Luiz Felipe Pondé > O elemento imundo da vida Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Diego Ribeiro

    Brilhante.

    Responda
  2. rogerio

    Perfeito. Um dos melhores textos de Ponde. Espero que seja mais reconhecido e estudado sem ter que morrer pra isso.

    Responda
  3. Uchoa

    somente quem experimenta a própria miséria será capaz de entender que a vida é pura misericórdia.

    Responda
  4. Flora

    Certo tudo isso, a pureza não combina com a terra, a matéria. Mesmo um anjo, se acaso aqui viesse, estaria sujeito às tentações terrenas. Não sei como você soube, mas soube.

    Responda
  5. Déjà vu

    "Como dizia o filósofo romeno Emil Cioran, foi a Dor que nos Despertou do Sonambulismo da Matéria." ***Ganhei meu dia! Bravo!

    Responda
  6. MARCÃ O

    Estamos voltando à época do "carrancismo", termo popular pára denominar a época do patriarcado machista do século XIX. E isso não só no Brasil. A maior potência do mundo tem um candidato típico. Provocações elitista, machistas, raciais vão se avolumando, no passado deu em duas grandes guerra. Vamos ver hoje.

    Responda
  7. PensadorUfanista

    Meu caro Pondé... Somos seres impuros por natureza. A pureza no seu sentido mais amplo existe nos animais que não são motivados pela inveja, ganância, soberba e ódio... predicados próprios do homo sapiens, a espécie mais nefasta que habitou o nosso planeta.

    Responda
  8. Ferolla

    Lógico que existe o elemento imundo e impuro da vida, só não dá para transformá-lo em uma realidade metafísica primordial, pré-existente, não-dual. Ninguém sai por aí atrás da pureza perfeita, mas sabemos que nossas atitudes e ações, podem nos transformar para pior ou para melhor.

    Responda
  9. Diamantino

    Pondé é um adorável (e contagioso) pessimista, tão classicamente retrô que nos remete à onipresença da dimensão trágica da vida, (in)determinada pelo azar, pelos fados, e pelo arbítrio dos deuses - estes em eterna agonia, com não rara vitória dos piores. É o domínio trágico da kakadaimonia...

    Responda
  10. Moraes

    A obrigação de ser puro perante à sociedade. A obrigação de pertencer ao coletivo.Qual será a próxima doença do pensamento ?Caso não busque a pureza e nem a coletividade.

    Responda
  11. fedora

    Pondé é o oráculo de Delfos da classe média universitária de são PAulo!

    Responda
  12. Gabis

    Duro, até triste, mas libertador

    Responda
  13. CHICO HARMONIA

    Luis Felipe, nome também do meu filho. Excelente artigo. O Brasil precisa de livrar do Inacio. Ele juntamente com o José Boa Vida Dirceu, precisam se purificar nas terras de Curitiba. O STF deve ter a coragem de punir todos os impuros da política. Mas é preciso começar pelos mais impuros; o governo do PT. Depois de afastados definitivamente, que sejam purificados os membros do PMDB, PSDB e demais partidos.

    Responda
    1. Ricardo d'Almeida

      Excelente texto! Também nunca entendi essa busca da 'pureza'. Creio ser saudades da 'pauta', coisa que o humano perdeu há muiiiito tempo

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.