-
Antonio
Nossa economia regrediu 10 anos em apenas 4 anos de administraçao predatoria. O principal erro foi governar miope para o futuro pensando apenas no ganho eleitoral presente. O drama economico que vivemos poderia terr sido evitado, caso nao tivessemos sidos cobaias no experimento de gastar mais que a receita conforme a ideologia populista predominante na esquerda. Qualquer governante que aja sem observar as contigências vai fracassar. Nao parece o caso de Temer.
-
NickRon
É a tal história do se correr o bicho pega, se ficar ele come. Mas também se entrou na chuva é pra se molhar. As pessoas gostam de revolucionários e as esquerdas usam bem isso, apesar de não fazerem revolução nenhuma. Por que Temer não faz a revolução que lá no subconsciente o povo quer, isto é uma reviravolta total no sistema tributário brasileiro. Alíquotas padronizadas sem exceções no país todo, sobre a renda, sobre a produção e sobre a comercialização, tudo sob a égide da federação e ponto.
-
RCC
Vinit tem razão quando lembra que é má idéia tributar empresas e que temos enorme espaço para cobrar impostos de gente rica (especialmente sobre dividendos e lucros de pessoas físicas). Mas vacila quando esquece que esse gasto público que sustenta imensa parte do ordenamento socioeconômico é absurdamente ineficiente e descontrolado, poderia ser facilmente cortado em uns 6/7% (sem que se perceba muito) por qualquer executivo que não seja de araque - como a maioria dos gestores do petismo.
-
Evans
Há apenas duas soluções: Uma, Reforma Tributária urgente, que remova o emaranhado normativo criado na guilda corporativa dos agentes do Fisco, eliminando isenções e benefícios fiscais, que além de infernizar o contribuinte, exaurem a arredação. Dois, como disse certa vez o lendário Lee Iacocca, executivo da indústria ao então presidente Ronald Reagan, angustiado com deficit de 4%. "Presidente, sou e sempre fui um homem de negócios, corto 5% de qualquer coisa e ninguém vai perceber."
-
RCC
Perfeito, Evans. Na verdade, nosso gasto estatal, dito social, é tão ineficiente e descontrolado que qualquer executivo de verdade poderia cortar até 10% sem que ninguém perceba.
-
-
Dewey
O rombo das contas se avolumou por conta dos empréstimos que o BNDES fez para grandes empresas como Coelba, Brasken, Ambev e outras. Como os recursos do FAT foram minguando com a queda de arrecadação o Tesouro passou a emitir títulos para continuar financiando o BNDES. Além de injusta, pois tira dos pobres para dar aos ricos, a fórmula adotada pelo BNDES era inflacionária. Fazer o BNDES voltar a ser um banco de fomento deve ser a grande prioridade do novo governo.
-
MarceloCoelho
Tenho dúvidas se é possível fazer o que o colunista propõe. O Brasil precisa se ajustar, e isso implica sacrifício, o gasto público chegou a um ponto insustentável. Não acredito que isso se resolva com mais impostos, o que precisamos mesmo é menos gastos. Se não for possível fazer isso não iremos a lugar nenhum. Quem praticou estelionato eleitoral foi a Dilma que mentiu descaradamente na campanha e não o Temer, portanto sua situação é diferente, ele já entrou dizendo que iria fazer ajustes.
-
NickRon
Acerca do estelionato eleitoral, acrescento aqui que ele não aconteceu só no campo da mentira, mas também diretamente na urna eleitoral. O clima no Brasil todo mostrava claramente que a reeleição não aconteceria e depois pra nossa surpresa o resultado foi outro. Lembremos quem era o presidente do STE na época e a grande movimentação feita meses antes por todas a administrações pe tralhas atrás de hackers e profissionais de informática.
-
MarceloCoelho
É o seguinte Calferr. Temer foi eleito sim, e quem escolheu ele para vice não fui eu, mas o pete, e a Constituição diz que em caso de afastamento do titular assume o vice, que existe para isso mesmo. Quanto a Dilma,o que fez na campanha não foi apenas mentira, foi uma enorme farsa, um descaramento completo, de fazer corar o barão de Munchausen,um desrespeito absoluto com o eleitor que, compreensivelmente, reagiu com uma monstruosa rejeição a seu governo, como mostraram as pesquisas.
-
Calferr
Dilma mentiu? sim, mas eu pergunto se foi o primeiro político a fazê-lo. Para mim estelionato eleitoral, é alguém que sequer foi eleito* implementar um plano que não passou pelo escrutínio do eleitor. * e não me venha dizer que Temer tb foi eleito, pois ninguém votou nele, ou se ele está intimamente ligado (confundindo-se com) a Dilma, então deveria ser também impedido.
-
MarceloCoelho
A Irlanda fez um grande ajuste fiscal, sem frescuras e enganações, e hoje é o país que mais cresce na Europa, o desemprego que estava em 15% do PIB em 2011-2012, hoje está em 8,8%. Portanto, ao contrário do que dizem os esquerdistas e keynesianos, é possível voltar a crescer com um ajuste fiscal sério e sem enganação. Se ficar nessa de corta aqui e estimula ali, corta aqui e põe ali, não sairemos do lugar.
-
-
JAQUES BRAND
Entrar no golpeh é fácil, e bem mais difícil sair dele. O governo mixéu se embrulhando cada vez mais no emaranhado em que se meteu. O erro está na ficância do interino.
-
Carlito Teve Madurin
E duro saber q brasileiros do povo mesmo sabendo q politicos retiraram deilma para se protegerem por ela não usar o poder para dificultar a lava jato, e esses brasileiros do povo por animosidade ao partido da presidente aceitam as justificativas destes politicos q desrespeitaram voto que confiamos seria respeitado. Esses brasileiros do povo não conseguem entender que os politicos que retiraram deilma desrespeitam também a estes golpistas. A grobo trabalha bem, em 64 o povo tbem demorou p/acordar
-
NickRon
A eleição da agora afastada foi o maior estelionato eleitoral, acrescento aqui que ele não aconteceu só no campo da mentira, mas também diretamente na urna eleitoral. O clima no Brasil todo mostrava claramente que a reeleição não aconteceria e depois pra nossa surpresa o resultado foi outro. Lembremos quem era o presidente do STE na época e a grande movimentação feita meses antes por todas a administrações pe tralhas atrás de hackers e profissionais de informática. Ela só caiu por ser ilegítima.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.