Opinião > Cuidar das delações Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUIZ RUIVO FILHO

    AS delações são legais e relevantes porque facilitam a investigação de crimes de autoria desconhecida, como na Operação Lava Jato e Filhotes, que resultaram nas prisões de diversos empresários, até então acima de quaisquer suspeitas. De outro tem os políticos e parlamentares envolvidos na corrupção, extremamente ansiosos em "regulamentar ou até excluir a delação", mesmo protegidos pela famigerada "imunidade parlamentar e fôro privilegiado", ressaltando que só beneficia criminosos comuns, ou não?

    Responda
  2. Adriano Alves

    O francê Pierre Lascoumes chama de "Frankenstein legislativo" o feixe de forças atuantes no processo de criação da lei. Não é difícil deduzir que o dito estancamento da sangria, costurado por insuspeitáveis políticos, inclusive ex-ministros do "governo de notáveis", logo terá força de lei. Lei, Direito e Justiça, sabemos todos, quase sempre não correm na mesma direção. Parte da imprensa domesticada, inclusive, presta, desde longa data, grande ofício nesse sentido. O Golpe de 64 foi assim, não?!

    Responda
  3. Déjà vu

    "Político Profissional jamais tem Medo do Escuro. Tem Medo é da Claridade" ***Millôr Fernandes!

    Responda
  4. CHICO HARMONIA

    Porque o STF demora tanto para julgar os processos ? Por mera vaidade. Um ministro para proferir um voto gasta até uma hora para ler, reler seus argumentos, um tanto prolixos, para no fim votar: sim ou não. Isto é perda de tempo e desrespeito aos brasileiros.

    Responda
  5. CHICO HARMONIA

    O judiciário não funciona bem. Vejamos por exemplo o caso do Sr. Renan. Há processos há mais de tres anos que ainda não foram julgados. Há somente duas hipóteses : a) o STF protege os criminosos ao proscratinar, proscratinar os julgamentos. Porque ? não se sabe. b)Os votos dos ministros são muito prolixos e demorados. Eles gastam por exemplo mais de 2000 palavras para dizer : ëstá chovendo lá fora". Perda de tempo ? Não vaidade, vaidade; querem mostrar que são cultos.

    Responda
  6. CHICO HARMONIA

    O judiciário brasileiro, exceção à lavajato, não funciona bem. A rigor ao longo da história brasileira os maiores problemas foram causados pelo judiciário. Há leis, no entanto o judiciário não cumpre seu papel institucional e não julga sua aplicação.

    Responda
  7. nunes

    Quem quer mudar o sistema atual de delação quer é impunidade, é dificultar que a hquadrilha seja toda descoberta, proteger o chefe e seus asseclas. Quem não gosta da lava jato são os hbandidos e seus defensores, alguns defensores até gostam porque estão faturando alto, sabe-se lá de onde vem a dinheirama pra pagar advogados caríssimos.

    Responda
  8. zezé

    Ou seja, não há rígidos protocolos a seguir na Operação Lava Jato. O editorial pulou de galho em galho e não se fixou em um ponto definitivo, porquanto ele inexiste. A organização criminosa investigada é composta por figurões até há pouco temidos, e é infantilidade esperar que eles confessem seus crimes espontaneamente; a prisão preventiva é obrigatória para a efetivação da delação. Reclama dela: os denunciados, os advogados que os defendem e outros que gostariam de estar com as nãos sujas.

    Responda
  9. Carlão

    Os acertos da operação lavajato são infinitamente maiores do que os erros, se é que à sombra da lei ocorreram. O mais importante, à sombra da lei, esta operação tem o apoio de 90 % dos pagadores de impostos. Este apoio não sai em defesa de Ban.ddi.dos.

    Responda
  10. Dewey

    Acho que a palavra aqui é discernimento e bom senso; não se pode utilizar a colaboração premiada para tudo, do contrário cria-se uma dependência indesejada dela. Nos EUA, onde foi criada, já ocorreu um viés. Lá, 40% dos h/omicídios não são resolvidos. Por outro lado, 95% das condenações ocorrem devido a colaboração premiada, frequentemente por coerção. É o pior dos dois mundos. Não se condena suficientemente os culpados e existe excesso de coercimento de inocentes.

    Responda
  11. Lilica

    Quanta hipocrisia, a Folha sempre ignorou o tal "segredo de justiça" e sempre publicou, com ares de fato inconteste, o "ouvi dizer" sem provas dos delatores.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.