Drauzio Varella > Os limites do SUS Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Concordo plentamente,para se usar SUS ,a famÃlia deveria ter uma renda até 5 salários m:nimos.
É o bufante?
Então que se conceda uma isenção de impostos à classe média, para que possa fazer uma poupança especÃfica para ser usada em saúde em caso de necessidade.
Com todo o respeito mas não posso concordar com o doutor. Rico mesmo vão usa SUS, vai ai SÃrio, ao Einstein. O ‘’mais ricoÂ’Â’ a que o doutor se refere é na verdade a classe média que já não pode ter acesso a plano individual, pois as medicina de grupo não vendem mais este produto, só planos empresa. Vá ver o custo de uma diária de hospital, um procedimento cirúrgico, uma diária de UTI, não está ao alcance da classe média, esta que já sustenta o SUS com seu trabalho e com os impostos que gera.
É muito corajoso da sua parte levantar uma questão tão importante e nos fazer pensar sem preconceitos. A saúde e à educação precisam melhorar na sua base pois não temos recursos para todos, somente os avestruzes não enxergam isso. Como ressarcir quem não utiliza pode ser uma saÃda para discussões. Se abrirem as contas do SUS vão ver o desequilÃbrio existente entre a conta das pessoas SUS dependentes e as não SUS dependentes. A judicialização faz a balança pesar para o lado mais forte da corda.
prefiroq o SUS atenda o boy da moto que o pivete q levou dois balaços ! simples !
Concordo Dr. , saúde publica para os pobres , educação só para os pobres .. os alunos abastados da USP .. deveriam pagar por usar a Educação Pública
Discordo, primeiro pela tentativa de desqualificar outros pontos de vista como ‘ideológicos’ em vez de reconhecer que são todos, e o dele é apenas mais um. Segundo, o conteúdo do argumento, e, na minha opinião capitulação a uma ‘realidade’ direitista, que, em vez de incentivar o fortalecimento do SUS, opta para criar um sistema de segunda classe. Se quiser realmente que os ricos participam na provisão do sistema de saúde, que tal aumentar os impostas de forma progressista.
Muito bem. SUS só para quem merece! Além dos ricaços tb deveria restringir o direito daqueles q voluntariamente passam seus dias na Cravolândia e qdo precisam de apoio médico batem às portas do sistema de saúde pública. Isso tb poderia se estender às universidades tornando-as proibidas para quem pode pagar. Não se esqueça de revogar a solidariedade social na Constituição.
Se a robalheira não for estancada,sempre faltara verbas pra saúde. Limitar acesso aos mais abastados é injusto e ilegal. Sem citar que a classe média é a maior pagadora de impostos e seria indigno nao existir uma contrapartida em teducao de impostos caso esta proposta realmente seja implementada.
Dr. Drauzio, estamos sem opção
Esse texto deveria ser intitulado ´´ o samba do varela doido``
Paga e fica proibido de usar. Um dia ainda vai sair briga de verdade neste paÃs.
O Dr Drauzio Varella consuma dizer que SUS é gratuito, mas não creio que seja verdade. Universal, talvez, mas não gratuito. Eu lamento que um médico não se volte ferozmente contra esta indignidade que sáo os planos de saúde privados. Ou podemos considerar normal eu só poder ficar internado uma semana porque o plano não permite mais? Há alguns anos o Dr Varella esteve envolvido em outra controvérsia quando defendeu planos de saúde privados.
Hipocrisia dá ibope,quem são os ricos deste paÃs que usam o SUS?se todos pagam impostos,todos têm direito,o dr.draúsio é um desinformado e demagogo!
Não podemos esquecer que quem opta pelo sistema privado para o atendimento da saúde de sua famÃlia, tem o desconto do IR como compensação pela não utilização do SUS. Ou seja, já há incentivo aos mais ricos para optar pelo sistema privado de saúde.
Paguei 17 mil à Unimed, sou idoso. Tive de volta 4500. Paguei o SUS também, como sempre. Você quer que te mande algum também? Com um beijinho?
Dr. Drauzio, Por favor, diga-nos a quem o Sr. classifica de rico neste paÃs? Reflita sobre as palavras que o Sr. colocou no papel, pois agridem quem trabalha e produz. O que dilapida os recursos do SUS é a malversação de recursos públicos. Sua postura discriminatória e seletiva não condiz com a sua história. Preconceito é retrocesso. Leonel Andrade Médico do SUS
Não seja por isso: convoque a população para ir às ruas se manifestar contra a malversação dos recursos dessa "petrobrás" que é o SUS e gente de todas as classes vão comparecer. Melhor do que criticar meia dúzia de ricos que recorreram a um serviço pelo qual pagam e têm direito de usar.
Dr. Drauzio, com todo respeito que tenho pelo senhor, até porque também sou médico e milito no SUS desde 1988, mas discordo completamente, na medida que todos os cidadão e trabalhadores, ricos ou pobres, continuem para o sistema tributário brasileiro cujos recursos deveriam ir corretamente para o SUS e, uma vez no sistema ser gerido de forma eficiente. Concordo que haja regulação e controle, mas discriminação nunca. O Sr. foi muito infeliz. Leonel Andrade Médico - Uberlândia - MG
Como médico você sabe muito bem o que significa a relação custo-benefÃcio.....por isso é impossÃvel tudo para todos, nenhum paÃs de renda média tem esse recurso.
Discordo do Dr.Drauzio, pelo fato de que no Brasil o pior dos preconceitos é o de classe social. Ao fazermos coisas para "pobres" faremos pior e caro. Pode ser utópico (para o Brasil) mas o SUS seria muito melhor se todos os integrantes do legislativo, do executivo e do judiciário fossem obrigados a usar o SUS é porque não dizer estarem sujeitos às mesmas regras de aposentadoria que todos nós estamos sujeitos
O que faltou ser dito é que os gastos em saúde são muito menores do que os gastos com a dÃvida pública, que consome metade do que o governo arrecada e sobre a qual pairam inúmeras suspeitas de irregularidades. O primeiro passo para o equilÃbrio fiscal é realizar a auditoria da dÃvida pública.
Acho essa crônica muito estranha. Todos são obrigados a contribuir compulsoriamente para o SUS então todos tem direito de acesso aos serviços de saúde.Não é culpa do contribuinte que o SUS seja tão mal administrado.
Muito simples está solução do Drauzio . Quem pediu estes sistemas de SUS ? INSS ? Aposentadoria ? Se cada um cuidasse de si e os impostos fossem dirigidos aos mais necessitados não estarÃamos neste sistema . PolÃticos não deveriam receber nada de salário . Ninguém os obrigou a serem polÃticos . Fora estado inchado . Fora cargos comissionados . Vamos a simplicidade .
Concordo plenamente . O SUS deveria servir apenas as populações mais carentes .
O dr. Drauzio Varella não deve ser bom de estatÃstica. De 2008 a 2012, apenas 2% (1.224.114) do total das Autorização para Internação Hospitalar (AIH) (57.426.925) emitidas pelo SUS foram para pessoas com planos de previdência privada. A fonte desses números é o documento publicado no Portal Brasil "Utilização do Sistema Público de Saúde por Beneficiários da Saúde Suplementar". Ou seja, 98% de quem foi internado em hospitais pelo SUS precisava do SUS.
Cerca de 2% dos recursos podem ter consumido 22% da despesa....melhor ver mais a fundo esta estatÃstica.
O maior problema aqui é identificar quem realmente tem condições de pagar por um atendimento médico e quem não tem. Não são poucos aqueles que aparentam ser um zero à esquerda mas tem imóveis alugados, carros do ano e até viajam ao exterior, isso sem contar aqueles que possuem um patrimônio porque o tiraram de nós à força, que pagamos impostos. Vamos investir mais na prevenção, adotando estilos de vida saudáveis
Concordo parcialmente com a opinião. Devemos sim ser liberais ao ponto de restringir o acesso que é universal segundo um dos princÃpios do SUS. Mas, se formos restringir o acesso, porquê não fazer logo algo realmente liberal e nos anistiar de pagar impostos para um sistema que será sempre falido. Com o dinheiro disso livre, fica mais fácil para todos pagarem um convênio. Ou vai falar que somente ex-presente tem direito à ser atendido em hospital particular?
Sr. Ezequiel, paguei 17 mil à Unimed, sou idoso. Tive de volta 4500. Paguei o SUS também, como sempre. Você quer que te mande algum também? Com um beijinho?
Quase todo mundo esquece que ao pagar por um plano de saúde recebe um subsÃdio do governo, na forma de devolução do imposto de renda pago...
O maior problema do SUS é a falta dos tratamentos continuados, cada vez mais necessários frente ao envelhecimento da população. A carência de acompanhamento ambulatorial de diabéticos, hipertensos, tuberculosos, doentes mentais, etc, deságua nas situações de urgência/emergência em pronto-socorros, UPAs e assemelhados, que apenas resolvem (quando conseguem) situações agudas - até o próximo episódio. Como ressaltou o articulista, programas de saúde da famÃlia resolveriam mais de 90% dos problemas
Na era das informações "rasas" e partidárias, é muito gratificante ler um artigo isento de posições polÃticas e escrito por um conhecedor do conteúdo sobre o qual está tratando. São pessoas deste porte deveriam conduzir as polÃticas de saúde pública.
Parabens pela lucidez da analise! Precisamos de licoes e praticas de equidade! Afinal, o legado das injusticas sociais nesse pais esta diretamente imbricado na cultura do privilegio de poucos em detrimento da maioria!
Privilégio maior seria poder pagar algumas de suas contas, Professora Telvira!
Sou soropositivo, trabalho arduamente, e pago todos meus impostos. Então por pertencer à classe dos mais ricos não tenho mais direito aos remédios no SUS? Terei algum abatimento de impostos por conta dessa brilhante estratégia então? Ou só por ser rico estou fadado a gastar 2/3 do que ganho em medicação e continuar pagando impostos exorbitantes pra sustentar esse sistema ? Convido o Dr a versar sobre essa questão ...
Que tipo de rico é você que comprometeria 2/3 da renda se fosse pagar pelos medicamentos, mesmo que o tratamento seja carÃssimo? Além disso, rico que é rico não trabalha arduamente, pelo menos não por necessidade e, muito menos, paga todos os seus impostos. Sinto dizer, mas você não é rico de verdade.
Dona Grace escreve "...tem acesso a rede de saúde suplementar (operadoras de saúde)...". Ninguém tem acesso. Tem que dar o sangue para esses outros vampiros. Descontada a devolução do IR paguei 13 mil à Unimed, em 2015, fora o que pago sempre ao tal do SUS. Isso é que a senhora mui elegantemente chama de "ter acesso"?
Grace: você tem ido em algum hospital do SUS recentemente? Cheio de pessoas humildes jogadas nos corredores, mal diagnosticadas um inferno. Quem pode não vai para lá e mesmo assim o SUS não dá o devido atendimento porque é super mal administrado.
Acho que o Dr está propondo exatamente isso. Que os contribuintes de todas as classes sociais contribuam para o SUS mas somente os mais pobres usufruam dos serviços gratuitos. Se escrevesse isso num jornal de primeiro mundo receberia toneladas de crÃticas.
Aqueles que tem acesso a rede de saúde suplementar (operadoras de saúde) devem recorrer a este sistema, e deixar as verbas do SUS para os desassistidos. Pensando no sistema de saúde como um todo, é a única forma de não condenar os mais pobres a morrer aguardando nas filas, e garantir que a saúde seja para todos e não apenas para os mais abastados.
É justo excluir do sistema aqueles que o mantém? Sou obrigado a sustentar o sus mas serei impedido de usá-lo caso necessite? Ora , ora senhor Varela que ideia esdrúxula.
Por ser "the Best", fica mais fácil entender que para sermos uma sociedade mais justa, "quem tem põe; quem não tem tira".
Bravo doutor! Tem muito ricaço pegando remédio nas farmácias populares enquanto pessoas pobres que precisam ficam a mÃngua. O SUS deveria ser universal no sentido da contribuição, pois todos que vivem nesse maravilhoso paÃs têm a obrigação de contribuir para melhorar a vida dos mais pobres sem aqueles preconceitos infantis contra os pobres. Já o uso deveria ser restrito a quem realmente precisa. É uma questão de aritmética básica e de bom senso.
Lobo, a natureza foi generosa comigo, deu-me inteligência e disciplina para fazer um pé de meia que me permite viver com d/ignidade a ponto de eu poder ajudar o Centro Infantil Boldrini que cuida de crianças com c/âncer em Campinas e a APAE que acolhe crianças com d/eficiência e que gente como você provavelmente faz questão de i/gnorar que elas não existem. A quem você ajuda?
Deve te dar um prazer imenso ser tqo generoso com a grana dos outros ne ? A isso se da um nome.....
A lei é para todos.
RaciocÃnio descabido. Quem pode não pega remédio em farmácia do SUS porque nelas a maioria dos remédios está em falta. O que está precisando é de gente honesta que administre o SUS como deve, coisa que nunca ocorreu até hoje.
idéia de girico!! agora a gente paga e não poderá usar???
Interessantes alguns comentarem a coluna chamando-a de esquerdista. Na verdade é o contrário. A esquerda prega serviço publico para todos, quando todos no mundo sabem que é impossÃvel. Ser liberal é entender que o estado só tem que atuar aonde a iniciativa privada não chega ou não quer chegar. Cuidar dos muito pobres é um exemplo. Papo furado esse de dizer que rico é coitadinho. Se é rico, assim ficou porque a sociedade permitiu e tem que existir sim uma contrapartida.
O problema e que voce parte de premissas falsas para construir esse arremedo de argumento. 70% dos que hoje dependem do SUS nao o fazem por desinteresse da iniciativa privada em atende-los mas sim, por uma serie de obstaculos impostos pelo estado como desemprego, altissima carga tributaria e corrupcao. Dizer que a sociedade permitiu que uns ganhassem dinheiro e outros nao e desmerecer o esforco e a inteligencia de quem investe, cria e gera riqueza.
O falido programa sus da 200 reais pra cada brasileiro em serviços por ano. Só pra mim custa milhares de reais por mês. Pode ficar com ele dr e leve meus impostos juntos. Não vou pagar mais nada pra quem não quer trabalhar.
E uma sugestão.. Ao invés de restringir o acesso vamos fazer todos os polÃticos, juÃzes, médicos, funcionários públicos usarem obrigatoriamente o SUS.. Todos usando melhorará para todos.. Precisa acabar é com a medicina privada e seus planos que segregam e extorquem...a medicina privada onde o paciente é visto apenas como um cifrão é que denigre a medicina
Deixemos os citados usarem a medicina que queiram. O problema é que os serviços especiais de que desfrutam são pagos por todos os demais brasileiros - incluÃdos os que nem conseguem uma consulta ou exame no SUS e os que só conseguem médicos cubanos.
Concordo com o colega, dr. Drauzio. Os ricos devem somente pagar os impostos sem reclamar e nem usar o Estado. Aliás, rico deveria nascer morto. Isso faria um Estado igualitário. Esse é o principal sonho da esquerda.
Sou brasileiro, cidadão, pago 5 meses de impostos, nunca usei nenhum benefÃcio social, seja seguro desemprego, multa de demissão, SUS... Nunca fiquei desempregado ou doente.. Trabalho há 32 anos sem parar... É, pela lógica, se um dia eu quiser algo de volta do estado pelas centenas de milhares de impostos que já paguei devo pagar tratamento particular pra deixar o SUS pros pobres que transam sem camisinha, andam de moto imprudentemente e fazem filhos como ratos sem poder criar... Ah, tá
Na verdade , pela lógica, você hoje não usa e está pagando para muita gente que não precisa e poderiam fazer como você, usar sistema privado. Também estou nesta situação. O que precisamos entender é que, com menos pessoas usando, pagariamos menos imposto para sustentar esse sistema falido que só funciona para quem tem influência. Vide remédios carÃssimos que alguns conseguem por meio de liminar.
ar por uma BMW e sua manutenção tem condições de bancar uma cirurgia plástica ou não, mas o Dr esquece que quem tem plano de saúde e utiliza unidade pública está pagando por este atendimento já que o valor será reembolsado pelo plano ao SUS. O serviço público é deficitário multifatorialmente e restringir a um único ponto é obtusidade. Governos não tem interesse em controle da natalidade para poderem, sempre, ter "pobres e miseráveis" dependentes de polÃticas públicas e asaia garantir eleitores.
Lamentável dizer que o problema do SUS se encontra no fazendeiro que fura a fila ou na pessoa que gasta rios de dinheiro no conserto de sua BMW e quer acesso prioritário ao SUS mas sim nas pessoas que permitem esses tipos de privilégio. O princÃpio da Universalidade é uma das maiores conquistas da história de saúde pública assim como não podemos esquecer de outro princÃpio que é da Equidade (tratar os diferentes de maneira diferente) que objetiva equilibrar as desigualdades.
Nao pedi saude publica, sou extorquido mensalmente para sustentar esse sistema falido, e agora querem me proibir de utiliza-lo ? No Brasil o unico direito de quem trabalha é ficar quieto e pagar imposto mesmo...
Voce consegue debater um assunto sem ofender a opinião do outro ? Dizer que parto de uma premissa falsa ? Então vamos lá, de onde tirou esse numero de 70% ? Na sua opinião o estado é que deve gerar emprego então ? Diz aà sumidade.
É necessário informação de qualidade. Não tirar opiniões da cartola. Internacionalmente, um sistema de saúde é forte quando mais de 80% do financiamento é público. Os resultados melhoram pois se torna voltado para as necessidades, sem tornar a saúde um bem de consumo. Nesse caso, quem paga mais pode mais. Enfim, as melhores opiniões são as baseadas em evidências. As piores, em interesses secundários e privilégios.
Esta ideia de "direito de todos e um dever do Estado"sempre foi uma demagogia. Há quase trinta anos... É preciso mudar sim. O ideal seria antes nunca do que tarde... Mas, antes tarde do que nunca.
Sensato. O mesmo deveria ser feito com as universidades. Só para filhos de famÃlias necessitadas. Os outros pagariam. Mas como dizem os portugueses: Alguem aqui tem culhões para empreitar isto?
Santa ingenuidade, Batman. Quando o governo Temer falar em redimensionar o SUS, quer apenas reduzir o SUS, cortando serviços e benefÃcios, oferecendo menos para todos. O objetivo é fazer caber no Orçamento, como fica evidente pela ideia de mexer na Constituição para frear o aumento dos investimentos em saúde e educação. Tornar o SUS mais justo é, na visão do governo e da maioria das pessoas que foram à Paulista pedir a mudança do governo, coisa de comunista.
De. Drauzio. Parabéns pelo artigo. No entanto, receio que deixar o SUS só para os pobres, o mesmo irá baixar a qualidade, por razões históricas, sociais, raciais e ideológicas.
Jarbinha: o SUS já faz isso a muito tempo, mesmo com arrecadação bilionária. O atendimento, com raras exceções, sempre foi péssimo. Chovem crÃticas há décadas sobre a malversação dos recursos, contratos superfaturados, roubalheira, fraudes, erros médicos. Não entendeu ainda que o SUS sempre foi uma espécie de "petrobrás" da saúde pública? Tanto faz restringir atendimento aos mais necessitados como universalizar o acesso, está tudo errado por causa da corrupção.
De Drauzio levanta uma questão importante. A Inglaterra discute essas questões abertamente. Uma cirurgia lá pode levar um ano. Discutem a limitação de recursos e os critérios de uso. Dr Drauzio é uma das vozes mais lúcidas é mais abalizadas deste paÃs.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Drauzio Varella > Os limites do SUS Voltar
Comente este texto