Hélio Schwartsman > Nibor Dooh Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Se quem é rico não puder usar o Estado, então que não se cobre impostos dessa classe social. Isso é como pagar uma festa e não poder sequer beber uma água. De qualquer forma, o Brasil é um paÃs de esquerda e por isso jamais será desenvolvido. Jamais. Nunca.
Pegou em flagrante, o autor deturpa a acusação. Marx criticava o conteúdo da educação e não o princÃpio de financiamento público. Agora quer convencer o leitor que cortar o financiamento da educação superior seria benéfica aos ‘pobresÂ’. Não explica porque não se deve usar a caixa comum, devidamente aumentado por imposto progressivas da renda e da riqueza dos ‘ricosÂ’ para financiar todas as etapas da educação, assim eliminando a base principal da falsa meritocracia que favorece os alunos ‘ricosÂ’
Recalculei aqui: A USP tem 94.875 alunos e 5.25 bilhoes de orçamento. Supondo que cada aluno pague (em media) R$ 1000 , temos que (supondo que todos paguem e ninguém receba bolsa, nem mesmo os alunos carentes!) a percentagem do orçamento que seria coberta pelas mensalidades seria de 1,8% . Mas supor que alunos carentes não vao receber nenhum tipo de bolsa é irrealista. Supondo metade bolsistas, os alunos de classe media deveriam pagar 3 mil para termos 2,7% do orçamento ser coberto.
Uma universidade é um centro de pesquisas, seus programas de formação de pesquisadores, etc. Não é uma faculdade ou conjunto de faculdades. E mesmo em graduações há como inserir discentes em pesquisa. Este desconhecimento de causa é esclarecedor...
Nao, Guto. A US.P é uma universidade de pesquisa (a melhor da America Latina, creio). Manter pesquisa e laboratórios é caro. As universidades privadas não fazem pesquisa alguma. Na verdade, contratam um mÃnimo de professores doutores, para otimizar seus lucros. Seu corpo docente é de bacharéis e mestres (se tanto). Nas universidades federais e estuduais tipo USP e UNICAMP a pessoa faz um concurso, bastante disputado em geral, e só entra se tiver, além de doutorado, alguns pós-doutorados.
2) Sou prof. da USP e posso garantir que a verba arrecadada com mensalidades dos estudantes seria uma fração intima (1% ?), desprezÃvel, da necessária para manter em funcionamento a Universidade. Ou seja, economicamente falando, a proposta não tem nenhum fundamento algum! Apenas seria MAIS UMA barreira para que estudantes do ensino médio considerassem entrar numa Universidade publica, pois nestas é difÃcil entrar e muito mais difÃcil sair (se formar). Não seria melhor um canudo da UNIP?
Se a mensalidade paga arrecadar somente 1% do valor total de despesas algo muito errado nestas despesas existe.
Existem dois argumentos nao discutidos nessa questão de universidade paga: 1) Se for para pagar, a classe media irá tirar seus filhos da Universidade publica e colocá-los em boas universidades privadas. Ao fazer isso, a Universidade publica será sucateada, cortes de verbas virão, pois as classes C e D não tem influencia polÃtica e na opinião publica para obter verbas para a educação de seus filhos. Foi isso o que ocorreu quando a classe media/alta migrou para o ensino fundamental e médio pagos.
As universidades públicas de são paulo são umas das poucas instituições que tem seu orçamento garantido pela vinculação à arrecadação do ICMS, é um luxo , o ensino básico que deveria ter essa benesse.E a transparência do gasto não é um primor.
Em verdade,seria mais sábio e prudente financiar o primeiro grau e o secundário ,inclusive técnico, para um ensino de qualidade ,sobretudo com salários mais dignos ao professorado,Não há como ter uma educação de boa qualidade sem valorizar o professor e devolver-lhe a dignidade de arquitetos sociais.Cursos superiores se proliferaram sem a devida preocupação com a qualidade de ensino e de formação de verdadeiros acadêmicos e não técnicos como hoje acontece.
Ensino fundamenta a responsabilidade é dos municÃpios, o médio dos estados. O terceiro grau da União
Com todo o aparato de dados disponÃveis na Receita Federal através do IRPF para definir quem é merecedor de subsÃdio, ficamos na dependência de polÃticos demagogos e populistas que preferem criar cotas raciais em detrimento de cotas sociais!
Repito minha crÃtica: para aceitar a crÃtica de Marx se deve aceitar o pressuposto, o de que o estado é instrumento de dominação de classe. No caso das Universidades, seria seu reprodutor ideológico, da mesma forma que a religião, ainda na visão de Marx. Utilizar a crÃtica de Marx à gratuidade da Universidade sem assumir ou sequer citar o pressuposto me soa a má fé. Não creio que o desconheças, Hélio....
As universidades públicas necessitam de investimentos e devem cobrar pelo ensino. Receita Federal têm um excelente banco de dados chamado IRPF que deveria ser melhor utilizado por todos os nÃveis de governo, seja federal, estadual ou municipal, para definir com critérios socioeconômicos objetivos os potenciais bolsista. Não é justo garantir universidade pública gratuita a quem pode pagar! Vamos priorizar a qualidade no ensino fundamental é médio.
Ao contrário que se imagina o banco de dados só é bom para quem é empregado com carteira assinada.
A solução da elitização da universidade é investir e melhorar os nÃveis básico e médio públicos. E para isso não é preciso cortar o que funciona, as universidades públicas sao as melhores que temos, as únicas que fazem pesquisa. Porque se insiste em cortar no que funciona e é bom? Limites a juros insanos nem se fala, é como se tenha que ter um orçamento infinito para juros e outro em que se comprime para que o primeiro não tenha nenhuma interferência.
Opiniões sobre o "filósofo" Marx impressionam pela distância da verdade. Marx se formou em filosofia, mas, jamais exerceu, nunca deu aulas, Marx queria a destruição sa sociedade, queria a destruição da democracia "burguesa", Marx queria a revolução do proletariado e a ditadura do proletariado com os comunistas no poder "conduzindo o processo" revolucionário, e Marx queria "vingança contra pessoas e instituições odiadas"... e vem alguém dizer q Marx estava certo no séc XIX....
Tem muita gente falando de Marx sem ter a menor ideia do assunto. Marx, enquanto estudioso das ciências sociais dissecou o sistema capitalista. Os desdobramentos de sua análise, sim, levaram a equÃvocos, como a previsão de que o capitalismo se autodestruiria enquanto sistema. Bem, o capitalismo parece apetrechado para a destruição da organização social e produtiva, vide a crise de 2008/9, ainda em vigor. Trata-se da autodestruição "indireta". Ao triunfar absoluto e arrasar o planeta, morre.
Muita gente deveria ler o "Mensagem da Diretoria da Liga dos Comunistas", uma panfleto secreto escrito por Marx em 1850 com ordens aos comunistas na guerra civil prussiana, ele era diretor da Liga, e irão saber quem foi Marx, leiam ou releiam o Manifesto Comunista de 1848 que começa com "Um fantasma paira sobre a Europa", o comunismo, e fiquem sabendo o q Marx pensava a respeito de tudo o mais q não fosse da turma comunista dele, e o q queria q fizessem - vingança.
Se o revolucionário comunista Marx tivesse tido sucesso no sec XIX a Inglaterra teria se tornado comunista e a Revolução Industrial teria acabado e tudo o progresso q temos hj não existiria pq o socialismo leva sempre a falência, se Marx tivesse tido sucesso toda a Europa Ocidental teria se tornado comunista, ditadura do proletariado, as grandes democracias europeias atuais com seus direitos humanos não existiriam, e alguém diz q Marx estava certo!, isso é alienação.
O problema está no desvirtuamento. Usado por estudantes que depois de formados só pensam em si e nos ganhos, ou por pessoas cuja prioridade é a ideologia. Dos problemas da comunidade não consideram responsabilidade deles que deveriam contribuir para a melhora geral das condições de vida. Os humanos agiam como um grupo coeso, buscando a paz e o progresso. Liberdade com responsabilidade. Agora as coisas mudaram. Tudo fragmentado. Cada um por si sem olhar para o sofrimento do outro. Por que?
Na década de 80 Ivan Lins tinha uma música que dizia:"Avisa ao formigueiro, vem aà tamanduá". Os dois maiores paÃses em crise na região são Brasil e Venezuela, são também os maiores produtores de petróleo. Houve uma época que tudo era comunista, o que justificava intervenções, perseguições e torturas. Hoje, todos são corruptos e o livro de Ustra está se destacando em venda...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Nibor Dooh Voltar
Comente este texto