Opinião > Régua e compasso Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"...Há...consenso sobre o teor geral...imensa prioridade à matemática e à lÃngua portuguesa...mais para problemas do que para conceitos, a fim de inclinar o ensino no rumo da prática..." Esta é a receita para se formar técnicos, repetidores de funções. "...Deve estimular a inventividade e o espÃrito crÃtico, mas sem com isso sacrificar o aprendizado cumulativo e mensurável..." Esta outra parte só é possÃvel com a apreensão dos conceitos, por exemplo de modelos da natureza, que estão nas ciências
Para consertarmos a educação é preciso fazer o contrário que os técnicos do MEC propõe: descentralizar em vez de centralizar; diversificação em vez de padronização; e concorrência entre escolas, municÃpios e estados. Se a cidade em que moro possui um dos melhores IDH's do Brasil, porque devemos ter aqui a mesma estrutura para nivelar com Melgaço no Marajó? As escolas tem que ser instadas a buscar a excelência com os meios que dispõe e não com as ferramentas que os b/urocratas de BrasÃlia criam.
Desde o convênio de cooperação M/E/C:U/S/AID nos anos 60, a educação brasileira ficou refém de i/deológicos p/opulistas que viram na relação uma a/meaça a s/oberania nacional. Os esforços posteriores sempre caminharam na direção e/rrada: centralização em vez de descentralização; padronização em vez de diversidade; cumplicidade em vez de concorrência; re-inventar a roda em vez de copiar. O resultado é que o sistema educacional foi transformado num enorme laboratório de experimentos m/al feitos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Régua e compasso Voltar
Comente este texto