Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lobo

    "Gasto social" é eufemismo para "mais e mais impostos que o estado pega com a desculpa de que vai fazer justiça social, mas que some em meio à corrupção e má administração". O melhor "gasto social" quem faz é o dono do dinheiro, da forma que melhor lhe aprouver.

    Responda
  2. Emilia Silva

    Como leitora, não posso deixar de registrar a contrariedade ao saber pelos áudios vazados hoje das conversas de Renan Calheiros. Então Dilma pediu ajuda à Folha - e obteve - difícil acreditar que as analises são isentas.

    Responda
  3. Josefino Gomes

    No atual caminho do Brasil, em pouco tempo, seremos um "país" comunista. Esclareço. A carga tributária está tão alta e crescente que, em breve, teremos todos que trabalhar apenas para pagar impostos. Nesse momento, teremos atingido o ápice do sonho esquerdista. O Estado será tão grande e tão ubíquo que o lema do fascismo estará implantado: "tudo para o Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado".

    Responda
  4. BRASILIANO

    Vinícius Torres Freire, preste atenção ao comentário dos leitores. Eles parecem estar entendendo o que acontece no Brasil melhor do que vcs colunistas, jornalistas, cientistas políticos etc.

    Responda
    1. saminho

      É isso aí. Quando o país começa a virar capitalista, que é a vocação natural do Brasil, jornalistas de esquerda começam a detonar as medidas liberais e rapidamente esquecem a desgraça deixada pelo esquerdismo. Era assim no Plano Real, o PT, economistas e jornalistas de esquerda criticavam o Plano até que o povo entendeu, participou, e tudo deu certo. Vamos ver se vai dar certo e Vinicius faz sua autocrítica ou se vai dar errado e parabenizamos Vinicius.

  5. Nestor

    um governo interino ilegítimo não tem a menor chance de sinalizar e viabilizar uma mudança de rumo dessas proporções, que vai contra a Constituição de 88. Seria completamente anti-democrático. Por que então esse discurso? Porque eles não estão ai para viabilizar nada, apenas explicitam e tomam como próprias as reivindicações estratégicas do poder económico, que são assumidas pela direita política numa situação de excepção.

    Responda
  6. Anabela Galvão

    Infelizmente, não temos outra alternativa. A economia está destroçada e não há fórmulas mágicas para tentar minimizar o estrago feito por administrações anteriores. Se não fizermos agora, vamos ter que fazer depois - e vai ser muito pior.

    Responda
  7. Ronaldo-comentando

    Lembre de que é necessário privatizar muito para não corrermos novamente a possibilidade de novos saques as estatais e ao Estado promovidos pelo PT ou outro partido. Simples assim!

    Responda
  8. Januário Gama

    'Que País é Esse?'

    Responda
  9. Krüger

    Claro que pelo dramático tom de lamúria do colunista, ele não aprova. Mas pela própria análise, significa que, finalmente, estaremos no caminho certo. Vinícius, o dinheiro acabou!!! Não tem de onde tirar mais. O Estado e a constituição criaram um ralo que fez o dinheiro sumir, mas não houve nenhum avanço nas áreas que pretendiam desenvolver. Mas, em compensação, o que cresceu de funcionário público...

    Responda
  10. vinivas

    O mesmo discurso de sempre, que o estado mínimo funciona, pergunta a Espanha se deu certo, a verdade é que o estado está garantindo a imoralidade do pagamento da dívida pública brasileira em detrimento no padrão de vida dos brasileiros, na verdade o que o Brasil precisa é derrubar a nossa "bastilha" onde meia dúzia vivem melhor que Reis e não são cobrados por nada, cadê o imposto sobre grandes fortunas? Ah é, lembrei, o problema só Brasil são os trabalhadores e os aposentados...

    Responda
  11. MarceloCoelho

    E isso mesmo que tem que fazer. Ou preferem continuar no caminho do desastre?

    Responda
  12. Antonio

    O Estado foi encolhido e esfolado pela má administração precedente. Ora, o ferido foi jogado da ponte e querem por a culpa no socorrista que trata as feridas evidentemente com algum sofrimento do doente. Sejamos profundos e admiremos o verdadeiro responsável por esse ranger de dentes. No final, sairemos melhores com algumas cicatrizes. Quem sabe eles nos servirão de lições para novos encontros com populistas raivosos.

    Responda
  13. Antonio

    Foi necessário uma hecatomba pra o governo conter gastos. Quando mesmo esse país vai ser de primeiro mundo? Talvez não esteja aqui para ver...

    Responda
    1. carlmarx

      Sim, é verdade. Na prática o que vimos foi a verificação daquela máxima de que o socialismo só funciona enquanto tem dinheiro (dos outros) pra torrar.