de finalidade ?
O vice presidente ja entra com a moral queimada. Vai ser um governo rapido, vai dar o phodase no trabalhador e saÃra escurracado do governo. O plano deles e o maximo do melhor de tudo para o grande empresariado e nada para o trabalhador. Ponto. Vamos parar de rasgacao de seda. Sera um governo de transição, que ja entra com detonado, para detonar. Previdencia social e leis trabalhistas: direitos serao suprimidos. O corte sera na nossa conta. No deles, nao vao mexer em nada. O povo nao acordou.
Triste comentário. Repetição da formula PT: supressão das leis trabalhistas, governo para os empresários, etc. A realidade: 10 milhões de desempregados, indústria brasileira arrasada, total incompetência da gestão governamental. A mentira usada como arma politica.
Penso que a decisao ilegal de se afastar um deputado sem o devido processo legal, fragiliza todos parlamentares que poderao ser igual,ente afastados se desagradarem o STF. Para contrapor tanto poder concentrado no STF, o senado devera comecar a aceitar pedidos de impecheament contra os ministros da corte. Eles cometem muitos crimes de responsabilidade qdo sentam em cima dos processos q n querem julgar. Vamos equilibrar as forcas Œ
Eles querem o teu voto e o teu dinheiro. Ponto. O resto e conversa fiada. Nada do que prometem tem fundamento. Depois que entram, o que dao em troca para voce e para a tua famÃlia? Nada! So tiram! Entao, qualquer um que entre, fara o mesmo. Ali a disputa e politica, grupos querem entregar os podres de um. Aquele que tiver mais podre e melhor oratoria, ganha a credibilidade. Nao se trata de economia, mas de interesse. Quando a Dilma cair, a economia melhora, num passe de magica.
Perfeito e que as forças conservadoras de dentro do STF e todos sabemos quem elas são, se tornem pequenas o suficiente para que sejam atropeladas pela obrigação do cumprimento de seu real dever de suprema e imparcial corte. Salve o STF.
Processos entram no la e saem na lata acabados pela traca e pelo bolor. Esse tribunal e mais uma mentira. Onde ja se viu um tribunal fazer uma serventia para o povo e pela democracia? Pouco se viu! Entao, e mais um poder que se aproveita da boa-fe do povo brasileiro. Muito se fala mal do bolsa-famÃlia: alguem critica abertamente o auxilio-moradia de 3700,00 do judiciário, para pessoas que ja ganham bem e tem casa própria? Nao. Viva a democracia!
e conhecimentos jurÃdicos mais profundos. A Constituição outorga a separação dos poderes, mas ao mesmo tempo delineia mecanismos de freios e contrapesos dos Poderes. Nenhum Poder é absolutamente independente, e os mecanismos de freios e contrapesos existem justamente para contrapor os excessos e desmandos. In casu, o Legislativo estava refém de uma presidência irrequieta manipuladora, razão em que é possivel, com largura, a fundamentacao na propria Constituicao para a uma legitima intervenção.
O ministro com sua liminar jogou para a torcida. Atropelou o princÃpio básico de separação dos poderes somente para satisfazer sua vaidade e ficar bem com a galera. Podia perfeitamente ter esperado por uma decisão colegiada que se daria no mesmo dia.
Este artigo é simplesmente brilhante. Uma análise lúcida é profunda de nossa realidade e sinalizando com claridade as possiveis consequências deste ato, a meu ver, populista e equivocado do S TF.
Seja a opinião que for. A realidade é que o STF, terceiro poder da Republica e o Ministério Publico, o quarto poder passam a agir na falência do tal presidencialismo de coalizão, uma aberração da CF/88 que é do século XX e estamos no século XXI. E temos ainda no poder executivo esse bolivarianismo medÃocre.
Que a sentença do STF representa uma nÃtida violação das prerrogativas do Congresso e, portanto, da regra de ouro da separação de Poderes, nisso (e só nisso) o colunista tem razão.
É incrÃvel como os comentários demonstram que os mais exaltados anti o partido no governo deram perdão ao deputado. E o colunista se ilude achando que seria cassado pela maioria, a maioria que ele controla ou o apóia. Não é o mandato dele que devia ter sido julgado, mas sim sua prisão, isso resolvia sem haver questionamento de cassação. E é estranho, após defender os excessos do tal poder moderador agora acorda e vê o risco, esse governo novo não terminará se a lei for mesmo para todos.
Incrivel a afirmação de Demétrio Magnoli, de que a Câmara dos Deputados ficou como está devido ao s ans do PT no governo! Perdeu a memória histórica. Só para lembrar, compra da reeleição de Fernando Henrique, por exemplo. E diga-se de passagem que há menos deputados do PT sendo processados, do que deputados de partidos outros.A´té a semana passada, Magnoli ,sempre ótimo, estava mais equilibrado
Mas ocorreu uma deterioração muito maior, durante o consulado petista. Existiu deliberação de governo, que a maioria seria conseguida, por meios quase que exclusivamente pecuniários.
Lamentavel ! Apenas mais um defensor da bancada BBB !!
Texto perfeito, tão perfeito que um cidadão comum poderia pensar :: o que os brasileiros fizeram para chegar a este estágio de terra arrasada ??? Não foi só o PT, foi a oposição que nunca tivemos nos últimos treze anos; fomos nós mesmos que sempre entregamos nossos sonhos a embusteiros, corruptos e aproveitadores. Tudo leva a crer que vai mudar para continuar do mesmo jeito!!
Esperamos que a intervenção do STF seja suficiente para estabelecer freios e contrapesos no Legislativo, enquanto aguardamos uma significativa reforma polÃtica, e não seja necessária a volta do "poder moderador militar" que fez história com interferências na polÃtica do paÃs.
Sr. Demétrio, o senhor foi perfeito. Algo q, ao menos eu não vi, o senhor se atentou no seu texto a separação dos poderes.
A decisão do STF foi necessária, pois o Cunha não permitia o andamento do seu processo no Conselho de Ética.Não acredito que o STF va assumir a figura de um Poder Moderador
Do povo emana o maior poder. O STF só exprimiu esse anseio popular anti corrupção
Antes de tudo acho a figura do Dep. Cunha icônica e não se pode negar que prestou serviços importantes ao paÃs. Não falo do processo de impeachment, falo do resgate do parlamento brasileiro, fragilizado e desprezado no governo PT, e é fundamental pra nossa democracia, se tivéssemos com congresso forte será que estarÃamos nesta situação? Certo Cunha na presidência da Câmara é um fator de instabilidade, mas o STF não pode invadir em caso excepcionalidade e tomar prerrogativa de de outro poder.
Tanto pode, que fez. O Poder Legislativo se transformou em refém de uma maioria de corsários, que o sequestrou para fins ilÃcitos, das mais variadas tipologias de crimes contra o patrimônio público e como trincheira de acobertamento desses mesmos criminosos.
rufino. Legal não, mas moral sem dúvida.
O real poder está com o povo que, apesar de eleger este Congresso atual, demonstrou se equivocado nas escolhas ao atual congresso, assim sendo demonstrado claramente por pesquisa e manifestações populares. O STF só exprimiu esse grito da Nação. Aà a base legal da ação do Supremo
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Sob a égide do Poder Moderador Voltar
Comente este texto