Elio Gaspari > Temer virou problema Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ernesto,lu,tato

    Fica difícil encontrar cidadãos sem suspeitas para ocupar os cargos do governo Temer.Talvez fosse de bom alvitre buscar nomes num universo ainda inexplorado e sem máculas que comprometam o governo interino.

    Responda
  2. Zizi Mad

    Temer terá sérios problemas. Quem fez o que ele fez com aquela cujo programa se comprometeu a honrar não merece confiança. Era óbvio que, se a população que não votou em Dilma não aceitou o seu governo, quem votou nela não iria aceitar um governo interino ilegítimo, unindo-se à oposição, que fez um "arranjo" para tirá-la. Quem concorda com isso, não aceita as regras democráticas. Temer aceitou ser vice pela segunda vez, já era governo com Dilma. Traiu a presidente e seus eleitores. #ForaTemer!

    Responda
  3. GiulianiGrowth

    Problema é a depressão econômica que estamos enfrentando, junto com um grande imbróglio político vindo com nossa forte evolução institucional do poder jurídico. Bom é inimigo do ótimo e certo é o que dá certo, não o que parece certo. Com estes conceitos temos que apoiar o Temer para tentar organizar a casa. Estamos sem outra alternativa razoável no curto prazo e ficar colocando mais fogo não ajuda. Parece-me que ele está se esforçando para coordenar o processo democraticamente.

    Responda
  4. Professor

    Lamentável o quanto as pessoas não tem critério para avaliar o que é corrupção. Me dã enjoo ler os comentários das pessoas que postam aqui suas opiniões. Se a corrupção é da esquerda e quem tenha beneficiado o país com a melhor fase econômica e social de sua história, é um desgoverno. Se a acusação é contra quem sempre saqueou este país, é aceitável e os homens são dignos de aceitação. Creio que sejam pessoas muito beneficiadas pelo Brasil da desigualdade.

    Responda
  5. monteiro

    Se havia alguma ilusão de que o impeachment visava salvar o país da corrupção e, no mesmo seguimento, fortalecer os princípios éticos e morais da administração pública, as gravações desfizeram-na num sopro. Outrossim, Temer não virou um problema; de fato, por sua trajetória de desvios éticos, Temer sempre foi um problema em potencial.

    Responda
  6. ernesto,lu,tato

    A classe política não poderia supor o imponderável da Operação Lava a Jato.E que a corrupção sistêmica que criaram iria tornar-se a areia movediça que tragaria toda a classe juntamente com a Nação para uma situação de total imobilidade.O sistema político brasileiro apodreceu e sucumbiu por não imaginar que toda a sujeira pudesse ser revelada.Aquele acordo tácito entre os poderosos de se acobertarem mutuamente a Delação Premiada destruiu.E agora chegou a vez das gravações!Do estrume nasce o novo!

    Responda
  7. Zé

    Tento entender a lógica da crítica aos que estão no poder, não que não mereçam as críticas, longe disso. O povo deu poder á Jucá, a Renan e cia., eles efetivamente tem poder dentro do Congresso, sem eles o executivo cai, temos um cérebro e um corpo parlamentarista envolvido por uma roupa presidencialista. Temos um travesti como forma de governo. Se não gostam de quem está no poder, não votem nele, se não gostam do resultado da eleição em certos rincões, então, que façam a secessão.

    Responda
  8. ANDREAA

    Os jornalistas não ajudam. O país desgraçado.

    Responda
    1. Professor

      Com o objetivo de derrubar o antigo governo, os jornalistas cumpriam seu papel. Agora que denunciam o que este Brasil sempre foi, não ajudam?

  9. ezioca

    Elio Gaspari , meu patricio está completamente equivocado ., como pode defender um governo do PT que colocou o pais numa verdadeira sinuca de bico. O povo saiu ás ruas pedindo a saida da Dilma e cumparsas. Não foi golpe como não cansam de propalar . Agora não se justifica criticar um novo governo mas sim torcer para que consiga arrumar a casa no menor prazo possível . Sr Gaspari deixe a turma trabalhar e vê se coopera, ao menos não atrapalhe.

    Responda
  10. Mauro Tadeu

    Temos um problema muito maior do que as trapalhadas econômicas dos últimos anos. A classe política que está governando. É preciso um novo esforço da sociedade para exigir a retirada das funções do Executivo daqueles que estão sendo investigados pelo Judiciário, em especial devido a Lava-Jato. A dificuldade é retirar os do Legislativo. Mas poderíamos, igualmente, ao menos exigir que não tivemos qualquer função de liderança na casa e forçar o julgamento pelo STF.

    Responda
  11. MANOELITO

    Com esse artigo o Elio Gaspari não pretende ajudar o país, pois enfraquecer o Temer com críticas que não são muito justas, parece que tem a pretensão do retorno da Dilma, o retorno do caos. Não gostei desse artigo.

    Responda
    1. Professor

      O presidente é citado por quatro delatores da Lava Jato como recebedor de propinas. Porque isto não foi ou está sendo investigado?

  12. Luiz

    Acho que não Elio. Vamos esperar.

    Responda
  13. toninho

    O ministério do conspirador está concorrendo com o complexo presidiário da Papuda! Só gente boa.

    Responda
  14. mundinho

    Vai ser engraçado se o senado não tiver os 2/3 necessários para homologar o afastamento da digna senhora e ela voltar para aumentar o pesadelo do país! Aí então a quadrilha voltará a se reunir e roerão o resto da estrutura podre do Brasil-zumbi!

    Responda
    1. Professor

      Muita ilusão ou cegueira mesmo julgar que este país não tenha sido saqueado durante toda sua história, e que este furto tenha se dado por alguns membros de um só partido.

  15. FLUZAO

    Toda essa lambança na política é resultante da coalizão que é montada para se garantir a tal governabilidade. Precisamos de uma reforma política urgente

    Responda
  16. View

    No privado nenhum político apoia a Lava a Jato, pois prevalece o espírito corporativista. A punição que bate a porta de Chico também bate na porta de Francisco, é todos se sentiam fora da alcance da lei. Aos cidadãos resta o apoio incondicional à Lava a Jato para a fila continuar andando!

    Responda
  17. Viva

    Quanta má vontade, hein senhor Gaspari?! O presidente em exercício trabalha com o que tem: se alguém se mostra indigno de confiança, sai. Só isso já é um progresso extraordinário. O país avançou dez anos nesses poucos dias, qualquer pessoa isenta pode ver isso.

    Responda
    1. Timandro

      Avançou? Para onde? Acabaram os escândalos? As revelações dos grampos? As idas e vindas em decisões? A política econômica andou... para trás! Congelamento de longo prazo dos gastos em saúde, educação e serviços essenciais. As reformas da previdência e trabalhista vêm aí. Já que a FIE S P não quis pagar o pato, os assalariados que paguem. Reforma política? Te esconjuro! O governo da "salvação nacional" não passa de um acordão para a salvação da classe política.

  18. RIZZUTI

    Nossa , quantos comentários enviesados....difícil conceber a ideia de que tem gente que acredita nesse governo interino....

    Responda
    1. nunes

      Enviesados por que não batem com o seu pensamento? Você não percebia que o desgoverno anterior estava levando o país pro fundo do buraco?

  19. mol

    Não é conto de fadas, ninguém tem o condão capaz de fazer as transformações imediatamente.

    Responda
  20. Carlos Eduardo dos

    Os Comandantes, os Generais não são os Militares. São os personagens políticos Os que estão de plantão hoje em Brasilia

    Responda
  21. adê

    Volta a Doutora?

    Responda
    1. Wasantos

      Não, tira o doutor e convoca novas eleições!!

  22. Bolla

    Será q não ficou claro q não dá pra nomear gente cujo nome é acompanhado pela palavra "investigado"? Antes q crises eclodam, melhor mesmo é extirpá-la de vez. ET: de novo caindo na área a palavra "vivandeira"?

    Responda
  23. Moreno

    De uns tempo para cá, parece que o Brasil está desgovernado e sem opção, com ou sem doutores no poder.

    Responda
  24. SCHIFA

    Isso estava escrito. O lula disse certa vez que no congresso haviam 300 picaretas. De lá para cá o número só aumentou. Se estivéssemos num regime parlamentarista o governo Dilma teria caído logo após a eleição e o governo Temer cairia agora. É o Brasil não teria ficado nesta pasmaceira. PARLAMENTARISMO Jà deve ser o grito da nação brasileira.

    Responda
  25. Fatima

    O problema Gaspari, é que os notáveis do Br, não aceitaram o convite, você como jornalista não sabia???

    Responda
    1. Manrico

      Prezada Fatima: o problema é que Temer precisa governar, e para isso é preciso usar essa nossa classe politica, notoriamente de ínfima qualidade moral. Devemos pensar seriamente se os políticos representam o nível moral do nosso povo. Seria trágico, se isso fosse verdade.

    2. Pedro Leon

      Mas "pera aí", antes não tinha um monte de intelectuais, e o que aconteceu?

    3. Wasantos

      Ninguém aceitaria mesmo fazer dupla com Jucá, ser comandado por Gedel e fazer parte de cortes na saúde e educação. Alguém com princípios morais não aceitaria isso nunca. E isso os notáveis sabiam. SAbiam até da tentativa de barrar investigações, pois todo brasileiro que não é partidário sabia.

    4. John

      Se é verdade que os tais "notáveis" recusaram, por que teriam recusado? Agora a culpa é dos tais "notáveis" por um ministério notavelmente suspeito e medíocre?

  26. agcortes

    Meu querido E li o do PT Se colocasse o Ditador da Koreia do Norte, ja seria melhor que a Dil ma e Lu la.

    Responda
  27. John

    Impressionante como alguns leitores não admitem críticas ao governo interino de Temer. A gravação de Jucá é mesmo escandalosa e deixa a nu o que todos com algum discernimento já sabiam: PMDB e PSDB uniram-se na operação impeachment para que, juntos, pudessem ao menos tentar melar a Lava-Jato. Quem quiser continuar a acreditar em motivações republicanas, que fique à vontade.

    Responda
  28. Polon

    Parabens aos votadores do aecio que foram na paulkista, parabens aos que votaram pelo golpe e derrubaram a presidente, o duro e que todos temos que aguentar isso que esta ai. Golpistas governando nunca deram certo.

    Responda
    1. Viva

      Não não! Quem votou no Temer é que deve receber os parabéns.Por que vocês não puseram o Mercadante ou qualquer outro de vice? De qualquer modo, nós agradecemos pela boa escolha.

    2. Antonio Catigeró Oliveira

      Farsa declarada. Não há legitimidade alguma, comentarista Polon. E quando um governo não tem legitimidade, acaba agindo autoritariamente para calar aqueles que tentam preservar a legalidade e a democracia. Desculpe a negativa.

  29. Sensato

    Todo mundo sabe que não há santo na política brasileira. Porém Temer agiu corretamente ao exonerar seu "homem-forte", ao contrário de Dilma, que queria dar foro privilegiado a um criminoso...

    Responda
    1. Wasantos

      Espero que o Brasil exonere o vice também, e tenhamos novas eleições. Só vejo esta saída.

    2. John

      Essa é boa... Quer dizer que você acha que Temer ter chamado gente como Jucá e Geddel é fazer a coisa certa? Não conhecia o currículo (ou ficha corrida, sei lá) deles? Só exonerou porque foi obrigado, mas o fez com muito desgosto e cobrindo-o de elogios.

  30. SeleSantos

    O que será que o colunista preferiria? Manter a pilantragem juntamente com a incompetência e nada fazer?

    Responda
  31. Josefino Gomes

    Qualquer coisa é melhor que o PeTe, até o demônio sentado na cadeira presidencial faria um trabalho melhor que Deelma ou Lhula. Ao calunista, chora mais que tá pouco.

    Responda
    1. Wasantos

      Não é, tem muita coisa igual ou pior neste ministério. Os cortes na área de saúde são um pedido para que ocorra insurgência popular. E acredite, em alguns estado isto ocorrerá rapidamente. Especialmente no Rio.

  32. Celso

    Muito bem Sr. Elio: a Dilma, o Brahma, Stedille, esses restolhos é a solução para atual situação do Brasil. Infelizmente, depois de 12 dias, você já fez um veredicto: antes, com a cambada dos petistas estava uma maravilha, sem desemprego, inflação sob controle, etc. Não me alegro com isso, estou decepcionado. Mas vejo uma luz no final do túnel:o Sub-Chefe do bando, Zé Dirceu pegou prisão perpetua, e a Federal de Coritiba já está reforçando os cobertores para receber com pompa o 51, o Chefe.

    Responda
  33. Antonio Catigeró Oliveira

    Ninguém acredita mais nesta farsa institucionalizada. Tremer nunca foi solução para nada, a não ser para barrar investigações, fato que já está ocorrendo.

    Responda
    1. SeleSantos

      Está ocorrendo onde? Nos dois últimos dias houve duas operações da polícia federal? Onde é que as investigações estão sendo barradas?

  34. PauloSchaefer

    Élio, Ninguém minimamente informado acredita que a corrupção ou tentativas de atacar a Lava Jato partam apenas do PT e seus aliados. O episódio só mostra que a coisa é mais ampla. O problema é quando, de um fato, você já decreta a piora da condição política do novo governo. Mostra uma visão míope de sua parte que se agarra ao primeiro fato para atacar o novo governo. 12 dias é muito pouco para tentar adivinhar o futuro. Este governo enfrentará muitas crises mas é uma luz ao fim do túnel.

    Responda
    1. PauloSchaefer

      WaSantos, O Brasil não tem tempo para esperar por uma nova eleição. Nem aguenta mais tanta turbulência. Nestes novos tempos de gravações e delações, nossos políticos tradicionais, via de regra, estão comprometidos. O Temer deve ir limpando o caminho sempre que aparecer algum citado e adotar uma agenda positiva para colocar o país nos eixos. 2018 está logo ai. Além do mais o povo precisa experimentar um governo não populista para se preparar para próxima eleição presidencial.

    2. Wasantos

      Não é piora e sim inviabilidade deste governo. Obviamente o anterior era inviável. Resta agora: eleições diretas já. Ou vc acha admissível o que ocorreu.

  35. capanjo

    O Governo temer será o principal cabo eleitoral do Lula pra 2018 , será um mandato -tampão de turbulências e impasses !

    Responda
  36. CHICO HARMONIA

    O PT traíu a esquerda ao institucionalizar a corrupção no país. A esquerda está atônita e os poucos comunistas que restaram não tem saída : até em Cuba os carrinhos dos ambulantes exibem bandeirinhas dos Estados Unidos. Só há uma alternativa para os comunistas : irem para a Coreia do Norte.

    Responda
  37. CHICO HARMONIA

    Elio, Elio, … Em Cuba, até os ambulantes exibem bandeirinhas dos Estados Unidos. Aos poucos comunistas que restaram no país não há outra alternativa a Não ser admirar a Coreía do Norte.

    Responda
  38. sylvio

    O colunista está com pressa. Não adianta, a mulher mineira/gaúcha "no volverás"!!

    Responda
  39. Barão55

    Título maldoso e equivocado. De solução constitucional Temer tem se mostrado uma solução administrativa, superando as dificuldades, inclusive as éticas,com diálogo e bom senso em face da nossa realidade política. O Congresso Nacional só pode ser renovado em 2018, os congressistas atuais tem o poder de viabilizar ou não o nosso futuro, esta é realidade que a boa equipe de profissionais reunidos em torno do Presidente enfrentarão. O Temer está indo muito bem e o Brasil vai superar seus problemas.

    Responda
    1. anna

      Faltou completar: e eu acredito em saci, papai noel, coelhinho da páscoa , etc .....

  40. mamgyn

    "É a economia, estúpido!". Grande verdade... De uma situação caótica na segunda-feira, o presidente em exercício, com sua brilhante equipe econômica, fez um lance de mestre na terça, e mudou o jogo. Não me parece uma pessoa que tenha virado problema. Acho que o colunista foi muito apressado ao expor o seu juízo com uma volúpia que exigia mais um pouco de prudência.

    Responda
  41. nunes

    Não vai ser fácil consertar a lambança do desgoverno anterior, foi um desgoverno pavoroso, quem pode consertar é o hpovo, votando melhor, parar de eleger e reeleger a hpoliticalha hprofissional, se não votarmos direito não há hmilagre que salve o país, tem que trocar a hpoliticalha, com poucas exceções o hC ongresso é um hl ixo f ed orento.

    Responda
    1. nunes

      Wasantos, em momento algum eu disse algo sobre o que você escreveu, pelo contrário, na minha opinião a hp oliticalha tá quase toda hp odre, quem pode consertar o país é a população votando sem reeleger hc orruptos ou hp oliticalha profissional. Não sou defensor de p olítico hp ilantra, quero que p olítico hp ilantra se l asque, seja de que partido for.

    2. Wasantos

      E colocar gente tão ou mais comprometida no cargo de ministro ajuda né??? Acorda. Ser contra Deilma, não torna a pessoa a favor do vice, que se mostra inepto e aliado do mesmo esquema vil.

  42. JAK

    Pois é, problemão mesmo. Para o missivista o que seria melhor? Chamar a doutora novamente com a turma que quebrou o país? Sim, tem de fazer a reforma da previdência e trabalhista. Quem herda um país quebrado, faz o que precisa ser feito ou nada sobrará.

    Responda
    1. Wasantos

      Esta tentativa de justificar a gravidade do ocorrido com o fato de que a Deilma é pior é coisa de pessoa sem argumento. A presidente foi afastada por um motivo exposto a população, mas por trás deste, há uma operação de abafamento, incluisve para livrar pessoas do governo dela, e um monte de gente do atual. Ninguém acha que ela voltar seja uma opção melhor, mas os que substituiram ela e seus ministros são tão ruins quanto. Que tal novas eleições?

  43. Dewey

    Alguém já disse que o jornalismo é popular porque é ficção tendo pouco a ver com a realidade do país e das pessoas. A maior ficção é que, principalmente os críticos, evocam a perfeição para avaliar e julgar pessoas e fatos. Como a perfeição não existe, teoricamente qualquer figura pública pode ser espinafrada ao bel-prazer dos escribas jornalísticos que julgam e condenam. Para nos pobres mortais, cansados de ver o país regredir, o que importa no momento são resultados. Dê uma trégua seu Élio!

    Responda
  44. Krüger

    É incrível o rigor com que se trata o governo Temer, em comparação ao que se cobrava dos governos petistas. Seu ministério tem gente enrolada sim, sendo que vários foram ministros dos anteriores governos. Mas a diferença passa quase imperceptível. O fato da equipe econômica ser um acerto, bem como das relações exteriores, da justiça e da agricultura, não serve. Em resumo, parte da imprensa (amestrada) cobram, nos 13 dias, o conserto da bagunça que foi gestada nos últimos 13 anos.

    Responda
  45. Marcos RS

    O colunista esquece-se de um aspecto muito importante: embora essa má.fia já estivesse no poder antes do Lhulha (que por sinal nem pio dá), a coisa degringolou de vez depois que os pe.tralhas passaram a comandar a orgia. Algo como se a festa que só tinha bebidas passasse a ter drogas à disposição. Se formos escarafunchar cada denúncia, encontraremos as digitais de alguém do partido da estrela decadente ou por ele indicado. O problema maior dos males está na sua origem. Necessitamos limpar tudo!

    Responda
    1. dalton1109

      Limpar tudo é, evidentemente, interesse de todos. Engraçado que os negativadores compulsivos nem com isso concordam. Seguem negativando ensandecidamente, pelo simples hábito de contrariar. Essa irracionalidade é um dos elementos que causam o atraso geral do país.

  46. Zé Campos

    Até os militares vendidos!

    Responda
    1. Manrico

      Acorda , amigo . Os militares brasileiros têm mantido conduta exemplar. Não se viu nenhuma farda verde-oliva nas ruas, fardados mesmo eram os assalariados do exercito vermelho de Stedile.

  47. Mári

    Está claríssimo que temos uma classe política comprometida com o atraso e tentando salvar a própria pele. Todos querem acabar com as investigações. Solução: constituinte independente?

    Responda
    1. Mári

      Esclarecendo: constituinte eleita e exclusiva; novas eleições com reforma política (cláusula de barreira para evitar partidos de aluguel); e mudança na legislação que permite soma dd tempo de TV de partidos de aluguel.

    2. Wasantos

      Tiririca como relator é algo menos absurdo que Jucá como ministro. Mas eleição para presidente imediata, com a saída da Presidente e do interino começa a ser a única solução> tudo bem que candidato que se preze não tem... mas pelo menos poderemos escolher alguém de fora da turma.

    3. carlmarx

      E vai pôr quem nela ? Tiririca como redator ? Não se iluda, não tem vir\gem na zona nem santo no inferno. Infelizmente estamos que nem Diógenes 'a procura de um homem/político honesto (que certamente não existe).

  48. NCosta

    E dificil o brasil tentar conseguir ir pra frente o mercadante qipuie comprar o delcidio e nada a imprensa ate esqueceu um ex presidente com uma boca su/ja ofendeu as mulheres chamou os minstros do supremo de covardes e virou ministro e foi protegido pelo supremo Deixa o temer trabalhar

    Responda
  49. Flávio C

    Bem ou mal já começou a aprovar alguma coisa e ditar uma direção ao país, coisa que a barata tonta, não conseguia nem começar e terminar uma frase com sentido.

    Responda
  50. Flávio C

    Na realidade, para você ele sempre foi um problema. Agora você quer transferir a ele problema dos outros, já não basta os que ele herdou da sua amiga!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.