Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ernesto,lu,tato

    Esse senhor ,Donald Trump, tem o perfil do anti cristo prenunciado nas profecias.Será uma vitória com sabor de medo e derrota da democracia ocidental.Quando o povo de uma Nação perde a noção de seu papel no esquema global e escolhe o caminho do isolamento,começa assim o caminho do confronto.

    Responda
  2. PH Andrade

    O colunista fala do Islã como se fosse uma "religião" aceitável. Quem porém se debruçar sobre o texto do Alcorão verá dezenas de versos que pregam a mor*te de "infiéis" (os adeptos de outras religiões), e que violam tratados internacionais de direitos humanos, de direitos das mulheres e de direitos das crianças. Na realidade, o Islã é comparável ao Nazismo, tem características de seita, e no longo prazo devia ser banido e criminalizado, começando com restrições leves, depois mais severas.

    Responda
  3. PH Andrade

    Trump é o candidato certo, no lugar certo, na hora certa. Trump representa a direita autêntica, e nada tem pessoalmente de "ra*cista", "fas*cista" ou "na*zista"; esses são rótulos que a esquerda tenta lhe atribuir ao usar a velha tática da falácia do "espantalho" ("straw man fallacy"). Trump é um bonachão boquirroto e muito inteligente que tem a visão correta da realidade, e é o único capaz de barrar o avanço meticuloso do Is*lã no Ocidente (que visa suprimir a democracia e nossas liberdades).

    Responda
    1. Galba Gamilon

      Se para barrar o avanço do Islamismo sobre o ocidente, depende unicamente da eleição de um candidato a presidente dos Estados Unidos, por um breve mandato de 4 anos, então não importa mais, pois o islamismo certamente dominará o ocidente cristão.

    2. Manrico

      Caro PH, sua opinião sobre o Donald ( The Donald) é surpreendente. O Partido Republicano também não está de acordo com ela. Veja a dificuldade que o líder no Congresso, Paul Ryan, está encontrando para tornar menos letal e mais palatável essa loucura que poderá ser perpetrada contra o povo americano. Abrs

  4. RCC

    Na verdade, as eleições americanas vão encarar um dilema básico (muito parecido com o do Brasil): Os EUA vão ou não vão voltar a cobrar impostos de gente rica?

    Responda
  5. Manrico

    Diante desse artigo totalmente perfeito, fica dificil comentar. Acrescentaria apenas que as tecnicas de manipulação das massas representam hoje grave perigo para as democracias. A exploração de inevitaveis ressentimentos conduz a extremismos populistas de direita ou de esquerda.

    Responda
    1. PH Andrade

      Trump nunca foi de "extrema" direita. Esse é um rótulo reducionista que a esquerda radical - e a mídia que a apóia - tenta lhe imputar, na tentativa desesperada de criar rejeição à sua pessoa, na velha tática da falácia do espantalho. Trump é apenas um candidato de direita que não tem papas na língua, faz as suas bravatas, e não faz questão de posar de bonitinho pra mídia. Sua autenticidade é justamente a sua força. E é o único em condições de proteger a democracia e a liberdade contra o Islã.