Opinião > A donzela de Orléans e as pedaladas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Nilce

    om as críticas(?)ao artigo do professor. Reli várias vezes. Não encontrei nada que o de sabonete. Naquele evento só foi possível perceber a ingljustica muitos anos depois ( e põem anos nisso) , no momento atual não. Teria mais a dizer sobre este brilhante artigo. Mas porque tanta revolta sobre o autor.? Bem!. Será que esses "criticos" somente lêem a folha?

    Responda
  2. Urtigão

    Faltou falar dos sem tetos como Odebretch, OAS, Dirceu, Erenice, Bunlai, Vaccari, Delúbio, Sitios e Triplex, Fundos de Pensão, Petrolão, Mensalão, Eletrolão, Filhos Milionários, Palestras que ninguém ouve, Ferrovia Transnordestina, Pasadena, Transposição do Rio São Francisco, Porto de Mariel, Aparelhamento do Estado, e 12 milhões de desempregados.Na verdade os mártires e os inocentes são os brasileiros que acreditaram nessa farsa. Infelizmente falta espaço para nominar todos os crimes!!!

    Responda
  3. MANOELITO

    Como pode um professor de Universidade escrever uma tolice como essa, de comparar Dilma com Joana D`Arc e repetir baboseiras do PT de que tirou 30 milhões da miséria e criou tantas Universidades, mas que não dispõem da menor condição de funcionamento. E a falácia de que 40 milhões ascenderam na pirâmide social. O que sabemos é que o país está arruinado e existem 12 milhões de desempregados. Lula deu o Bolsa Família - uma migalha - mas deu milhões aos empresários em empréstimos do BNDES etc

    Responda
  4. Déjà vu

    Dilma 'estudou' na UniCamp, e pelo jeito o forte da Instituição não é Economia e muito menos Ciências Políticas. O professor decano que assina o artigo mostra toda sua vocação de Militante e se omite, obviamente, de analisar o Conjunto da Obra de sua desastrada ex-Pupila, deixando o pais nas Bordas de um Precipício! Barbaridade!

    Responda
  5. José Ramisual

    Meu Deus! O senhor é membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia! Quem poderá nos salvar?

    Responda
  6. Caetano

    Excelente artigo,jamais a oligarquia citada na Lava-jato destruirá o que foi feito pela população carente nem o ódio que nutrem pelo pobre acabará com os avanços sociais que ocorreu nos últimos 13 anos.

    Responda
  7. Caetano

    Excelente artigo,jamais a oligarquia citada na Lava-jato destruirá o que foi feito pela população carente nem o ódio que nutrem pelo pobre acabará com os avanços sociais que ocorreu nos últimos 13 anos.

    Responda
  8. Valente

    Donzela e Dilma não rimam.

    Responda
  9. Monteiro

    Com 84 anos parece que não aprendeu nada fora do que estudou na Faculdade. Por sinal hoje as Universidades Federais foram transformadas em aparelhos esquerdistas. Não foi Dr.?

    Responda
  10. eline

    Descabida a comparação estabelecida pelo prof. Cerqueira Leite entre Joana d'Arc e Dilma Roussef. Corresponde à comparação feita por Dilma sobre a delação premiada - instrumento legal usado pela Lava Jato - e a delação dos Inconfidentes Mineiros, feita por Silvério dos Reis. Só crianças ou mal informados cairiam nessa história.

    Responda
  11. Messias

    Esse senhor não pode estar lúcido. Lamentável.

    Responda
  12. maquiavel

    Incrível, um cientista nesta idade acreditar em papel Noel...

    Responda
  13. junior

    Defesa vazia , analogia estapafúrdia , visão estreita da realidade . Coloca sub verdade para ocultar mentiras e distorcer fatos . Até quando seremos obrigados a conviver com isso?

    Responda
  14. VOZEVEZ

    m colocou a "Joana D'Arc " do Rogério na fogueira foi o Lula. A Joana , segundo Rigerio, é uma santa que junto com o PT fizeram o mais competente governo de todos os tempos. É incrível que um cientista queira fazer com que acreditemos nisso. Os governos petistas conseguiram unir em alto grau INCOMPETÊNCIA e CORRUPÇÃO para deixarem o país nesse estado crítico. Só para citar um dado entre muitos: 11 milhões de desempregados. Em que conta o Rogério colocaria esse número? Santa Joana D'Arc o perdoe

    Responda
  15. Zaiden

    Apesar de o articulista ser um ilustre desconhecido (nem sei porque teve esse espaço), o fato é que ele votou no Temer. Eu não....

    Responda
    1. magrus

      Ilustre desconhecido?! Seu nível de informação e cultura é muito grande hein?

  16. Themis

    Objetivo não alcançado, a analogia foi infeliz. Há hipóteses psiquiátricas que apontam para um diagnóstico (post mortem) de Joana d'Arc como portadora de esquizofrenia. De outra parte a imprensa noticiou (istoé) que Dilma fazia uso de olanzapina (um antipsicótico). Se o texto pretendia entoar cânticos e loas foi um tiro no pé. Serve também para fomentar discordâncias com feministas. A velha narrativa da "mulher louca".

    Responda
  17. Nádia

    Comparar Dilma à Joana D'arc seria engraçado, se não fosse patético. E ver tantas maravilhas onde, na verdade, há destruição me parece um caso clássico de negação da realidade. Acho que o professor já teria idade o bastante para não ser tão tolo.

    Responda
  18. Cogitoergosum

    Muito triste ver um cientista, membro do conselho editorial deste jornal, com tanta vida pelas costas envelhecer tão mal.A crença utópica do senhor Cerqueira Leite seja nas idéias da esquerda (leia hoje o artigo de Delfim Netto no Valor Econômico) seja na biografia de gente do nível de Lula e Dilma é inaceitável num homem de 84 anos.Mais triste ainda é ver a Folha dar espaço para defensores de um projeto de poder que aprofundou e aprimorou uma das maquinas de corrupção mais infames da historia.

    Responda
  19. Arami

    Professor!!! a Dilma sequer tem capacidade para administradora de condomínio. Somente conseguiu uns cargos públicos por indicação, não fez concurso público e tampouco foi eleita por seus próprios méritos, precisou de um dissimulado, astuto, maquiavélico, enganador de pobres e contou com a ignorância dos eleitores para se eleger e para eleger a Dilma. Mais porque muitos ainda necessitam de um prato de bóia, doado pelo governo, ou melhor pela sociedade, infelizmente.

    Responda
  20. Ivan

    Caro Professor, sim, o futuro fará justiça a todos, mas a justiça do futuro não agradará a todos. Nem ao PT, nem ao PMDB, nem ao PSDB, nem aos outros P...lantras... É provável que nem a mim, nem ao senhor. O bom e o mau da História é isso mesmo, não é, o passado sempre pode ser revisitado e reescrito. E parece que políticos e acadêmicos são especialistas nisso...

    Responda
  21. Arami

    Professor!! Com todo o respeito que tenho para as pessoas e principalmente com mais de 80 anos. Mas defender Lula, Dilma e o PT destacando suas ações sem apontar as desqualificações e os mal feitos, é ser portador de meia verdade. As universidades seriam um grande mérito se não estivessem por fazer, campus mal feitos, com 40% ou 50% realizados e muita coisa por fazer, verifique a UNIPAMPA no Rio Grande do Sul, é formou várias turmas e sequer tem bibliotecas decentes.

    Responda
  22. ze guilherme

    Faltou mencionar os institutes federaais de education tecnologica. São quase seiscentos. Sem falar das moradias etc. Mas, não tardará a serem reconhecidos.

    Responda
  23. ARY

    Prezado professor: O senhor tem conhecimento da famigerada Lei do Bem. Caso nao saiba, eram incentivos que existiam através de deduções do IR para empresas investirem em Pesquisa e Desenvolvimento. Pois isso foi abolido pela SUA "Joana Darc ". E as benesses para Min da Cultura continuaram. Como 2 milhões Reais Para Betânia criar um blog. Por favor poupe-nos de comparações esdrúxulas.

    Responda
  24. Marco TKN

    Essa comparação, além de estapafúrdia, é desprovida de qualquer relação com a realidade. Parece que o sábio articulista vive a utopia dos inconsequentes, quando pensa que o crime pequeno tem menos relevância que o crime grande. Lamentável que a falta de cultura brasileira tenha chegado às Universidades.

    Responda
  25. MarceloCoelho

    Mais uma vez, os petelhos, sem argumentos para rebater, denunciam um comentário que não tem nenhuma ofensa, ou xingamento, apenas a dura realidade (para eles), que não suportam.

    Responda
  26. MarceloCoelho

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. MarceloCoelho

      Há um tempo o discurso dos pet istas ainda tinha algum contato com a realidade, com a crise e a desmoralização do partido, abandonaram de vez a realidade e partiram para a pura mitificação.

    2. MarceloCoelho

      Todos esses programas educacionais citados têm oferecido um ensino de péssima qualidade, os testes internacionais mostram isso. O pete só se preocupa com volume e não com qualidade, que é para poder fazer propaganda e discursos delirantes, coisas em que, isso sim, são especialistas. É trinta milhões de pobres pra cá, trocentas escolas pra lá... Tudo maquete, aparência, casca, por trás só o vazio, o nada.

  27. Déjà vu

    Dilma 'estudou' na UniCamp, e pelo jeito o forte da Instituição não é Economia e muito menos Ciências Políticas. O professor decano que assina o artigo mostra toda sua vocação de Militante e se omite, obviamente, de analisar o Conjunto da Obra de sua desastrada ex-Pupila, deixando o pais nas Bordas de um Precipício! Barbaridade!

    Responda
  28. Déjà vu

    "Em afronta ao Legislativo, tentam Impor a Empulhação de ter havido um G o l p e. Um g o l p e com Ampla defesa, 2/3 na Câmara e no Senado? Mas o Povo não esquece a Roubalheira, o Aparelha/o do Estado, a Irresponsabilidade Fiscal q levou ao Desemprego [mais de 11 milhões de Fámílias s/ ter o q Comer] e à Inflação [de dois dígitos, Maior Imposto sobre os Pobres]. O Fora Dilma há de ser Dilma Nunca Mais. ***Miguel Reale Júnior é Advogado, Professor Titular Sênior da Faculdade de Direito da USP!

    Responda
  29. Paulo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  30. Paulo

    esse deveria estar apisentado

    Responda
  31. Paulo

    a dama da bulgaria deveria ser presa

    Responda
    1. Jeff Beck

      Quando a ex-presidenta e seu mentor serão presos ?

  32. Paulo

    santa dolma ora pro nobis

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.