Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mari Ribeiro

    Nosso carissimo Hermenegildo sabe que a bondade do Temer com os Estados nao foi capaz de criar superavits fantasiosos em plena campanha eleitoral, ele deve saber que repactuacao de divida nao se confunde com pedaladas. Talvez ele acredite que nosso interino nao seja capaz de endividar o pais com juros bancarios para nao aumentar a tarifa de luz em ano eleitoral, pois cre que Temer nao tem qquer pretensao de concorrer as proximas eleicoes presidenciais.....

    Responda
  2. Litho

    No século 19 a desobediência do andar de cima tentou preservar a escravidão .No século 21 essa mesma desobediência do andar de cima tenta preservar o arcabouço que origina o jeito de se fazer corrupção ,ou seja ,ela é endêmica no país há há 2 séculos ! Viva a operação Lava-Jato .

    Responda
  3. Luccas

    Quem hoje mais fala sobre o fim da Lava Jato? Os cheios de medo por ver chegar a sua vez? Os que ainda sonham dela se livrar? E os que veem na Lava Jato o fim da eterna impunidade? São os milhões que falarão nas ruas.

    Responda
  4. JARARACA

    Tudo em perfeita consonancia com os dias atuais. Pena que temos Renans pela frente

    Responda
  5. AgnaldoTrombim

    Só para não deixar cair no esquecimento a amizade do distinto colunista com o pai do golpe2016, F H C! Que concebeu esse crime lesa-patria como fruto da revolta de maus perdedores, como o moleque mimado.

    Responda
  6. limamac

    Tudo "começa", nas circunstancias atuais, com o Lula na cadeia. Ainda existe, inclusive latente no governo interino, a esperança/possibilidade do retorno do mesmo em 2018. Desmontar, reestruturar o Estado/Governo e desmistificar o Líder é condição básica/fundamental -Sine qua non.

    Responda
  7. Ezequiel

    A criatividade dos corruptos é inesgotável. Porém, como medida de profilaxia, já é tempo de serem retirados os sofás (as estatais) das salas. Pelo menos terão que enfrentar os espinhos na hora que tiverem que substituir os sofás pela moitas.

    Responda
  8. limamac

    A Proposta Lulupetista de apoderar-se do Estado, sob égide populista, na realidade foi uma “sinalização” ao andar de cima que arrombaria o “cofre” para aqueles que o seguissem, nas condições de mantê-los no poder por maior tempo possível. O povo, acostumado a ser enganado, seria o avalista. O andar de cima adorou a ideia e criou todas as condições (CNTP) para a sua implementação e execução.A solução é o desmonte progressivo iniciando por quem o precipitou.

    Responda
  9. Mader

    raça servil só serve para plantar soja e vender gado pros países ricos.

    Responda
  10. Marcio Amaral

    Sr.Elio, só um adendo. Nas empreiteiras o caixa 2 virou o caixa 1 e vice versa, a tempos.

    Responda
  11. Turco

    Há duas coisas que precisam acabar de vez no Brasil: a corrupção e a censura da fsp.

    Responda
  12. Presto

    Ao falar da escravatura se pergunta se um rei de 24 anos , do jeito que era , não acertara com Bonifácio , acordo fechado com as oligarquias ? O tal andar de cima sempre foi as oligarquias que hoje estão representadas nas empreiteiras e nos partidos .

    Responda
  13. Presto

    História eh mais informação . Jamais se repete . Olha/se para traz e vem as explicações na língua . De tudo . Uma metafísica para os que ainda acreditam nisso . Muito fácil tentar explicar o passado que passou . Quero ver explicar o presente com suas facetas . Brexit. Gaspari ainda acredita nos silverios dos reis do pete ? Eremildo não eh tanto assim .

    Responda
    1. Manrico

      Caro Presto: Tenho muita dificuldade em entender seus textos. Que pena !!!

  14. Luiz Henrique Amorim

    Parabéns Elio Gaspari mais um texto brilhante, cada texto seu é um pouco da triste história do Brasil, mas é perfeito e apropriado.

    Responda
  15. Galba Gamilon

    A coluna de Elio Gaspari, é de longe a mais proveitosa e útil para os leitores. Informa e acrescenta conhecimentos preciosos, sem tratamento ideológico e de interesses corporativos.

    Responda
    1. aleluia

      É pena no entanto que nunca revele o que ele proprio pensa. Fica sempre em cima do muro. Me faz lembrar uma pessoa que dizendo-se catolica , não se furtava a assistir pregações evangelicas, budistas e até mesmo participou de terreiros de umbanda. Com isso dizia que ficava de bem com todo mundo.

  16. jose

    Os nossos partidos ,e seus lideres, traíram a nação e se transformaram em qua dri lhas disfarçadas de agremiações políticas.Desta ação quadr ilheira fazem parte as grandes empreiteiras.As obras e serviços eram apenas pretexto para o rou bo puro e simples.O melhor e mais bonito estadio europeu inaugurado em 2010 custou a quarta parte do itaquerão que alias é muito feio como obra arquitetônica.

    Responda
  17. Déjà vu

    "A história é um troço Inventado por Historiadores que não Concordam com o que outros Historiadores Inventaram antes" Millôs Fernandes

    Responda
  18. Déjà vu

    "No Brasil de hoje o Pesadelo é melhor que o Despertar" Millôr Fernandes

    Responda