Comentários para:

Há golpe

VER COMENTÁRIOS EM Elio Gaspari

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Inter Uai

    As pedaladas estão fora então. Os decretos ao meu ver são ainda mais fáceis de demonstrar que não houve dolo da presidenta.Eles foram pedidos por vários órgãos, inclusive o TCU se não me engano, MEC, TSE, PF, PRF, etc..apontando os recursos advindos dos próprios órgãos como receitas de inscrição de concursos, multas, e outras, então não afetaram os resultados do orçamento "financeiro", isto é líquido e certo.Se alterou foi para cima, ou seja pode se gastar mais com lastro dos próprios órgãos.

    Responda
    1. Inter Uai

      Montly, não se discute se ela assinou ou não, ela assinou, mas qualquer pessoa com um mínimo de inteligência sabe que se um gasto para um determinado órgão tem receita do próprio órgão, não afeta a meta fiscal. Estou careca de ver a tv senado e as testemunhas de defesa falarem isto. . Recomendo ler Hélio Gaspary de hoje!

    2. Monty

      As pedaladas existiram sim. Só não encontraram um papel assinado onde ela dava a a ordem de não pagar. Mas q houveram os calotes houveram e isso configurou uma operação de crédito. Sendo ela presidente deveria ter mandado pagar. O relatório diz q os decretos tem a digital dela uma vez q foram publicados e na publicação é assinado pela Dilma. O problema de ler informação de segunda mão é q quem leu primeiro já interpretou e esta repassando sua opinião.. Leia o relatório. Beba água na fonte.

  2. Manoel Oliveira Santos

    A Dilma Rousseff cometeu crime de responsabilidade fiscal e ele é passível de impeachment; ponto final. Como é que o Sr, Elio Gaspari quer defender sua amiga, admitindo o crime? Por acaso na Itália é assim? Por que a Dilma Rousseff pedalou? Porque já estava na UTI política, não tinha apoio de ninguém no congresso e sabia que se fosse pelos trâmites legais, não seria aceito. Se Eva e Adão cometeram o mesmo crime, problema deles e da justiça da época, nós estamos no terceiro milênio, século 21.

    Responda
  3. whanaoka

    Agora só não vê o golpe quem for muito mau caráter!

    Responda
    1. Monty

      Leia o relatório e não se apoie em texto de terceiros.. Beba água da fonte.

  4. Monty

    Li o relatorio inteiro. Não sei porque me constrangeria uma vez q ele demonstra q houve operação de credito ao atrasar a equalização do plano safra e q ela tem responsabilidade sobre os decretos. Note. não existe uma ordem escrita da presidente mandando atrasar os pagamentos mas ela é a responsável pela ordem de pagar e se não mandou pagar é o mesmo q mandar não pagar. Isso é o comportamento de caloteiro.Ela, juridicamente, é a responsável pelos pagamentos e a maior beneficiária do não pagamento

    Responda
    1. Oswaldo

      Mas a pergunta é outra: vamos caçar TODOS os atuais governadores que usaram a mesma prática? E Temer, que assinou os mesmos tipos de decretos? O problema é esse. Não é uma questão de estar certo ou errado, mas uma questão de isonomia no tratamento.

    2. luizcandidob

      Monty, raciocínio impecável. Será que o Elio Gaspari também leu o relatório? Eu duvido!

  5. guerra

    e que já tinha sido confirmada pela mesma prova técnica isenta do TCU. O problema aí se resolve pela Presidente ser a responsável pela a ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA e portanto sua conduta foi omissiva é irrelevante no crime sob julgamento que é de conduta se é cometido com dolo é culpa , diferentemente do fato típico penal quando agente comete a figura típica prevista no dispositivo penal como estelionato, etc... , o exemplo aqui seria o caso do ex Ministro PAULO BERNARDO liberado como uma pomba...

    Responda
  6. dinto

    Condenar o governo Dilma me lembra aquela velha história: Você pode não saber porque está batendo, mas ela sabe porque está apanhando...

    Responda
  7. robs

    Na política tem que se esforçar para não ser cínico.Dilma errou muito.Na economia seguiu a mesma linha dos seus antecessores FHC e Lula, ao tentar manter o câmbio valorizado por meio dos swaps,o que,na prática,transferiu renda dos subsídios da política industrial para importados.Foi diferente de FHC e Lula,que usaram juros altos para valorizar a moeda,todas essas danosas a economia.Quanto ao impeachment, ela caiu porque brigou com o Congresso e não por causa de créditos, pedaladas ou corrupção.

    Responda
  8. Quaker

    Quem é Elio Gaspari? Não conheço.

    Responda
  9. Mader

    no Brasil a cultura é a do futebol, se a coisa ta ruim se tira o técnico.Como já falou um francês ; não é mesmo um país sério.

    Responda
    1. Mader

      eu tenho 50 anos .este país sempre foi o país da fome.

    2. nunes

      Arruinar um país é coisa de gente séria? O desgoverno anterior estava arruinando o país.

  10. alex

    No momento atual, ficar falando em golpe, depois de toda dificuldade que os brasileiros fomos obrigados a passar, por conta de desmandos, incompetência, roubalheira e outros desvios da presidente afastada, é no mínimo falta do que fazer ou escrever ou choro de viúva do Kremlin

    Responda
  11. Silveira 65

    Está na hora de voltar à Itália para falar bobagens lá, não aqui e nos faria um grande favor se levasse Dilma junto. Tchau queridos!

    Responda
  12. Leandro

    Como foi explicado na comissão de impeachment, o papel da perícia é dizer se houve materialidade dos crimes, isto é, dizer se eles ocorreram ou não. A competência de julgar a autoria é dos juízes, ou seja, dos senadores, neste caso. Nenhuma fraude deixa assinatura do autor, oras. É claro que não há assinatura de Dilma no caso das pedaladas. No entanto, ela era a responsável pelo executivo federal, ou pela falta de pagamento por parte do Tesouro Nacional. Fraude fiscal não é "só contábil".

    Responda
  13. Fernando

    A conclusão dos peritos que favorece Dilma de que ela não teve participação direta nas pedaladas não a exime do fato que, como presidente, ela é responsável pelos atos de governo. Se fosse valida a tese do colunista, no Brasil só haveria inocentes e o pagador de impostos é o vilão.

    Responda
  14. guardiao

    eu concordo se os peritos agora vao julgar, para que precisaremos de juízes, é ou não é?

    Responda
  15. zeetore

    Na verdade, há circo. Montados picadeiro e lona apenas para dar ares de legalidade. Igualzinho antes (na ditadura), já que as tais pedaladas e os aludidos três decretos não bastam à configuração de crime, ainda porque aumentada a meta fiscal. Então, sem pretender, aqui, a defesa do governo Dilma, é de se reconhecer que se cuida só de "questão política" o que embasa (mas não sustenta) o processo de impedimento, e que, aos ouvidos moucos e olhos míopes do STF, pouco importa a segurança jurídica.

    Responda
  16. jcm

    Sr. Colunista Pelo que o sr. escreveu, parece que se alguém mata uma pessoa e não é condenada, fica aberta a possibilidade de se matar e não ser condenado tb.(Michel Temer a Tomé de Souza) O Brasil esta mudando com muito esforço, mas estar. A Lava Jato veio para isto acontecer.

    Responda
  17. Déjà vu

    Fatos e Versões: O P.T. e o Marketing do G o l p e, que foi feito para Reescrever a História do Impeachment de Dilma, a Militonta que Implodiu seu partido em 6 anos, nos condenou a Mais uma Década Perdida, quiçá décadas, e foi uma verdadeira Hecatombe da Esquerda Populista Patrimonialista Tupiniquim!

    Responda
  18. Carlos Amoedo

    Gaspari....seja o que for , para que se dar ao trabalho de defender essa incompetente e sua turma de corruptos ?? Algum interesse certamente existe. Você pode dizer o que quiser mas uma coisa é certa....a arma era de brinquedo mas o assalto efetivamente ocorreu.... O fato de, tecnicamente , não configurar pedalada não anula o crime praticado. Tchau querida , tchau PT , tchau esquerdopatas.....

    Responda
  19. Déjà vu

    G o l p e em gestação:"Maculada Senhora:” Falsiane. Quando promete um Plebiscito para decidir sobre a realização de Eleições Diretas agora, Dilma omite e o que diz a Constituição: consultas populares dependem de aprovação do Congresso. Condição que ela não teve para barrar o impeachment nem terá para aprovar um plebiscito.” DK ***Não está no livrinho!

    Responda
  20. Hamilton

    Cara, volta para sua Itália. Se alguém apontar algum político, ou pessoa, que não tenha ideia já formada sobre a inocência ou a sobre a culpa da presida nta ganha um doce. Não dá para dizer qual dos lados é golp ista ou vítima dele.

    Responda
  21. Vandersluiz

    O Colunista desce do muro e se assume. Quem diria..........um pe tralha enrustido.

    Responda
  22. Déjà vu

    Dilma a Guerrilheira Golpista: "Maculada Senhora:” Falsiane. Quando promete um Plebiscito para decidir sobre a realização de Eleições Diretas agora, Dilma Rousseff omite e o que diz a Constituição: Consultas Populares dependem de Aprovação do Congresso. Condição que ella não teve para barrar o Impeachment nem terá para aprovar um Plebiscito.” DK

    Responda
  23. Vade

    A pedalada não é crime comissivo e sim um crime omissivo. Não é crime do Código Penal e sim de lei especial extravagante. Isso derruba a tese do Dr. Cardozo de "não há dolo" e "onde está o ato". Pois bem, não há ato comissivo e sim uma omissão que não necessita de sua assinatura, pelo contrário, precisava exatamente disso: que ela desse de ombros aos que inadimpliam deliberadamente com a CEF e BB criando um débito que, nas instituições financeiras são chamadas de "operação de crédito".

    Responda
  24. Vandersluiz

    E os decretos não são crime?

    Responda
  25. Genilson

    Conforme definição que H Gaspari apresenta, dentre as várias possíveis, golpe é obter poder usando artifícios ilegais, ardis etc. Ora, é amplamente sabido que Dilma só chegou ao poder graças a vários ardis ilegais. Golpe portanto. Um fato não justifica o outro, mas deveria ser também citado quando se insiste na vitimização de Dilma.

    Responda
  26. Genilson

    Conforme definição que H Gaspari apresenta, dentre as várias possíveis, golpe é obter poder usando artifícios ilegais, ardis etc. Ora, é amplamente sabido que Dilma só chegou ao poder graças a vários ardis ilegais. Golpe portanto. Um fato não justifica o outro, mas deveria ser também citado quando se insiste na vitimização de Dilma.

    Responda
  27. reisender

    Senhores censores. Eu escrevi alguma palavra proibida?

    Responda
  28. Jeff Beck

    Golpe foi o que a ex-presidenta fez com os brasileiros e brasileiras. Estelionato eleitoral: 13-171.

    Responda
  29. Vandersluiz

    O Jornalista , é um defensor da presidente afastada enrustido, quem o acompanha em suas colunas na folha durante a crise sabe disso. Gosto muito dos seus artigos, principalmente quando "Tenta"ser imparcial.Agora com esse parecer , meia culpa dos técnicos do senado, ele não aguentou e se mostrou o seu lado.Lamentevel que um jornalista e escritor de sua estirpe não tenha um pouco sequer de patriotismo, poê a sua ideologia acima dos interesses da nação Brasileira.

    Responda
  30. R N C

    Só porque ele é famoso acha que pode falar bobagem. Não constrange tanto porque fala que os decretos foram irregulares, como apenas diz que não houve ação direta, mas é obvio que ela sabia das pedaladas que foram decididas por ela e pelo arno, até pelo desastrado e catatosfico estilo centralizador. Golpe é petrolão, Golpe é corrupção desenfreada e desrespeito a LRF. Em qualquer pais civilizado e desenvolvido do mundo um governo tão corrupto e tão incompetente como de Dilma já teria caido.

    Responda
  31. Jayare

    Artigo ridículo. Desmerece o autor..

    Responda
  32. cemir

    O sr Hélio gaspari não passa de um verdadeiro esquerdista! isto é vero, independentemente de existir pedaladas ou não, a mim não constrange em nada, a sua colocação não passa de uma baboseira dizer isso! tanto essa facção é tudo indica o tal pt, afundou o pais no caos, e o sr ainda defende esse bando de ratos, porque não faz sentido que armaram para nós brasileiros, ademais isso aqui não é a Venezuela, cuba, Bolívia e etc, e realmente sempre foi o desejo deles perpetuar no poder.

    Responda
  33. Luiz

    Se foi por "práticas ardilosas" (pedaladas) que a presidente conseguiu ser reeleita em 2014 (proveito indevido), logo, sua REELEIÇÃO é que é GOLPE, e não o seu impedimento. Impeachment significa desfazer o golpe.

    Responda
  34. PauloGodoy

    Não concordo. Claro que popularidade não é suficiente para impedir a presidente. Porém, ela enganou, ela comprometeu a economia, ela realizou uma gestão temerária. E o parecer apenas fala que ela não foi diretamente responsável pela pedalada, mas responsável pela emissão de credito suplementar não autorizado. então têm-se base jurídica. Agora na sua cartilha, ela não é responsável pelo seu subordinado. Ela não cometeu nenhum erro. Ela é uma santa e uma coitada. Não, ela não é santa nem coitada.

    Responda
  35. Rickbrazil

    Ainda que não seja considerado crime de responsabilidade, Dilma driblou leis, normas e todo o tipo de artimanhas administrativas para levar o país, onde levou. Se utilizou do chamado jeitinho brasileiro. O processo de impeachment se utiliza, da mesma moeda. Não seria diferente, o jeitinho brasileiro aplicado ao impedimento da presidente. Dilma está apenas tomando de seu próprio veneno.

    Responda
  36. LUIZ

    Sr. Gaspari, o constrangimento só é percebido por quem está pre-disposto a encontrar uma desculpa, qualquer que seja, para defender A Presidente Dilma. É a mesma coisa que dizer que Marcelo Odebrecht não tinha conhecimento de que seus gerentes, diretores e assistentes pagavam propina. Então pela sua tese de "constrangimento", vamos isentar todos os donos das empreiteiras que pagavam propinas pois eles alegam que não sabiam. Seria a prova então de sua incompetência para gerir o país.

    Responda
  37. Guilherme

    Então se esse parecer prova (magicamente) o golpe . Por essa mesma lógica o esquema de Gleisi Hoffman (e todos os outros escândalos) comprova propina para o partido e para a campanha da reeleição.

    Responda
  38. Mendes de La Mancha

    Como pode haver tanta mentira, onde deveria haver tanta clareza? Uma MALUCA de aspecto hidrófoba, recebe 45 mil reais do PSDB, para escrever um Pedido indevido de impedimento e ainda vai para a Comissão fazer sua defesa, e ninguém 'a sua passagem a inquiri sobre seu GOLPE?? E lá em meios aos Suspeitos integrantes da comissão de acusação, faz um teatro que até no Circo Bombril os palhaços chorariam de rir, de tão grotesco. E os senadores manchados de crimes se esforçam na tentativa do sucesso.

    Responda
  39. Mader

    esse ``julgamento`` vai ficar na história como aquele que foi legal mas não foi moral.

    Responda
  40. Mendes de La Mancha

    Sr Gaspari. Há GOLPE sim!!! Sou amante da língua portuguesa, de seus homônimos e antônimos e antíteses e prosopopeias e verbos indefectivos e irregulares. O que lamento é tanta mentira para se dispensar uma governante com seus bons votos. O que machuca é ver uma classe empresarial, louca para diminuir o salário de seus escravos, e usar os dinheiros do povo em benefício próprio sem a contrapartida da devolução. É ver os três parlamentos roubando o ouro que não lhes pertence. Pra que servem???

    Responda
  41. Ze mane da breja preta

    "Em cada julgamento, um drama se desdobra diante do público, um duelo entre a defesa e a acusação. Ambas contam histórias que não são necessariamente verdadeiras, mas possíveis. No final uma é declarada a vitoriosa, mas isso não necessariamente tem algo a ver com justiça..."O público é sempre rápido a atribuir o rótulo de "monstro". Mas monstros não existem, não existe essa coisa de mal absoluto...são seres humanos, pessoas com dois olhos, duas mãos, um gênero e emoções" Vergé.

    Responda
  42. SENNA

    Há quem diga "prefiro pecar por excesso do que por omissão", a partir daí vamos pensar: Será que a presidente Dilma não quis "pecar" por excesso e foi omissa? Será que ela, no furor de não demonstrar ao país que a economia estava mais que cambaleante, não foi longe demais, novamente, por omissão ou incompetência? Será que ela não via a desgraça que o país estava caindo, com milhões de trabalhadores desempregados e com a inflação em alta? Será, será, será...

    Responda
  43. Eduramires

    O Teatro político que assistimos, de fato, tem consequências graves. Infelizmente elas não estarão resumidas à discussão partidária - golpe político X remédio constitucional. Esse julgamento no Senado se é incapaz de esconder o viés político do impedimento, serve para demonstrar a inviabilidade e a inutilidade do presidencialismo brasileiro. De que nos servirá manter esse regime que não é capaz de comprometer a maioria parlamentar, nem merece responder pelos atos de gestão do executivo?

    Responda
  44. Guilherme

    Pela lógica se eu não pagar os impostos da minha empresa e meus funcionários não poderei ser responsabilizado, basta culpar o contador. Quem recebe a multa de trânsito ? O condutor ou o proprietário ? A lógica é a mesma, quem era o condutor do governo ? Se ela não sabia (sabe) nunca de nada quem sabe ? Como no trânsito o proprietário (presidente) deve indicar o condutor. Estamos esperando.

    Responda
  45. BrasilChorão

    Texto confuso, mal elaborado na concatenação de ideias, cheio de voltas, de idas e vindas. Com objetivo claro de agradar gregos e troianos e claramente orientado pela direção do jornal. Todos conhecem a posição deste jornal e deste colunista em relação ao que ocorre no Brasil. Pelo amor de God! (em inglês, pois somos colônia e desejamos isso), é ridículo querer a esta altura ficar em cima do muro, aliás, fingir que se está em cima do muro. Fingir decência neste momento?!?! Faça-me o favor...

    Responda
  46. crnfreitas

    Se não digital da Presidente há crime de responsabilidade por omissão. Ela não pode alegar que a mão direita não sabe o que a mão esquerda faz. Nosso sistema e presidencialismo imperial

    Responda
  47. edinho

    O senhor está defendendo uma jurisprudência que não existe.

    Responda
  48. lmura

    Inexiste a lógica neste texto.

    Responda
  49. Jayare

    A verdade, Sr. Gaspari, golpe pode ser a definição de qualquer decisão legal que nos desagrade. E assim é como Dilma e o resto do pt estão denomimando o processo legal que está afastando a pior presidente de nossa história. É apenas isso.

    Responda
  50. Suzana

    Pedalada fantasma, sr Elio Gaspari? Terceiro mundo funciona assim: o crime não é tão importante, deixe para lá; a meta foi mudada para adequar-se ao crime, deixe para lá. O rigor com a conduta criminosa da sra presidente pode ser produto a insatisfação geral. Mas continua crime. Ou rasgo meu diploma.

    Responda