Hélio Schwartsman > O gafanhoto e a abelha Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. alexmed

    Sim, Helio, a conferir. O que não dá pra aguentar mais é a "alternativa" socialista. Já deu nos grãos. Já demonstrou absoluta incompetência em todos os países onde foi tentado.

    Responda
  2. Evans

    Marx e Engels viam as crises cíclicas do Capitalismo Selvagem, cada vez mais frequentes e profundas, como o sintoma do mal que levaria à sua extinção. Engels debitava a origem das crises à falta de poder de compra das massas trabalhadoras. Não podiam comprar o que produziam. Como o poema Operário em Construção do Vinícius, cujo pedreiro jamais irá morar no que constrói. A Sociedade de Massas de Lloyd George e o carro barato de Ford pagando altos salários, inverteram essa lógica: fim da Urss.

    Responda
  3. Bene

    O mal está no ser humano que se desumaniza, agindo com frieza e egoismo, estabelecendo modos de vida antinaturais, quer dizer, que atentam contra as leis naturais, que em sua sequencia devolvem a aspereza gerada.

    Responda
  4. Mario

    Óbvio que temos de ser otimistas com o capitalismo... o pessimismo parece subliminar no articulista. Triste.

    Responda
  5. Pablo

    Geoff Mulgan é um bom contador de fábulas. Hoje, 1% da população do planeta embolsa 50% da riqueza existente no mundo. O resto, os servos modernos partilham desproporcionalmente, disseminando gigantescos bolsões de miséria mundo a fora. Porém, é bom que se diga: a realidade também é feita de fantasia!

    Responda
    1. enois

      Quanto dessa riqueza foi produzida por sociedades comunistas/socialistas? Tem-se que buscar uma melhor distribuição, todos concordamos, mas tem-se que produzir também, coisa de que os regimes ditatoriais de esquerda parecem não ter a receita!

    2. Turco

      Desculpe, amigo. Desconsidere o meu comentário anterior. Eu li mal o seu post. Você está certo.

    3. Turco

      A concentração dos bens produzidos no mundo é ainda mais gritante. Não são 50% como vc escreve. 95 % da riqueza total produzida no mundo está nas mãos de apenas 3% (três por cento) de afortunados.

  6. Dewey

    O sucesso do capitalismo reside na sua capacidade de manter a ganância sob algum controle. Condenada por algumas religiões, a ganância é o catalizador que mantém o capitalismo vivo, pois dificilmente alguém dirá, já tenho suficiente riqueza e não preciso de mais. Da mesma maneira, dificilmente alguém irá se dispor a investir tempo e dinheiro se não houver uma perspectiva de ganho. Passar verniz de humanidade nessa dinâmica não elimina a sua existência.

    Responda
    1. Manrico

      Caro Dewey: Oportunas suas considerações sobre a ganancia. Maldita em muitos setores,ela é, realmente, o motor da Humanidade. Contem em si sementes malignas, quando se projeta de modo excessivo e anti-social. Cabe aos governos conter esses excessos,através de medidas regulatórias.A democracia capitalista social é o melhor regime para todas as Nações.

    2. alexmed

      Ganância sob controle é a exata definição de ambição. E não há nada de errado em desenvolver ambições.

  7. ap

    Hélio, bem oportunas as considerações tecidas em sua matéria de hoje.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.