Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ernesto,lu,tato

    Triste mesmo é o PT fazer o discurso de ser pelos mais necessitados e tornar-se o maior aliado dos ricos,com uma bolsa- empresário que acabou com o BNDES,com o Mensalão,o Petrolão, enfim uma corrupção sistêmica jamais vista antes no mundo.Se isto é defender os mais pobres acredito que o neo liberalismo não pode ser pior!

    Responda
  2. Carlão

    Desgoverno bolivariano sendo apoiado pelo maior bddo deste país. Bddo apoiando banddo. Né sr lils.

    Responda
  3. baltazar

    ...Por que não o modelito socioeconômico como os da Finlândia, Islândia,Suécia, Noruega, entre poucos outros, que apresentam altos padrões de vida.? Por que "ligação" tão arraigada a países como ex-URSS, China (anterior há vinte anos), Albânia, Cuba?

    Responda
  4. Orlando Vaz Neto

    O que mais falta à esquerda brasileira é humildade em reconhecer seus erros. Todos agem como se estivessem sempre certos.

    Responda
  5. Litho

    Na verdade a instabilidade política desse governo interino do PMDB ,aliado do PT, ainda deixa o Brasil de joelhos diante do mercado. Até agora nada mudou. Falta credibilidade .

    Responda
  6. Jose

    Precisamos de um Estado base zero, quer dizer reduzir 90% o que está aí... Quanto maior o Estado, maior o dano

    Responda
  7. Recomeço

    Resumo: esquerdistas querem privilégios enquanto direita prioriza o trabalho, assim nos países onde reinam os primeiros quem sé dá bem são os oportunistas e onde reinam os últimos quem se dá bem são os mais competitivos; daí fica óbvio o motivo pelo qual uns países enriquecem e outros não saem do subdesenvolvimento.

    Responda
  8. enepe

    Compre o livro do mises - AÇÃO HUMANA - e leia o capítulo sobre o mercado. Q v confunde com nichos do mercado ou mercados restritos. Esquerda atrasada? Há esquerda "adiantada"? Abs. p.s.: capricha, rapaz!

    Responda
  9. Emilia Silva

    Ufa! Há luz no final do túnel dos colunistas do jornal...!

    Responda
  10. Farol

    Que tal enviar esse artigo para colunista Laura Carvalho, também dessa "Folha"?

    Responda
  11. felipebritto

    E este jornal está cheio de jornalistas que ainda acreditam no estado inchado e paternalista. Fazem um mal ao país.

    Responda
    1. Farol

      Exato. Basta ler a Laura Carvalho, na mesma edição do jornal.

  12. guess

    Infelizmente como vemos vai ser o próximo país com doutrina esquerdista a cair na América latina e vai ser mais um straik conseguido pelos EUA na região.

    Responda
    1. Carlão

      É a culpa é sempre dos outros.

  13. guess

    o Maduro e o chavismo resistir a essa guerra econômica imposta pelos EUA a qual faz parte da nova doutrina de Guerra de Quinta Geração empregada contra os países não alinhados aos interesses americanos. O chavismo pecou pela inamovibilidade econômica em insistir em continuar a ser dependente de recursos do petróleo e não investir na criação de uma base industrial básica que diminuísse as importações e realiza se um real crescimento econômico

    Responda
  14. MARCÃ O

    Suécia é de esquerda. Dinamarca é de esquerda. Islândia é de esquerda. Finlândia é de esquerda. Bégica é de esquerda.

    Responda
    1. Jose

      Já estive em todos os países que mencionou e posso dizer que eles praticam um capitalismo social, não um socialismo

    2. Recomeço

      Ah claro, tão honestos, transparentes e eficientes quanto os nórdicos, foram os governos do Pixu-leco e do Poste; Kkkkkkkkkkk; que delírio!

    3. Squalo

      Marcão,sua mente é de esquerda.

    4. Emilia Silva

      Marcão está enganado. Esses pequenos países não podem ser considerados de esquerda e estão muito longe dos modelos sonhados na América Latina. A proteção da propriedade privada, base fundamental de toda economia de livre mercado, é muito forte nos países nórdicos. São exportadores, geram riqueza, o sistema jurídico é dos mais transparentes do mundo. O pouco que lembra o socialismo é a alta carga tributária, mas, há igual investimento no bem estar social.

    5. Farol

      Desses cinco países que você citou, três são monarquias. Todos têm economia de mercado.

  15. Greco

    Acho engraçado que combatam o mercado como se fosse um ente autônomo. Amigos, a Lei da Oferta e da Demanda vale pra todos. Independentemente de partido, ideologia, opinião. Enquanto quem quer que seja lutar contra isso, vai cair de joelhos pelo tal "mercado" mesmo.... Não tem jeito.

    Responda
  16. Dewey

    Para o mercado não interessa que ninguém fique de joelhos. Pelo contrário, quanto melhor as pessoas se desenvolverem, melhor para o mercado. É o oposto da esquerda que gosta tanto de pobre, que sempre que chega ao poder faz questão de aumentar o número deles.

    Responda
  17. Galeano

    Recentemente a Dilma afirmou que, voltando ao governo, iria acenar para a esquerda. Pela coluna do Fernando acima, vimos que esquerda vai destruindo tudo, tal e qual o rei dos hunos - Átila. Para facilitar a vida da presidente afastada, com seus devaneios esquerdistas, vem a delação do Machado acertando em cheio o presidente em exercício. Que quadra difícil o Brasil está passando! Resumo: se a coisa está ruim, a tendência é piorar. A cada dia que passa!

    Responda
  18. Mario Silveira

    Acabou o dinheiro , acabou a esquerda .

    Responda
  19. Johnny

    É engraçado os direitistas falarem tão mal da Venezuela. Logo eles que fizeram igual ou já esqueceram do governo F.H.C? Aonde o patrimônio do país era torrado a toque de caixa junto com as reservas cambiai para ganhar a eleição, credito escasso (tanto quanto papel higiênico na Venezuela) com prazo de financiamento ínfimo, ajuda do F.M.I e mais de 40 milhões de pessoas passando fome em todo o país? Já esqueceram? Resumo pior do que falar mal da Venezuela é fazer igual.

    Responda
    1. Manrico

      Dear Johnny : Discordo dessa comparação entre FHC e os chavistas. Leia os jornais sobre a revolta popular em Cumane, 400 detidos, um morto, todos depredando lojas para procurar comida. E, devido a censura aos jornais e a falta de papel, até mesmo esse eventual substituto do papel higiênico não pode suprir as necessidades da população. Que angustia ! Best Regards.

  20. jrschneidersoccer

    "Predominou a visão atrasada, do Estado grande, generoso e ineficiente." Posso ver nosso saudoso Roberto Campos dizendo no roda viva: "a melhor forma de combater a pobreza é o mercado , o mercado.

    Responda
  21. o iletrado

    The main lesson to learn from the Nordics is not ideological but practical. The state is popular not because it is big but because it works. A Swede pays tax more willingly than a Californian because he gets decent schools and free health care. The Nordics have pushed far-reaching reforms past unions and business lobbies. The proof is there. You can inject market mechanisms into the welfare state to sharpen its performance.

    Responda
    1. o iletrado

      Squalo, in law, the bar is the legal profession and the process of qualifying to practice law. The term is from the physical division or bar between the working and public areas of a courtroom.

    2. Squalo

      Where is the fucking bar ,John !

  22. PLUS ULTRA

    Acho muito curioso quando leio sobre o " mercado", como se fosse uma entidade a qual devemos temer e venerar. O "mercado" impor sua vontade é péssimo, seja onde for. Em se tratando de país periférico, caso do Brasil, é trágico. O preço a ser pago será muito alto.

    Responda
    1. RCC

      O fato é que o tal "mercado" gosta de crescimento, consumo, investimento, inflação baixa, pouca pobreza e muito emprego. Só o petismo é que aprecia inflação alta, recessão, desemprego e estatais falidas.

  23. Mach5

    Acrescentaria que parte da expansão positiva percebida na economia, mesmo sob a direção de um esquerdopopulista que em um breve momento manifestou algum controle fiscal, contou também com uma valorização incomum nas commodities exportadas pelo Brasil (produtos agrícolas e minério de ferro).

    Responda
  24. o iletrado

    inteligentíssimo, inclusive a crise no oriente médio e na África foi causada pelos esquerdistas e o aumento da miséria no mundo. Enquanto isto a China, que é de direita está crescendo. Me parece um pensamento quase trumpiano.

    Responda
  25. MarceloCoelho

    O problema da esquerda é que ignora a realidade; tem a certeza suicida de que sua ideologia e suas ideias econômicas são corretas, mesmo quando produzem resultados desastrosos. Então preferem viver num mundo de fantasias, de relatos e narrativas, a encarar a dura realidade. O fato é que o horizonte da esquerda era o socialismo, com o fim da URSS e de todos os regimes socialistas do leste europeu, ficaram sem nada, não conseguem encontrar um discurso e uma linha de ação consistente e funcional.

    Responda
    1. Recomeço

      Entendo isso como a mistura da arrogância com a ignorância; e o resultado logicamente sempre é desastroso.

    2. Mach5

      Curiosamente, mesmo contando com vários estudiosos, intelectuais e medalhões de universidades (pelo menos segundo os próprios), insistem nos mesmos conceitos, premissas e dogmas que fracassam inexoravelmente quando postos à prova. Nesse momento, tenho certeza, devem estar trabalhando no revolucionário Socialismo do Século XXII...

    3. MarceloCoelho

      E provavelmente não vão encontrar, porque não há a menor possibilidade de que suas ideias venham a funcionar no mundo contemporâneo.

  26. arapongas

    Quem está de joelhos é o povo...Diante do desgoverno bollivarianista.

    Responda
  27. jhou

    Poderia todos esses falsos moralistas e defensores dos oprimidos morarem na Venezuela. Ninguém vai trabalhar, todo mundo tem que dar tudo (mas como vão ser os ditos esquerdas ninguém vai produzir nada) e daí saberemos o resultado futuro. Entendo que como ninguém vai fazer nada e terão uns trinta que vão querer mandar, os sindicatos que não vão ter quem sugar para sua cúpula de meia dúzia imagino o desafio.

    Responda
  28. Bolla

    Esses esquerdoides tds rebaixaram o sentido de esquerda (o verdadeiro) a níveis sub-humanos, direitinho, como bem comprova o mundo real.

    Responda
  29. Fábio Nogueira

    Os bolivarianos acabaram com a Venezuela... E o maior prejudicado é o povo.

    Responda
  30. -

    A direita liberal E conservadora só cresce pois é a que acumula riquezas para as esquerdas torrarem com "programas sociais"! kkkkkkkkk!

    Responda