Ruy Castro > Em média, ginasiano Voltar
Comente este texto
Leia Mais
DeverÃamos ter pensado nisso antes de 2002! Não estarÃamos nesta draga que estamos hoje.
O Lhula é analfabe to e se orgulha de nunca ter lido um livro na vida ! Será que ele conseguiria tomar um ditado, nobre calunista ?
Exigir dos ilustres parlamentares o domÃnio dos princÃpios básicos de comunicação num paÃs onde nem os "profissionais da voz" se preocupam em desenvolver as competências que seriam esperadas da profissão, parece um exagero. O verbo "estar" virou o verbo "tar": O sujeito não está mais lá; "ele tá lá. Nunca se sabe quando o locutor está se referindo a "bilhões ou milhões", pois no ar soa a mesma coisa. Ninguém nasce com o dom de falar, escrever, pensar ou ouvir bem; é necessário o aprendizado.
O mÃnimo que precisamos pra uma reforma decente na polÃtica é exigir escolaridade para alguém se candidatar a qualquer cargo eletivo. Exemplo: segundo grau para vereadores, prefeitos de cidades pequenas e deputados estaduais; curso superior para deputados federais, governadores e prefeitos de capitais; pós-graduação para senadores, ministros e Presidente; mais dois idiomas estrangeiros para Presidente. Carência de cinco anos pra entrar em vigor, com tempo suficiente pra todos estudarem.
A degradação do nosso ensino foi proposital. A lei de diretrizes e bases da educação nos anos 60 foi um grande passo neste sentido. Assim, forma-se um eleitorado incapaz de entender os fatos e tomar decisões conscientes, presa fácil dos marqueteiros. Os deputados são o retrato crú desta realidade.
Para quem não lembra ou nunca soube, o autor da façanha primeira de desmonte da escola nacional chamava-se Jarbas Passarinho.
Menos. No meu tempo terminávamos o primário e faziá mos o exame de admissão ao ginásio: quem terminava o ginásio já poderia escolher o clássico ou cientÃfico e logo ali o seu curso superior. O nÃvel do congresso não chega ao ginásio completo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Em média, ginasiano Voltar
Comente este texto