Suzana Herculano-Houzel > Ciência eficiente Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Fiquei esperando a hora que essa senhora ia escrever: "Nelas, cientistas perdem tempo tendo que improvisar nas funções de administrador....e professor". Mas ela não toca nesse ponto porque ignora a existência de professores.
Para atingir o objetivo proposto, o Brasil precisaria ter cientistas de verdade. Nas universidades públicas, por exemplo, o que mais se têm são maconho-esquerdistas na docência. Como predomina em larga escala esse tipo de "cientista", pessoas sérias e competentes como a doutora Herculano-Houzel são cerceadas em seus trabalhos e têm de deixar o PaÃs.
josefino, talvez vc. devesse prestar mais atenção ao fato de que a colega colunista faz distinção entre "docência" e "pesquisa". quando vc. caracteriza "esse tipo de cientista", aà incluindo aqueles que na universidade são apenas "docentes" (isto é, dão aula, mas não produzem pesquisa, nem dela apresentam resultados), produz uma generalização indevida. procure se informar melhor, verificando quantos docentes nas IFES são bolsistas de produtividade em pesquisa no CNPq, por exemplo. só uma dica.
Na minha experiência universitária, sofri com professores que só se preocupavam com suas pesquisas e encaravam a sala de aula e os alunos como um fardo a que precisavam se submeter, uma espécie de "pedágio" para pagar. Obviamente, os professores eram julgados apenas por suas pesquisas e publicações, não pela maneira como transmitiam o conteúdo em sala de aula. Se alguém reclamasse, como eu, era taxado de "imaturo" e recebia a lição de moral de que "não era mais criança" e deveria aprender só.
Continuo tentando aprender só, mas valorizo imensamente quando encontro um bom professor. O aprendizado fica mais fácil e às vezes mais estimulante.
e aÃ, vc. seguiu o conselho, ou continua precisando de mestres que te peguem pela mãozinha?
boa sorte, Dra Suzana. Que a ciência avance com suas pesquisas.
Verdade. Faltou acrescentar que cientistas verdadeiros não se dedicam à polÃtica em seu turno de trabalho como bolsistas. Muitos pesquisadores demonstram essa vocação para essa atividade também. Seria tbém desvio de função? Aliás não é só na universidades, nas escolas regulares públicas isso também está ocorrendo.
nossa, analu. teu curso de filosofia da ciência foi aonde, mesmo?
Faltou mencionar que os cientistas das universidades americanas têm que mostrar resultados, tanto na forma de publicações como no progresso das pesquisas. Muitas pessoas criticam o excesso de cuidado que os americanos dedicam a aparência dos seus campos universitários com seus gramados impecáveis e prédios bem cuidados. A justificativa é que o pacote tem que ser integral; tanto o aspecto externo como o interno conta. Esse ambiente é também um formador de caráter e de hábitos sociais sadios.
acaso sabias que tb. no brasil aqueles que participam do sistema da ciencia e tecnologia precisam publicar, inclusive em veÃculos qualificados através de Ãndices de impacto? quanto aos campi universitários brasileiros e seus contrastes com instituições americanas, o problema é estrutural mesmo, de modelo de financiamento e de autonomia do exercÃcio orçamentário, aspectos que a professora deixa subentendidos em seu texto. portanto, nascidos muito antes dos últimos 13 anos.
caro dewey, acaso sabias que tb. no brasil aqueles que participam do sistema da ciencia e tecnologia precisam publicar, inclusive em veÃculos qualificados através de Ãndices de impacto? quanto aos campi universitários brasileiros e seus contrastes com instituições americanas, o problema é estrutural mesmo, de modelo de financiamento e de autonomia do exercÃcio orçamentário, aspectos que a professora deixa subentendidos em seu texto. portanto, nascidos muito antes dos últimos 13 anos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Suzana Herculano-Houzel > Ciência eficiente Voltar
Comente este texto