Luiz Felipe Pondé > Sapiens x Abelhas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pondé, os cursos de humanas precisam ser salvos da mediocridade. A única forma de fazer isso é impor um exame vestibular tão difÃcil quanto aquele para medicina ou engenharia. Se o calouro tem capacidade para entrar na Poli, mas escolhe Pedagogia, então ele será o maior pedagogo do mundo, pois ele ama Pedagogia de verdade. O povo de humanas "escolhe" cursos de humanas, não porque gostam, mas porque são "facinhos". Um curso de humanas não deveria ser fácil, nem pra entrar, nem pra se graduar.
A personalidade esquizóide anula o individual em relação ao coletivo...
Hoje o individual é tido como patologia...personalidade esquizóide...
Coletivo é um grupo de cretinos impondo sua arrogância ignorante.
O único coletivo que ignora a individualidade é o conjunto vazio. Sem os seus elementos individuais eles se tornam vazios. Mas o ponto é que, se indivÃduos se comportam igualmente, logo, indistinguÃveis uns dos outros, eles se tornam unitários, e unitário não é o mesmo que vazio. Na realidade social, externamente se dizem coletivo, mas internamente os discursos são emitidos por indivÃduos e selecionados para ações externas. Dissimular as lideranças individuais é também uma forma de protegê-las.
Caro P.o.n.d.é, Os coletivos se reunem todos os dias da semana, em diversas cidades do paÃs, para condenarem ou absolverem seres humanos por seus crimes e pecados, chama-se juri. O resto é conversa fiada. Acho mesmo que vc frequentava estas assembleias pelo motivo que eu:"azarar" algumas gatinhas, mas a diferença entre nós, é que eu admito e vc constrói um discurso empoado para justificar os anos gastos na academia...
Na terra de chavez coletivos matam estudantes que vão para as ruas contra o governo repressor.
Perfeito, meu caro Pondé!
Não entendeu nada do que Freud disse,é um tautólogo de massas este cronista pÃfio!
"Tautólogo de massas"? Disso você nunca foi chamado, hein, Pondé? Suponho que "tautólogo de massas" seja um sujeito dedicado a criar tautologias para a patuleia. Bem, um tautólogo é um tautólogo, mas o Dicionários Houaiss não conhece a palavra.
A Revolta de Atlas de Ayn Raid é ótima literatura para os interessados em coletivismo e individualismo. Concordo com o articulista no enquadramento do coletivismo como patologia, e pode ser já.
o autor singulariza o conceito de "coletivo". todos somos indivÃduos, personas. porém, vivemos em sociedade. em um mundo cade vez menos coletivista, no sentido amplo da palavra, e cada vez mais individualista, nos cabe viver de forma solitária e sem a força dos outros, cade vez mais recluso. para quem tem dinheiro e poder, isso é bom.
O Brasil de hoje, -quebrado- é um exemplo concreto de um coletivo/nocivo. Mas não dá para generalizar , pois esforços coletivos podem contribuir para evolução da sociedade, assim como as ações de um só indivÃduo podem,ou não, prejudicar ou ajudar a coletividade. C.
Você quando vai ao supermercado Guanabara vai de indivÃduo ou de coletivo?
Filósofos, de Aristóteles a Hegel, enfatizaram que os seres humanos são criaturas sociais e que a ideia dÂ’um indivÃduo isolado é uma abstração tendenciosa. Não somos apenas dependentes fisicamente de uns para os outros, como também dependentes do ponto de vista psicológico. Quem não acredita, tente se descrever como um indivÃduo sem referência a sua posição social ou econômica, famÃlia, nação, profissão, hobbies, ou qualquer outra coisa que não envolva outras pessoas. É impossÃvel!
eu sou eu
Adoro andar de moto sozinho. adoro longas viagens de moto sozinho. Sem ninguém p me fazer companhia ou conversar. Tenho minhas convicções só de observar o mundo ao redor. Somos indivÃduos, e falamos "indivÃduos" pois indica individualidade, unicidade. Qdo temos fome estamos sozinhos, idem para o frio, sede, etc idem p dor. Saber enfrentar tudo sozinho é o q te faz forte, coletivamente só te faz ser uma ovelha no rebanho, concordando por medo de ficar só!
Coletivo = agressivo.Não existe outra definição.
Maga: Veja os Gaviões da Fiel !!!
Coletivo versus individual não tem acordo em relação ao ser humano, a individualidade do homem é uma necessidade devido a sua essência, o coletivo seria apenas reunião de individualidades para que cada um se expresse humananmente. todavia, quando um sujeito diluie sua essência no coletivo, simplesmente ele ainda não é humano é apenas parte de um rebanho.
No coletivo o sujeito busca o refugio do peso da individualidade e da angústia da insignificância do ser. Numa igreja polÃtica ou deÃsta sentem o conforto de não estar só. A tragédia acontece quando os indivÃduos de um coletivo julgam-se detentores das respostas aos outros indivÃduos e se apossam do estado para esse fim.
Esse negócio de coletivo nunca vai realmente funcionar com os humanos, somos animais muito complexos para viver em rebanhos, como gado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Sapiens x Abelhas Voltar
Comente este texto