Demétrio Magnoli > Em busca da ditadura perdida Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alice T

    Pelo visto, o "jornalista" esta sendo bem pago agora na globonews. Parabéns.

    Responda
  2. Lou

    esquerda lúcida??? onde???em que época de História?Em Cuba e na América Latrina os governos de esquerda são movidos pela paranóia e pela corrupção desvairada pois adoram o CAPITAL,desde que esteja nas mãos deles, em beneficio próprio,da famlia e amigos.Regime de esquerda com subdesenvolvimento intelectual gera o subdesenvolvimento econômico que vivenciamos no Brasil.

    Responda
  3. Spina

    precisamos democratizar o capital no brasil, aí todos os brasileiros poderão ter acesso ao bem estar social

    Responda
    1. Lou

      democratizar o capital significa impreterìvelmente democratizar a educação e a saúde o que consequentemente geraria trabalho para todos.

    2. Lou

      concordo,porém a iniciativa de compartilhar o capital no brasil deveria começar pela fortuna de Lula e de seus filhos

  4. Chico

    Eu adoro os textos e comentários do Demétrio. São sempre lúcidos, serenos e objetivos. Mas chama a atenção que, em uma semana bombástica como essa, o Demétrio opte por comentar as fragilidades da esquerda latino americana. Será que o Demétrio está sem graça porque defendeu o impeachment naquele debate com o Boulos? Afinal, se o impeachment era a melhor solução política para o Brasil, porque o governo atual está debaixo de raios e trovões? Demétrio, seu levado. Share your real thougths with us.

    Responda
  5. jader

    O colunista geopolítico ainda está com um discurso do século dezenove,um sonâmbulo na história ,fale da cor rupção dos interinos também ,pare com as análises seletivas.

    Responda
  6. jose

    A esquerda brazuca tem como programa único de gestão financeira do pais a expropriação.Só isto é legitimo.Equilibrar as finanças pública é coisa de direita.São tão malucos que se ficam mais um tempo no poder passaríamos a ter matemática marxistas em contraposição ao que milenarmente nela se ensina.

    Responda
    1. Lou

      a esquerda brazuca tem fome de poder e dinheiro

  7. Lupasan

    É, no mínimo, irresponsável, fazer menção a Mino Carta como entusiasta de Médici, sem a indispensável contextualização. Médici impressionou-me com a sua retórica afável e até poética. Eu tinha 22 anos e não concordava com a ditadura, mas havia o auge econômico, coroado com a vitória da seleção brasileiro de futebol. Mino era diretor e fundador de Veja em 70. Li a edição de julho: há uma discreta observação crítica, e os tempos eram outros. O colunista é injusto para com seu colega.

    Responda
    1. Peter J

      à época Mino Carta tinha 37.

  8. Avante

    A Esquerda corrompida aspira a ser o grande irmão... Dá o pão para o povo para roubar lhe o futuro, usando o sonho do estado maior... Tb pudera o apoio que tem da classe artística... Esses sim vendem sonhos...e coitados intrínsecos da esquerda

    Responda
    1. Lou

      estávamos caminhando a passos largos para o mesmo destino da Venezuela

  9. Lupasan

    Ainda que não concorde com tudo o que diz o colunista, qual a contrapartida dessa esquerda a que tanto e tão contundentemente critica? Se faz da esquerda terra arrasada, o que traz a direita que possa ser lúcido, razoável? Sei que existem de ambos os lados o lúcidos e moderados, aliás, o que mais contribuem para o debate. Porque o tom do articulista faz oposição ao mesmo tom desmemoriado que parte da esquerda pratica. E produzem polos distantes, incapazes de estabelecerem o diálogo.

    Responda
  10. dalton1109

    Lucidez é incompatível com estupidez ideológica. Além disso, a experiência desses treze anos demonstrou que a conduta foi simplesmente de 'agora é nóis, mano !'. Meteram a mão forte e ajudaram a esparramar ainda mais aquilo que desde sempre escorreu para todos os lados. Nunca houve compromisso algum com a população. Os pobres foram escravizados pela esmola. Os ricos, agraciados com mais fortuna. Os médios, traídos nas promessas que acreditaram e que fizeram viabilizar a eleição da esquerda.

    Responda
  11. CHICO HARMONIA

    As esquerdas tem uma narrativa de 50 anos atrás. A rigor o credo das esquerdas são ditaduras ideológicas que não visam o bem estar da nação, mas sim os camaradas dos partidos. Até Cuba se apercebeu que é hora de mudar. Os carrinhos dos ambulantes na ilha de Fidel, exibem bandeirinhas dos Estados Unidos. A esquerda no Brasil precisa de um longo período sabático para se modernizar e se reconstruir éticamente, onde o foco no bem estar dos camaradas sejam substituídos pelo bem estar da nação

    Responda
  12. CHICO HARMONIA

    Carlos Mariguela, será homenagedo em filme pelo ator Wagner Moura. Todavia, financiado com dinheiro público. Como isto é possível ? Afinal de contas Carlos Mariguela e Dilma foram guerrilheiros que acreditaram que a luta armada era a melhor alternativa de resistência às ditaduras. Importante mencionar, que nem Mariguela nem tampouco Dilma lutaram pela democracia. Isto é história, isto é fato!

    Responda
    1. dalton1109

      Lutaram contra ditadura de direita. Porém, amparados em projeto ideológico de ditadura de esquerda. Democracia nunca foi o projeto dessa gente. Aliás, democracia é um sistema que incomoda, mormente os incompetentes, perdulários, e adeptos de privilégios travestidos de ordem populista.

  13. Mader

    não adianta de nada se a direita estuprar a nossa democracia a seu bel prazer.

    Responda
  14. Ferolla

    Sim , é a zona onde a fantasia política se mescla com a realidade. É claro que se recusam a enxergar que o pseudo-esquerdismo, praticado no Brasil durante treze anos foi, - como em outros países - testado e reprovado. Mas não importa...os velhos discursos imutáveis continuam, cansativos, absurdos , estridentes e desgastados em sua mesmice. C.

    Responda
  15. IPA

    Pensamento da esquerda $ $ $ $, dos t r o u x i n h a s, q trabalha na lhsm.

    Responda
  16. IPA

    Pensamento da esquerda $ $ $ $, dos t r o u x i n h a s, q trabalha na lhsm.

    Responda
  17. JoãoRM

    Na Argentina, o povo decidiu em eleições encerrar o Kirchnerismo. Prevaleceu a soberania popular que escolheu um governo liberal.Aqui o povo não foi consultado...

    Responda
    1. Lou

      aqui o povo impôs a sua vontade através das manifestações em consequencia de um governo incompetente e corrupto

    2. dalton1109

      Aqui, o povo se impôs.

    3. IPA

      Tiveram a opção de escolher o presidente e o vice, voto duplo,por enquanto a 1 uma decepção agora testando a 2,

  18. Peter J

    É sempre bom lembrar quem é (ou foi) o Diretor de Refação da Carta Capital.

    Responda
    1. Peter J

      "Redação"

  19. MarceloCoelho

    É a mesma coisa, tanto lá como cá, uma esquerda anacrônica e ressentida, que vive de farsas mentiras e empulhações. Relatos, como dizem os de lá; narrativas, como dizem os daqui. Se você quer a voz de uma esquerda lúcida, pode esquecer, não vai encontrar por essas bandas.

    Responda
  20. rufino

    Como prevê crise de comodities e então redirecionar políticas econômicas? Já a ocupação e degradação das estatais feita pelos políticos da base de apoio, com anuência forçada do governo mediante chantagens de todo tipo não se sustenta, pois melhor tivesse aberto a situação à Nação e sofrido algum baque que ser desmascarado na enesima hora

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.