Comentários para:

Há golpe

VER COMENTÁRIOS EM Elio Gaspari

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. uirapuru

    Primeiramente, é mister se falar que nem tudo (ou quase tudo...) que esta no "livrinho" é cumprido, principalmente no que tange as boas políticas, as boas práticas, principalmente no âmbito moral e ético. Também é fato que nem todo crime tem a "digital" do real mandante e, muitas vezes, o crime fica impune, nesse caso, parece que não vai. Ou seja, pouquíssimas pessoas não conseguem ( ou não quer...?) ver o crime, mas a maioria...

    Responda
  2. ZE PEREIRA

    Será que o povo deve sofrer um golpe eleitoral e ficar quieto, como ocorreu na ditadura, onde o governo fazia e desfazia e todos tinham que engolir. Será que o povo tem que suportar um pais afundando dia a dia e esperar para chegar ao fundo do posso, porque alguém de uma incompetência absoluta, que fala uma besteira atrasa da outra, porque foi eleita pelo povo. Esse povo que elegeu foi as ruas e pediu para a retirada do presidente, será que esse povo que elegeu não pode tirar o presidente?

    Responda
  3. Nunguento

    É fácil escrever o que pensa,nada consta, pura liberdade de expressão!Peça fundamental no Estado de direito,porém é apenas a opinião de quem escreve procurando o lado brilhante da Lua.O outro lado? A defendida, nunca viu ,não soube,não imaginou,nadinha de nada sobre as pedaladas?Seu DNA meu amigo pode até não ter ficado ,mas perguntinha básica.,Ela é o que nesta historia?chefe de governo? ou vitima da teoria da conspiração?Inocentá-la seria Justo?.leia um pouco sobre provas subjetivas

    Responda
  4. Marcoslegado

    Sr. Elio Gaspari, a sua desfaçatez constrange o leitor.

    Responda
  5. ana

    Incrível como as pessoas só veem o que querem. Se fez pedaladas ou fez os decretos em ambos os casos é crime contra a lei orçamentária e portanto crime de responsabilidade. A perícia ao contrário do que o Elio gaspari dá a entender não diz que a Dilma não cometeu crime e portanto o pedido de impeachment é um golpe.

    Responda
  6. Rocha

    Só o fato de que foi Eduardo Cunha quem abriu o processo basta para ser golpe. E para mantê-lo, Temer recebe Cunha recebe em um domingo à noite. O que querem mais? Chega de hipocrisia!

    Responda
  7. Alê

    Eu "acho" que ele é p tista

    Responda
  8. ECAFIS

    Se os técnicos do Tribunal de contas da União que analisaram a documentação durante um longo período chegaram a conclusão que houve pedaladas, como então uns técnicos do Senado analisando os documentos por alguns dias chegam a conclusão diferente. É claro que ai tem o dedo do Renan, aquele que dispensa apresentações e que joga dos dois lados, tanto isso e verdadeiro que o parecer diz que não houve pedalada mais houve outro crime.

    Responda
  9. Waltinho

    O Papo é um só: A Da.Dilma tem condições de governar o país? É só isso.

    Responda
  10. IVA

    Muito bom, Gaspari. No entanto, algo deve mudar quando um governo, impopular, com politicas suicidas permanece no poder. A Revolucao francesa foi um Golpe? O levantamento do povo Norteamericano [Colonia] contra a politica exploratoria da Inglaterra [Coroa], foi um golpe? Sem tirar qualquer palavra da sua excelente analise, urge mudar e evoluir o Brasil.

    Responda
  11. MarcoAntonio

    Resumindo o interessante raciocínio do ilustre jornalista: não é, mas é!

    Responda
  12. Karlão

    Sr. Missivista. Desde meus tempos de Ofice Boy, há 50 anos, tenho em mente uma regra elementar que impera em Administração privada ou publica: "A chefia executiva delega poderes,nunca a responsabilidade ...Não se trata de mewra questão administrativa, trata-se de bilhões de reais.Defender o argumento de que não sabia ou participou, é ofender a inteligencia de qualquer brasileiro.Somente a incompetencia do conjunto da obra é motivo suficiente para a deposição..Que vpa tarde.Ela e o PT.

    Responda
    1. Manrico

      Prezado Karlão: Seu comentário é totalmente correto. Durante 45 anos, fui diretor técnico de 3 empresas. Deleguei poderes e assumi todas as responsabilidades, é assim que deve ser. Dilma precisa assumir as suas. Abrs.

  13. Paulo

    Se o mel.iante é um f.acín.ora, mas não foi pego em flagrante, então tem a benção de um Elio Gaspari. Dilma Poste Rousseff é um desastre sobre qualquer ponto de vista, e merece a cova rasa antes que o país vá para o buraco sem retorno.

    Responda
  14. TILTTRAPPER

    Elio Gaspari... a sua linha e a sua conduta jornalística já são de sobejo conhecidas por todas as pessoas que se interessam pelo comentário jornalístico. Ler o que vc escreveu dá a impressão que não houve (mas vc insiste que houve) golpe. Essa mulher tem que ser afastada devido a todas as suas reponsabilidades. Faça-nos o favor... não comente com tendências.

    Responda
  15. vladi

    Sr. Gaspari está dando um golpe na inteligência do leitor. Seria fácil para qualquer governate roubar se a culpa recaísse sempre em um subalterno. Seria fazer uma escala...

    Responda
  16. Tiago

    Essa matéria do Elio Gaspari deu aquela sensação de vergonha alheia! Se tivesse lido a Consituição antes de publicar a matéria, teria evitado tamanho constrangimento! Esse "golpe" do Elio Gaspari não durou nem meio período! http://goo.gl/kOqKom O verdadeiro golpe, por definição e à luz da lei, é falar que existe golpe!

    Responda
  17. gaucho

    ao jornalista o governo ex oposicao ja tem o numero de votos suficientes para tirar a dilma todas as pesquisas feitas aos senadores da de59 a60 votos a imprensa ja sabe que ja era mas fica dando migue pra ganhar um dos derrotados

    Responda
  18. Antonio Catigeró Oliveira

    Ainda continua a mesma ladainha. Até o NYT já constatou que é golpe. Está na hora dos golpistas admitirem, pois o resto do mundo já tem certeza. Tomaram o poder para tirar direitos do trabalhador. Todos sabemos disso. Virem a página e discutam sobre estes direitos que estão sendo usurpados. Chega de debate que não interessa mais.

    Responda
    1. Antonio Catigeró Oliveira

      Então, de acordo com sua dogmática conclusão, a corrupção não é problema, e continuará normalmente; o que importa é acabar com o pethismo. Isso me lembra um tempo no começo do século 20 que teima em voltar, e culminou em extermínio. Mas, pelo que vejo na maioria dos comentários, é "normal". Senhor Luiz, aquilo que falamos e fazemos, sem ter consciência da gravidade, é o que há de mais perigoso na nossa sociedade. Passe bem, mas pense mais.

    2. luizcandidob

      Januário, mamar nas tetas do governo é uma prática nacional desde sempre, sempre que se consegue, é uma das explicações do atraso brasileiro. Os que você chama de golpistas mamavam junto com os petistas e pretendem continuar mamando. O diferencial é que os petistas institucionalizaram a roubalheira, que seria o caminho para a salvação dos pobres. Isto é outro problema nacional, o sebastianismo, a espera de um salvador que nos redimirá. O petismo juntou tudo de ruim e é por isso que deve acabar.

    3. Antonio Catigeró Oliveira

      Sr. Saravát, phetista que tem cargo de confiança está saindo. Agora são os golpistas que irão mamar nas tetas do governo. Tem que ser bem puxa-saco, hipócrita e cretino. Pelo visto, tem muito comentarista com essas atribuições.

    4. Vandersluiz

      Os decretos são crimes , logo não é Golpe.

    5. Capilé

      Precisamente, svarat. Dilma não propõe tirar direitos trabalhistas, mas o que ela fez foi tirar o emprego do trabalhador. E tem gente que quer a criminosa de volta.

    6. Guilherme

      No mesmo NYT foi noticiado o processo bilionário movido por investidores americanos contra a Petrobras baseado em má administração e corrupção. Incluindo a época em que a vítima do "golpe" era presidente do conselho da empresa. Gostaria de saber quem pagará essa conta ?

    7. MarceloCoelho

      Tirar os direitos de quais trabalhadores, os que perderam o emprego por conta da política econômica ruinosa da Dilma?

    8. yupi

      É meu caro Januário. Como o mundo dá voltas. Os Yankes eram os Ladrões da humanidade até pouco tempo atrás e agora serve de referência a estes incompetentes do PT. Quem te viu quem te vê!

    9. Antonio Catigeró Oliveira

      Dizem que notícia "boa" e "verdadeira" é aquela que queremos escutar, não é "verdade"?

    10. luizcandidob

      E o que o "resto do mundo" sabe do Brasil? O que os cartazes dos artistas brasileiros "progressistas" e financiados pelo governo (um pleonasmo...) exibem oportunisticamente? Qualquer um que tenha vivido na Europa ou EUA sabe que o Brasil tem presença zero nos jornais e noticiários deste país. Como formar opinião sem nenhuma informação? Só mesmo na "cabeça feita" dos que já sabem de tudo sem jamais terem parado para pensar, nem mesmo um pouquinho.

    11. luizcandidob

      Januário, e desde quando o NYT é prova definitiva de qualquer coisa que ele afirme? Li uma reportagem neste jornal logo após o afastamento da "presidenta" que era uma lástima: o jornalista se guiava totalmente por aparências, não tinha conhecimento mínimo do Brasil, suas instituições, sua história. Eu passei a desconfiar de todas as reportagens internacionais deste "prestigioso jornal". A ideia de que "deu no NYT é verdade" é coisa de colonizado, até fizeram uma comédia com esse título.

  19. Quá-Quá

    "No caso dos três decretos assinados pela presidente, houve crime. Isso é o que basta para um impedimento, ......." Em assim sendo, siga-se o rito. No quê esse artigo contribui para reforçar alguma tese?

    Responda
  20. Emerson

    Quem escreveu o artigo, sequer e brasileiro nato. Ao meu ver, deveria opinar sobre as questoes de seu pais de origem. E deixar que os Brasileiros, falem e opinem sobre seu pais. Com relacao ao texto (se e que assim pode ser chamado), mais me parece uma peca para introduzir algum neofito ao ramo do "Neoliberalismo criado na China, durante o governo Pinochet". Como dito por um expoente senador Petista.

    Responda
  21. sakuraba

    A perícia confirma as pedaladas!!! E quem chefia o Executivo e manda nos ministros de estado? Sugiro a leitura do artigo 76 da CF.

    Responda
    1. sakuraba

      a PF pertence à União, e não ao Poder Executivo. Se não sabe a diferença, vá estudar.

    2. Capilé

      ricborg, sua comparação é absolutamente ridícula. As pedaladas são atos de peso na condução da economia e foram cometidas por auxiliares diretos da presidente, quase certamente por orientação ou, no mínimo, com consentimento dela. Além do simples fato de serem ilegais, as operações conhecidas como pedaladas foram usadas para mascarar o resultado das contas públicas. É impossível que isso fosse feito sem a presidente ao menos saber. Caso ela não soubesse, fica caracterizado um crime de omissão.

    3. Rd

      1. Não existe responsabilização criminal por ato de terceiro. O que aconteceu no mensalão, como dizem os próprios ministros do STF, foi um ponto fora da curva. 2. Responsabilizar o presidente por atos cometidos por funcionários levaria ao impeachment todos os governantes. Aliás, isso já consta do texto do colunista. Na verdade, é simples julgamento político, como sempre se soube.

    4. sakuraba

      putz. Cardoso, é vc?

    5. ricborg

      Pela sua leitura do artigo, se um agente da PF cometer um crime no exercício do cargo devemos pedir o impea ch ment do Presidente.

  22. sil

    Caro Gaspari, dizer que a perícia não encontrou subsídios para dizer que as pedaladas não foram assinadas pela D. Maria é achar que o leitor é ignorante, já que não havia obrigação dela assiná-las, rotina do Ministério da Fazenda, mas que é diretamente responsável por isto, sem dúvida. Afinal é a Presidente, ou V. Sa quer nos mostrar que o Ministro da Economia pode fazer o que quiser dela, sem pedir a benção da Presidente?Ainda mais uma presidente que ditava o que deveria ser feito e aos berros!

    Responda
  23. Adriano

    Os peritos analisaram apenas se houve pedaladas no Plano Safra. Pedaladas aconteceram com todos os bancos públicos em vários programas e isso é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Os peritos analisaram apenas o que foi pedido.

    Responda
    1. Capilé

      Não há mais o que periciar. E mesmo essa perícia foi totalmente desnecessária, pois bastavam os pareceres e análises do TCU, órgão mais do que qualificado para esta tarefa. O TCU tem muito mais gente preparada para isso do que o Senado, afinal um órgão puramente político, enquanto o TCU tem perfil mais técnico. O órgão já havia dito que as operações realizadas pelo governo Dilma eram ilegais. O que peritos do Senado teriam mais a dizer ou como poderiam contrariar isso?

    2. ricborg

      Perícia funciona assim mesmo, cabe a outra parte indicar também outros pontos a periciar.

  24. grenda

    Os senadores já sabiam que não existia o crime, disseram que irão julgá-la pelo conjunto da obra. Pelo conjunto da obra, nenhum deles poderiam ocupar uma cadeira no congresso e muito menos julgarem a presidente. A maioria deles, são acusados de vários crimes, inclusive na lava jato. É um golpe escancarado com a finalidade de se livrarem da justiça, as discussões já começaram no congresso para mudança nas leis com este fim.

    Responda
  25. sil

    Caro articulista, sabemos de suas tendências, mas argumentar com esta didática, despe o rei, no caso, você. O

    Responda
  26. sil

    Caro articulista, sabemos de suas tendências, mas argumentar com esta didática, despe o rei, no caso, você. O

    Responda
  27. cadavezmelhor

    Se nas campanhas prometiam defender a Petrobrás como permitiram o seu esfacelamento "como nunca antes na história desse país"? Sendo assim, os indignados com a corrupção de todos os tempos vêem no cenário favorável ao impeachment algo que poderia se assemelhar com a ironia de Cunha: se há golpe, é de sorte, por se fazerem presente condições de um basta [democrático, não a la Orlando Geisel!] e que não se saia das ruas até que se defenestre outros que as investigações tem revelado sejam quem for.

    Responda
  28. Leandro

    Como foi explicado na comissão de impeachment, o papel da perícia é dizer se houve materialidade dos crimes, isto é, dizer se eles ocorreram ou não. A competência de julgar a autoria é dos juízes, ou seja, dos senadores, neste caso. Nenhuma fraude deixa assinatura do autor, oras. É claro que não há assinatura de Dilma no caso das pedaladas. No entanto, ela era a responsável pelo executivo federal, ou pela falta de pagamento por parte do Tesouro Nacional. Fraude fiscal não é "só contábil".

    Responda
  29. CONTRERO

    Duas coisa meu caro Gaspari, ainda que perfeitamente bem concluída sua matéria. A vigilância do STF que segundo os interessados empresta legalidade ao processo, está e vem sendo feita com um olho só, pois, do contrário, ao primeiro reclamo da acusada o processo seria extinto sem qualquer outra análise merital. O que ela reclama e agora o laudo confirma, é não ter praticado crime capaz de gerar seu afastamento. Se isso não restou provado, então há golpe sim e pior, preparado adredemente

    Responda
  30. rita

    Sr Elio: quanta perda de tempo!!!! A super competente executiva, gerente, se fosse President(a) de uma multinacional e cometesse qualquer omissão, deslize estaria na rua....como President(a) de um País não dá para ter uma postura ingênua de não sabia, não me avisaram! O Sr poderia nos poupar de seus comentários desnecessários a esta altura dos fatos. Golpe??? Vire a página por favor!!!

    Responda
    1. Recomeço

      Bem colocado.

  31. cadavezmelhor

    Se juridicamente o crime está configurado somente pela emissão dos decretos, resta o componente político do julgamento. E aí, o que fizeram entre Tomé de Souza e Temer se torna irrelevante, pois juntamente com a tipicidade legal entra em cena o famoso "conjunto da obra", que no caso da ré é considerado desastroso por boa parte do eleitorado, bom que se diga, não só saudosos do tucanato mas desiludidos ex-eleitores de Lula e da própria ré ao terem assistido e se beneficiado do petrolão.

    Responda
  32. nunes

    E mais, o partido do desgoverno anterior ajudou a derrubar um governo e pediu ou apoiou outros vários pedidos de impedimentos de outros governos, agora não param de mimimi quando o feitiço se volta contra o feiticeiro. Desgoverno anterior foi horroroso, sem perspectiva alguma de melhorar o país, pelo contrário, era certeza de ir pro fundo do poço encontrar os amiguinhos bolivarianos.

    Responda
  33. Santi

    O Brasil está nessa bagunça econômica e política porque é muito fácil eleger os candidatos. É só apertar a tecla Confirma!! Eleitos, em nome da Democracia podem fazer de tudo: ser incompetente na administração do País, desrespeitar a Constituição, legislar em causa própria, negligenciar com o dinheiro público, incentivar a corrupção e roubar, fazendo de tudo para se manter no poder!! Fica agora esse lero, lero da perícia! Se a Dilma não assinou as pedaladas, não interessa, foi omissa . Fora PT!

    Responda
  34. nunes

    Houve golpe e atentado contra a democracia no mensalão, no petro lão, na corrupção desenfreada perpetrada pelo partido do desgoverno, houve golpe vocabular no estelionato eleitoral, houve golpe contra o país quando perdoaram dívidas de países governados por ditadores, houve golpe contra o país quando compraram a refinaria sucata enferrujada de Pasadena, quando arruinaram a Petrobras, no superfaturamento da refinaria em Pernambuco, etc, etc, nem tem espaço pra escrever a quantidade de golpes.

    Responda
    1. nunes

      Mader... pelo governo dela e com participação dela direta dela em vários pontos. Só o mensalão foi no outro.

    2. Mader

      mas tudo isso foi praticado pelo p.m.d.b não por ela.

    3. nunes

      Sem falar nos negócios secretos com dinheiro público com Cuba, a idolatria com ditadores, a esculhambação com a política e a economia do Brasil, o discurso de socorro aos pobres quando na verdade o conluio com os maiores ricos do país foram orquestrados pra assaltarem o Estado, o aparelhamento do Estado, e haja espaço pra relacionar o golpe do desgoverno contra o Brasil.

    4. Adriano

      Você esqueceu do golpe do crédito consignado contra aposentados e servidores públicos endividados.

    5. IPA

      Valeu Nunes, concordo,

  35. luizcandidob

    Esta coluna repete uma argumentação puramente jurídica à brasileira, que se prende a detalhes para ocultar a essência. Este julgamento não é jurídico, é político e pode perfeitamente levar em conta o "conjunto da obra", não um item específico. O próprio autor reconhece que "No caso dos três decretos assinados pela presidente, houve crime. Isso é o que basta para um impedimento...". Pois é... Mas como não foi esta a acusação, a "presidenta" deve retornar e continuar seu desgoverno. Lamentável!

    Responda
    1. Jeff Beck

      "No caso dos três decretos assinados pela presidente, houve crime. Isso é o que basta para um impedimento...". Estes decretos também fazem sim parte da acusação, portanto, a ex-presidenta deve ser impedida !

    2. IPA

      Eles pensam que somos o t a r i o s,

  36. Star - Nunca mais

    Consideramos que há golpe somente se os petralhas continuarem. Que Pais é esse?.....

    Responda
  37. PaBr

    Eu não me sinto nem um pouco constrangido!

    Responda
  38. vander

    entendendo da seguinte maneira, tem um time de futebol jogando, tem o técnico dando instrução ao time, mas o gandula que torce para o time grita para jogar diferente, em quem os jogadores irão obedecer, no caso falamos da senadora Rose de Freitas, o que ela disse no senado, digo quem manda é o técnico (o pres. Temer).

    Responda
  39. Andrômeda

    O próprio Elio reconhece que o impeachment é legal e possui os elementos legais para acontecer. Não há pois nada de ardil e não há absolutamente bem lembrança de qualquer coisa que pudesse sequer lembrar golpe. Logo, o termo descrito no dicionário que cita, de forma alguma se aplica.

    Responda
    1. Andrômeda

      Corrigindo: nem lembrança

  40. Romeno MG

    Ela tem a obrigação de saber tudo que estava acontecendo, se alguém usou de má fé a culpa é DELA.

    Responda
  41. Pablo

    Há golpe no ar! Parabéns, Elio Gaspari! Para os arautos das pedaladas fiscais como justificativa do impeachment de Dilma, fica essa grandiosa bananosa jurídica a destrinchar. Nada tão difícil, por certo, para quem sabe dá nó em trilho!

    Responda
    1. Capilé

      Tanto as pedaladas quanto os decretos foram atos ilegais, fatos apenas confirmados pela perícia do Senado, e Dilma não precisa ter assinado (ou deixado suas digitais, como o articulista colocou) para ser considerada responsável por eles. Foram atos da administração direta, realizados por auxiliares diretos dela, certamente com sua anuência. Não há o que discutir sobre a caracterização do crime de responsabilidade da presidente. Se ela insistir na tese de que não sabia, deve sair por inépcia.

  42. Marcio Amaral

    Se considerarmos a pré disposição de antigos aliados de Dilma, ela está fora. Mas isso não invalida, de modo algum, o seu impeachment. Pode até ser ser um movimento em torno de interesses menores para uma mudança de poder. E o é. Agora, é bem difícil descolar, o real envolvimento da (ex) presidente da questão. Acho muito ingênuo, pra não dizer hipócrita, quem comunga de tal opinião. Não há digitais, apenas isso.

    Responda
  43. Pablo

    Se as pedaladas fiscais não existiram, como fica a a cara dos nobres deputados e senadores, da nossa avacalhada República, que votaram a favor do impeachment de Dilma hasteando a aludida pseudo inequívoca bandeira? Golpe, no dicionário popular, é sinônimo de tramoia, mutreta, cara de pau ou algo que o valha. Lembremos que, malgrado as muitas cacas do governo petista, Eduardo Cunha, Aécio e Cia, souberam blindar o Congresso para asfixiar a viabilidade do governo da presidente afastada.

    Responda
  44. MVC

    Pelo visto o autor do texto não leu o relatório do TCU, já que este não deixa dúvidas de que houve "práticas ardilosas" por parte da presidente para mascarar as contas públicas. Sabe-se lá que são estes "técnicos" do Senado,

    Responda
    1. ney

      Fiz um comentário há pouco onde não usei expressões com todas as letras maiúsculas. nem publiquei conteúdo ofensivo. Só expressei minha opinião. É permitido ou não isso? Onde errei, então?

    2. MVC

      Inter_Uai, tais peritos designados pelo Senado (João Henrique Pederiva, Diego Prandino Alves e Fernando Álvaro Leão Rincon) são consultores, não possuem a mesma envergadura dos ministros do TCU.Além disso, as pedaladas estão mais que provadas com a constatação de que o governo não fez o repasse para os bancos por vários meses e o fato dos bancos terem reconhecido em seus ativos as dívidas do governo. Por fim,tendo em vista a saída definitiva desta senhora ex-presidente, há esperança para o país.

    3. Inter Uai

      MVC, os técnicos pelos quais o sr. demonstra desconfiança, são funcionários de carreira, concursados e especialistas em orçamento e foram indicados pelos presidente do STF, Ministro Lewandoski. Alguma dúvida, se ainda tens, pode desistir deste país.

  45. CHICO HARMONIA

    Censura na folha.

    Responda
  46. CHICO HARMONIA

    Golpe é o projeto de poder do PT em troca de migalhas dos benefícios sociais.

    Responda
  47. CHICO HARMONIA

    Tudo que escrevo, o que é absolutamente verdade a folha não publica. Esta e a ideologia de esquerda predominante na mídia eletrônica do grupo folha.

    Responda
  48. CHICO HARMONIA

    Sem dúvida Elio, houve um golpe na ética da política Brasileira. O governo do PT institucionalizou a corrupção e a ideologia barata populista em troca de migalhas aos povo carente do país.

    Responda
  49. CHICO HARMONIA

    Nos últimos 13 anos, o Brasil sofreu um golpe de uma ideologia barata e populista que em troca de alguns benefícios sociais, instalou no país a maior rede de corrupção institucionalizada. A ideologia da esquerda bolivariana quase levou o país à falência. É hora do judiciário cumprir seu papel institucional e não mais criar problemas ao país. Se há impunidade no Brasil é porque o judiciário não funciona. Acorda Brasil!!

    Responda
  50. fedora

    Golpe é o colunista ser petróleo a lha!

    Responda
    1. ricborg

      Leia os livros dele antes de dizer bes teira!