Mariliz Pereira Jorge > A vida é muito curta para morar no Rio Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. nunes

    Infelizmente é tudo verdade, o RJ está em frangalhos, é preciso recuperar a cidade, o lugar é maravilhoso mas está depauperado.

    Responda
  2. M

    Bravo! Há 50 anos, Walt Dísney homenageou o Rio com o personagem .. zé carioca...e recebeu uma homenagem do povo do Rio, se esperava o que, 50 anos depois....

    Responda
  3. M

    Bravo! Há 50 anos, Walt Dísney homenageou o Rio com o personagem .. zé carioca...e recebeu uma homenagem do povo do Rio, se esperava o que, 50 anos depois....

    Responda
  4. DÓRIA

    Parabéns Mariliz pela verdade descrita neste artigo. Nós brasileiros gostamos de esconder a realidade dos fatos e o Rio é um retrato deste caos social e econômico que vivemos. Faltam líderes neste país para se preocupar com os verdadeiros problemas e com os cidadãos. Lamentável e triste.

    Responda
  5. nelsonfjobim

    Tem idiota pra tudo. Moro no Jardim Botânico. Hoje trabalho mais em casa. Pego minha bicicleta e vou à praia em Ipanema no verão e no inverno. O Rio é o berço do samba. Curto um ensaio da Mangueira, entre tantas outras opções culturais que a cidade me oferece. Não estou satisfeito com a violência, os mosquitos e a incompetência das autoridades nem chamo favela de comunidade, mas tenho uma qualidade de vida no Rio que não teria em outra cidade brasileira.

    Responda
  6. Litho

    Não moro no Rio,mas não existe para mim cidade no mundo mais bonita. Mariliz dissecou muito bem os aspectos negativos de se morar no Rio e eu acredito que são esses que ela descreve muito bem no texto. Mas será que não há vantagens também? A criminalidade é um problema nacional e Rio não está sozinho nisso.Mas a paisagem,os pontos turísticos,o alto astral que a cidade passa impressionam ! Servem de lenitivo para nossa problemática existência. E as Olimpíadas ? Por acaso,devo estar aí em breve.

    Responda
  7. Barça

    Sou um carioca suburbano e crítico dessa cidade ruim num lugar lindo mas esse texto é ruim pra caralho. Burocrático, óbvio e sem nenhuma inspiração. Perdeu uma boa oportunidade pra detonar o Rio.

    Responda
  8. LSC

    Bom texto! Boa reflexão! Reflete bem a realidade de muitos que moram no Rio! E parece que as coisas podem ficar pior!

    Responda
  9. Tchura

    Excelente texto...uma positiva informação sobre - pelo visto - a ex-cidade maravilhosa. Positiva porque relatou com verdade a situação do Rio que já foi fonte de inspiração de grandes poetas e compositores!!! Sem falar da Globo que fez muitas novelas tendo como cenário o ex-maravilhoso Rio de Janeiro... Que vontade sinto de chorar .

    Responda
  10. Toni Morty

    Sou possuidor de um apto de frente em sistema de time-sharing na praia do Leblon, quase posto 9, há uns 30 anos aproximadamente e faz mais de 20 que não usufruo minha semana neste local porque o Rio tornou-se perigoso demais para mim e para os meus, então achei melhor guardar lugares tão lindos,na memória. Fazer o quê!!!

    Responda
  11. Doutor

    Ótimo texto. Me fez relembrar porque fui embora do Rio há 20 anos atrás para morar numa cidade média do RS. Almoço em casa todos os dias. Vejo meu filho de 3 anos em todos os almoços e jantas. Isso sim é vida.

    Responda
  12. Tiago

    Torço para que Mariliz e os outros 56% realizem seu sonho e se mandem da cidade. Estava precisando sair do aluguel, mas os preços estão pela hora da morte. Mesmo com só 44% da população ainda teríamos 2.781.000 habitantes. Aliás, o Brasil merecia uma distribuição populacional mais uniforme e menos concentrada em alguns dez ou vinte pontos.

    Responda
  13. Ubaldo

    O desencanto de Mariliz parece ter-lhe acometido sem no entanto ter sido assaltada. E olha que naquela cidade ser roubado em plena rua é corriqueiro. Qualquer cidadão ali tem história pra contar. Seu relato poderia ter sido mais amargo.

    Responda
  14. Froog

    De fato...

    Responda
  15. Luis

    Hell de Janeiro, cidade de São Sebastião, cada esquina um canteiro, cada esquina um ladrão... já cantava Didi Mocó, Sonrisel Colesterol

    Responda
  16. Spina

    Cadê a solidariedade dos cariocas, bem de vida, com os pobres e miseráveis?

    Responda
  17. Fabs

    Esse texto foi difícil de ler mas retrata a triste realidade carioca. Eu sou paulista mas também sempre gostei muito do Rio, ultima vez que fui pra lá no fim do ano passado, não consegui ficar tranquilo e aproveitar as minhas férias, acho que nem pra férias o Rio eh adequando ultimamente. Que triste!

    Responda
  18. Marcusalém

    Não estamos tão diferentes do RJ. SP é uma cidade engarrafada pelos carros e intimidada pela violência. Não queremos ver programas policiais, mas sabemos diariamente através de amigos , que alguém próximo foi vítima da criminalidade quando não, nos mesmos. O RJ é o filho mais doente da União. Mas para quem vai ao Nordeste tbm vê e sente o caos que são sua capitais. No final, teremos que mudar de país. Pois a vida é muito curta para morar no Brasil.

    Responda
    1. Orefice

      Sou paulista e moro no Rio, a grande diferença é que São Paulo é a terra da garoa e o Rio a cidade maravilhosa, acabou-se a garoa e a maravilha também.

  19. Paulo Varejao

    Parabéns à jornalista que, com incomum criatividade, entroniza o elogio, manifesta a crítica e dá sutil conselho. Pena que no contexto esteja o Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, que mereceu de Deus tanto atributo de beleza.

    Responda
  20. Paulo Varejao

    Parabéns à jornalista que, com incomum criatividade, própria de profissionais competentes e sensiveis, como ela demonstra ser, entroniza elogio, mandei festa crítica e dá sutil conselho. Pena que no contexto esteja o Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, que mereceu de Deus tanto atributo de beleza.

    Responda
  21. IFS

    Sou carioca e moro em sp. Assino embaixo de cada palavra. O Rio eh uma grande m dentro e fora d'água, onde a preguiça, a opressão de classe e a corrupção sempre firam vistas como traços de charme. Espero que a gente passe uma grande vergonha com as Olimpiadas. Que sabe fica uma lição que a Copa não ensinou? Só tenho rezado para o Cristo Redentor nos proteger de um ataque terrorista.....

    Responda
  22. Grace

    Com pesar em concordar e alegria em ler texto tão bem escrito.

    Responda
  23. Debbie

    Isso é motivo de TRISTEZA e n de vanglória p quem é de outros estados.Se vc vê isso tdo com sensação de ter ganho uma disputa:c alegria,desprezo,ou indiferença;tem algo errado. Deveríamos pensar como nação:a tristeza de nossos compatriotas deveria ser nossa tb.Mas entendo q q pensa daquela forma tem no seu umbigo e no espelho seus melhores amigos... Massacres na Europa nos entristecem, mas não no RJ.Tá na hora de pensar como gente gde e deixar esta rivalidd infantill d 1 x por tdas.

    Responda
  24. Caval

    Perfeito, qualquer um com bom senso desde sempre já podia notar a insustentabilidade do nome cidade maravilhosa. A reportagem mostra perfeitamente a verdadeira face da cidade pesadelo.

    Responda
  25. vinicius

    Muito bom.

    Responda
  26. a

    Perfeito o texto. Sou de BH e tem 2 anos que trabalho no Rio de Janeiro e 90% dos finais de semana voltei p BH. Pois não consigo ficar aqui. E sempre me pergunto se eu q estou errado, pois tem pessoas q amam a cidade. Não tenho coragem nem de trazer minha família p passar fds comigo aqui. Parabéns pelo texto. Chega de demagogia

    Responda
  27. jarbinha

    Sou mineiro e nos anos 80 ia ao Rio passear e achava o carioca um sujeito alegre, brincalhão e de bem com a vida. Hoje quando eu vou ao Rio constato como o carioca embruteceu. Em qualquer lugar que você vai no Brasil o povo é mais alegre e aberto. Realmente, o carioca está doente.

    Responda
  28. Zé

    Excelente texto Mariliz! Refletiu com exatidão o que é esta cidade, ou o que restou dela. Sou paulistano com orgulho. Costumo dizer que morei aqui em São Paulo até os 13 anos, depois vivi exilado no Rio até os 36 anos e agora, graças a Deus, consegui voltar para minha cidade, de onde nunca deveria ter saído.

    Responda
  29. nãotem

    Aí Tia, perdeu, perdeu, mas não liga não Tia, que a senhora acaba arrumando outro namorado, e aí, o Rio vai voltar a sorrir pra senhora.

    Responda
  30. gilwise

    Eu já morei em São Paulo, no Morumbi, Rua Giovanni Gronchi e discordo totalmente do texto.

    Responda
  31. gilwise

    Discordo do texto, principalmente que vem de São Paulo. Você entrando ou saindo de carro de São Paulo, andamos quilômetros e mais quilômetros da periferia muito pobre de São Paulo, as margens do rodoanel. A área rica de São Paulo é muito esquisita parece uma cidade do futuro trash, com seus edifícios residências de mais de 40 andares que só existe em São Paulo e na China. E ninguém anda a pé nas ruas, o que eu só vi em Huston/EUA. A violência não é maior do que o Rio porque vocês tem a ROTA.

    Responda
    1. Luis

      A Rota na rua? que falta de educação...

    2. Larissa

      O texto é sobre o Rio. Lê lá de novo.

  32. Dudu

    Foi um Rio que passou(e ficou) em minha vida, e eu ainda Rio de felicidade.

    Responda
  33. Maurício

    O texto é a pura verdade. Que triste.

    Responda
  34. Pedro Mendes

    criança, hj tenho 43, nunca consegui entender esse deslumbre pelo Rio. Via a Zona Sul bonitinha, como turista de outro estado, mas circulava tbem na Zona Norte. Ouvia os debates populares na Rádio Globo e os radialistas achavam bonito falar em malandragem carioca e que Curitiba era sem graça pq era organizada na época, para os padrões baixos do Brasil. Não tenho competência pra escrever um texto como o seu, mas expressou o que sempre achei. Vou ler de novo. Belíndia.

    Responda
    1. clawerck

      Inveja é triste, muito triste... São Paulo é violenta, suja, muito feia, mas muito charmosa. O Rio continua lindo, lindíssimo, não importa o que dizem. É um pedaço do paraíso.

  35. Bolla

    Antes, o Rio era pra mim uma cidade desorganizada em seu provincianismo. Agora, tem td isso tb!

    Responda
  36. de Queiroz

    Texto perfeito...infelizmente. Como Carioca que sou, confesso que sou bem mais feliz agora que moro em Guarapari-ES, mas antes disso morei em Adamantina-SP e Curitiba-PR, apenas para citar alguns lugares. O Rio de Janeiro foi destruído e sobre suas ruínas está o Hell de Janeiro... Que pena...

    Responda
  37. Presto

    Rio espero ... never more . never more .

    Responda
  38. Araguaci

    Um amigo carioca disse uma vez: o Brasil ainda vai ser igual ao Rio. Depois explicou que o Rio já foi bom e hoje é apenas uma lembrança de tempos românticos - em seguida emendou - quando o pais tomar jeito vai ser igual ao Rio, de antigamente.

    Responda
  39. radiol

    Sinto muito, mas concordo totalmente com o texto.

    Responda
  40. mmmcosta

    O Rio é uma verdadeira bagunça, "narquia", como se diz no interior de Minas e Goiás. O Brasil inteiro virou uma coisa violenta, doente, sem perspectiva, mas a cidade do Rio, nesses quesitos, é campeã.

    Responda
  41. ludovico

    O Rio é a síntese do pais. Não adianta correr. O resto do Brasil vai de mal a pior. Se é para sair, não adianta sair do Rio. Tem que sair do Brasil. Achar que o Nordeste, São Paulo, Curitiba ou Mato Grosso são ilhas de bem-estar é, no mínimo, estar pessimamente mal informada. 10 assassinatos em Xique-Xique não ganham manchete de jornal. Um assassinato no Rio ganha. Por isso diz-se que aqui é a síntese do pais. Simples assim.

    Responda
  42. Zé Amorozo

    É isso, a melhora do País está umbilicalmente ligada ao despertar do carioca e o fim de seu compromisso com o equívoco, à consciência de que a Cidade Maravilhosa é só um esgoto a céu aberto incrustada numa paisagem deslumbrante. ACORDA CARIOCADA!!!!!

    Responda
  43. luizao

    Mariliz, já visitei, trabalhei e confesso, ainda gosto do Rio, mas comungo totalmentnão e suas idéias. Amigos que insistem em viver na cidade, simplesmente não tem mais vida, moram em lugares lindos, mas temem pela segurança pessoal 24 horas. Um deles acha que futuramente o Leblon, Ipanema, enfim, a linda e única zona sul, será cercada por muros, tipo condôminio fechado, com seguranças armados -policiais militares de folga-, para tentar enfrentar a guerra surda travada lá fora. Falta pouco.

    Responda
  44. fedora

    Venha morar em natal,logo você achará o rio um paraíso!

    Responda
    1. Edward

      Na boa. Estive em Natal em 2013 e achei o máximo. Pode ser que como turista as coisas eram mais fáceis e psicodélicas. Posso dizer que fui super bem acolhido pelos potiguares. Sucesso a Natal.

    2. Edward

      Na boa. Estive em Natal em 2013 e achei o máximo. Pode ser que como turista as coisas eram mais fáceis e psicodélicas. Posso dizer que fui super bem acolhido pelos potiguares. Sucesso a Natal.

  45. Luciano

    O Rio deixou de ser a Cidade Maravilhosa para ser a cidade criminosa ....acabou..tenho dó de quem às Olimpiadas....rezem para não ser assaltados ou quem sabe uma bala perdida te acertar....

    Responda
  46. capanjo

    O Rio de janeiro é a mais procurada cidade para turismo ! a beleza é cinematográfica que encanta os estrangeiros ! Mas o Rio é a grande contradição do capitalismo , é a mais cruel desigualdade social e econômica que o Brasil pode produzir , Aonde tornou-se a capital da Belíndia na sua mais perfeita tradução e o ex presidente cassado da Câmara janta no Satyricom numa boa !

    Responda
  47. Mauricio

    Paulistana recalcada e mal amada!

    Responda
  48. ROBERTO MARTINS

    Sou petropolitano e o Rio me recebeu muito bem. Oportunidades de negócios, uma perspectiva mais cosmopolita e a natureza sempre bela. Os problemas que vc mencionou sempre existiram e quem mudou foi vc, que ficou mais velha e mais exigente. Sugiro que se mude para Vinhedo, um lugar bem legal. E leve consigo esses 56% da população que vc mencionou. Vai ficar bem melhor morar aqui sem esse povo todo.

    Responda
  49. sergio

    Fui com a família de férias para o Rio há dois anos. Nunca mais volto. Além do medo frequente com a violência (imposto já na chegada pela recepção do hotel), a falta de educação daquele povo é muito grande. Eles não respeitam nada. Se tiver que pegar fila, esquece. Todos voltamos para casa injuriados. Restam ao Rio apenas as belezas naturais.

    Responda
  50. Eder

    Parabéns pelo artigo. Gostava de viajar de moto de Uberlândia até Niterói. Já estou na casa dos 50, mas acredito e quero chegar, pelo menos, na casa dos 80... então, fim das viagens de moto para o Rio. A sinalização é muito confusa, se eu errar uma entrada... bye bye cidade maravilhosa.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.