Opinião > Quem é responsável pela tragédia? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Andrômeda

    O Brasil é o único país no mundo em que o menor é inimputável penalmente. Será que o mundo está errado e só o Brasil está certo? Não confundamos maioridade penal com imputabilidade penal. Maioridade penal, no resto do mundo, significa a partir de que idade o criminoso é julgado como adulto, mas sempre será julgado e se culpado condenado. O responsável pela tragédia é a impunibilidade, não a sensação, mas a real que o menor tem no Brasil. O menor, no Brasil, tem a mesma licença de James Bond.

    Responda
  2. JP

    Crime de adulto, pena de adulto. Não há inocentes em grupos familiares desestruturados e sem compromisso com as crias

    Responda
  3. Bene

    Um grave problema que põem em risco o futuro do país. O problema está na primeira infância. De que adianta recolher uma criança aos dez anos. Muitos pesquisadores já indicaram a importância das creches para suprir as deficiências das famílias desestruturadas. As prefeituras não estão aptas para o encargo. Em vez de gastar tanto com estádios de futebol, o dinheiro deveria ser destinado para a construção de creches e escolas da primeira infância, sua manutenção e funcionamento com bons educadores.

    Responda
  4. Vena

    A culpa pode ser do Estado que não cuida das crianças que são o futuro de qualquer país. Se temos muitos criminosos no Brasil uma das causas foi a falta de apoio educacional principalmente. E como sabemos a educação brasileira principalmente dos em condições econômicas precárias e no geral deficiente. Realmente quando se chega ao estado do Ãtalo já se torna mais complicado porém parece um pouco estranho matado por isso.

    Responda
  5. Grace

    A etiologia do comportamento criminoso não passa apenas pelo abandono familiar e do estado, mas da índole intrínseca de cada indivíduo - adulto ou criança. Não entendi a discussão que o artigo se propôs a suscitar.

    Responda
  6. zezé

    É urgente que se faça alguma coisa. Todos os brasileiros, sobretudo os bem aquinhoados na vida, devem se envolver no combate à vergonhosa chaga social. Não uma tarefa para só para os políticos. Aliás, pouco se pode esperar deles. Já seria de bom tamanho que lhes fechassem as portas da pilhagem dos recursos tão necessários aos brasileiros desvalidos. Nesse caminho, andou a eminente brasileira Zilda Arns. É assombroso que quase ninguém se lembre dela.

    Responda
  7. MarceloCoelho

    Se a culpa não é dos pais é de quem? As pessoas deveriam ter responsabilidade para ter filhos, independente de sua condição, se não têm não se pode pôr a culpa nos outros pelos filhos que têm e não cuidam. A colunista diz que o garoto foi acolhido em abrigo mas fugiu, o que se pode fazer? O que não cabe é essa demagogia de dizer que todos são responsáveis e falharam. Não é assim não, eu não sou responsável, não tenho nada com isso.

    Responda
    1. MarceloCoelho

      O único resultado dessa conversa de que todos são culpados e responsáveis é estimular mais pessoas a ter filhos que não podem cuidar. Precisamos parar com isso e criar uma cultura em que as pessoas são responsáveis por seus atos, e não pelos atos dos outros, essa conversa de que todos são culpados, mesmo pelo que não fizeram, é um dos motivos pelos quais o país está nessa decadência econômica e social.

  8. Lilica

    Se o patriarca de uma família, hipoteticamente falando, furta a presidência da república de um paí tropical, abençoado por Deus, não podemos botar a culpa exclusivamente nos filhos - a solução só será encontrada se incluirmos toda a sociedade e esta voltar a se manifestar nas ruas e em urnas de votação.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.