-
alexmed
Um exemplo: ser gay não é uma escolha, mas uma condição. Mas o sujeito ESCOLHE negar esta condição. E esta escolha sim é uma construção social. O sujeito está inserido num contexto social (religioso, político, etc) que faz com que ele odeie sua própria natureza.
-
alexmed
Excelente: "Reconhecer como condição algo que não é escolha é reconhecer a mais profunda natureza do desejo humano"
-
ZECA
Nossa, tão profundo como um pires. Que pobreza intelectual, tipo intelectual de boutique. Isto sim não deve ser escolha, mas necessidade.
-
jbjuris
Alberto. Excelente observação sua a respeito das Tetas dos Homens!Nunca havia pensado nisso, mas confesso que acho as Tetas do Homem uma zona erotica muito forte, pelo menos tenho muita sensibilidade nas minhas, e até nisso somos iguais as mulheres! Parabens pela sua observação, vc está CERTO.Abs.
-
jbjuris
Pondé! Sempre inteligente e nos fazendo pensar....Maravilhoso texto! E ainda por cima, não é Petista! Obriagado Pondé.!
-
alberto vieira machado
Caro Pondé, sou também "MULHERISTA", como você...Penso que todos os seres desta existência são originalmente concebidos no gênero feminino...é no contrôle de qualidade que a coisa pega...Os aprovados, são homenageados e vêm na forma de MULHERES...os refugados , vêm homens...Quer uma prova???Para quê os homens são providos de "tetinhas"??? é o resquício do momento original...
-
CHICO HARMONIA
Caro Pondé, porque o STF protege tanto o Inácio e os filhos dele ? Porque estes senhores não vão para a cadeia ? Porque o judiciário cria tantos problemas no Brasil. Há leis, mas os magistrados não as colocam em prática. Porque ? porque ?
-
Timandro
Pondé e suas reflexões "profundas"... Sempre a minha primeira risada das segundas!
-
fedora
Texto parecido com as redações do enem!
-
MarceloCoelho
Acho que tem mais a ver com Marx mesmo, e seu sociologuês materialista, em que tudo é produto de construção social. Para os marxistas todos os problemas e desigualdades do mundo são produto da construção social errada do capitalismo liberal. Na construção social certa, que seria o socialismo, todos seriam iguais, na economia, no se xo, e em tudo mais, acabariam todas as diferenças e todos seriam felizes (e iguais) para sempre. É produto dessa obsessão moderna com a igualdade, vinda do marxismo.
-
LAC
Só há um problema em tua arguição: o fato de que a esquerda tem defendido a condição sexual e não a opção sexual. Esta, por sua feita, é defendida por conservadores e religiosos que acreditam que inserir tal condição como parte do mundo (e, portanto, parte dos conteúdos programáticos de escolas) é algo proibitivo, posto que "produziria" mais gays. Tal medo pressupõem que qualquer um pode simplesmente "virar" ou "desvirar" gay. A cura gay, em si mesma, é outro arauto da "opção" contra a condição.
-
alberto vieira machado
Para complicar e desacreditar de vez essas pretensas tentativas "igualitárias", lembro que somos hoje 7 bilhões de seres humanos ABSOLUTAMENTE diferentes entre si, desde impressões digitais, iris dos olhos, voz, orelhas, arcadas dentárias e , até mesmo , cada qual tem metabolismo único e "marcha" (frequência dos passos), absolutamente particular e sem NENHUMA cópia...Pretender agrupar isso é impossível e inútil...
-
MarceloCoelho
Por isso o socialismo não funciona, e nunca funcionará.
-
MarceloCoelho
A dialética materialista, é uma espécie de negação ontológica, uma visão mecânica da vida e do homem, em que as pessoas seriam como robôs sem vontade própria, totalmente condicionados por forças sociais e materiais. Assim seriam passíveis de uma nova construção social, uma nova sociedade que traria um mundo perfeito, sem conflitos, sem dilemas, sem desigualdades e diferenças. Acontece que o humano é um ser com vontade e consciência próprias, e não um robô social que pode ser programado.
-
-
Dkb
Somente assino ainda a FSP por causa de ti, ó Pondé!
-
Uchoa
Eu também só mantenho minha assinatura por causa do Pondé.
-
-
Dewey
Um bio-cientista explicaria o tema de maneira mais objetiva. A vida é a força mais p/oderosa da Terra e do Universo; sempre encontra uma saída. Quem garante a continuidade da vida é o s/exo que para a nossa espécie requer a conjunção de dois g/êneros, masculino e feminino. O resto é poesia e verniz social. A pergunta poderia ser feita ao inverso: Que tipo de homem se apaixonaria por uma mulher, ou por outro homem? A resposta é, qualquer um que esteja v/ivo.
-
Uchoa
Fantástica reflexão...parabéns.
-
-
niv
Boa, lindo. Boa semana para voce.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.