Hélio Schwartsman > Péssimas ideias Voltar
Comente este texto
Leia Mais
De fato, como os anos tenho observado como é difÃcil ser um verdadeiro democrata. Afinal, como é fácil condenar quem possui ideias muito diferentes das nossas. E, pior, por vezes, aplaudir a perseguição de ideias que "não merecem ser discutidas".
Pela paz social vale lembrar que os assassinos continuam com o direito à vida embora tenham subtraÃdo a de outrem; Pela paz social, se e quando mulheres da sua famÃlia sofrerem a mesma agressão, lembre-se de também defender a liberdade de expressão. Pela minha liberdade de expressão acho um "li xo" o seu comentário, pois ele também não trouxe elementos para a paz social, nem para a dignidade humana.
Vejo no Dep Bolsonaro, um homem preparado, competente e honesto. Ele é perfeito ? Penso que não.
Bizarro é Defecar no vão do Masp sendo funcionária do municÃpio de São Paulo e cuspir Em plenário sendo deputado e surrupiar dinheiro de aposentado endividado !!!!!!
Escrevi mais comentários que não foram publicados. Defendo aqui neste espaço, minha liberdade de expressar minhas opiniões.
Finalizando. 6. , "precisamos que as péssimas ideias, terreno em que Bolsonaro excele, circulem para que as boas possam confrontá-las e, assim, triunfar." A conduta de Bolsonaro não foi apenas uma péssima idéia mas apologia ao estupro. As leis precisam ser duras com este tipo de conduta para que as BOAS CONDUTAS, possam triunfar, lembrando que Bolsonaro exerce função pública e no Brasil, há números alarmantes de estupro contra mulheres. Espero que ele seja duramente penalizado pelo que disse.
Continuando, 5. a fala de Bolsonaro, dizendo que não estupraria a deputada por "ela não merecer e ser feia", é incompatÃveL com o artigo 13 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos,sobre liberdade de expressão, já que esta fala se enquadra nas ressalvas deste artigo: "respeito à reputação das pessoas" e "proibe a apologia à violência". Continuo no próximo comentário.
Total perda de tempo MR! Mulher muito chata/ Assunto miúdo.
Continuando 5. A fala de Bolsonaro, ao dizer que não estupraria a deputada, não caracteriza liberdade de expressão do artigo 13 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, já que se enquadra nas ressalvas deste artigo: "o respeito dos direitos e da reputação das demais pessoas" e "A lei deve proibir toda apologia ao ódio nacional, racial ou religioso que constitua incitamento à discriminação, à hostilidade, ao crime ou à violência".
Continuando .5."artigo 13 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos". O artigo 13 fala em Liberdade de pensamento e de expressão, com as seguintes ressalvas:a) o respeito dos direitos e da reputação das demais pessoas; A lei deve proibir toda apologia ao ódio nacional, racial ou religioso que constitua incitamento à discriminação, à hostilidade, ao crime ou à violência. Continuo no próximo comentário.
Continuando.4. "Se alguém acha que uma conduta hoje qualificada como crime é positiva, deve ter plena liberdade de dizê-lo". É o que devemos ensinar aos nossos filhos, deste crianças, estimulando o bulling nas escolas e o assedio nas ruas, espaços públicos e conduções contra mulheres? Continuo no próximo comentário.
Pinçando palavras e frases deste péssimo texto:1."A tarefa é inglória". Tarefa? Como assim? 2. .."ele tem o direito de exprimir qualquer ideia bizarra"..Não foi idéia bizarra, foi ofensa à dignidade da deputada e incitação ao estupro. 3. "interpretações mais modernas e amplas do princÃpio da liberdade de expressão.." Explique melhor para nós quais são estas interpretações mais modernas. Tipo usar palavras ofensivas, difamar e assediar? Continuo no próximo comentário.
Não vou nem analisar a situação ou os envolvidos. Estou 100% de acordo com sua brilhante e moderna posição sobre o assunto. Texto curto e grosso. Chega de polÃticamente correto.
Quem tem medo de Jair Bolso*naro ? Ele não é nem ra*cista, nem contra gays, nem contra mulheres. Se você ainda duvida dessas e outras verdades varridas pra baixo do tapete, verifique cada fonte primária no link mentiramparamimsobreojair.com/2016/04/13/as-40-mentiras-sobre-jair/ e tire as suas próprias conclusões. A verdade dói, mas é a verdade.
Com toda certeza! A maior arma da democracia é a liberdade de expressão, opinião e pensamento.
O nome disso é espantalho. É evidente que o tal senhor deve ter o direito de falar as besteiras que quiser sem ser preso por isso. Por outro lado, como deputado, deve respeito à s leis e aos princÃpios constitucionais, inclusive a defesa da vida e da dignidade. Logo, pode falar o que quiser como pessoa fÃsica, mas não tem condições ou direito moral de ser deputado sustentado por salário pago pelo distinto público. O resto é discutir espantalhos.
De todo jeito, PH, parabéns por curtir seus próprios posts.
Meu caro, elogiar um comprovado torturador é um desrespeito à dignidade humana. Tortura é crime - se você quer defender esse tipo de coisa é problema seu, mas deputados não podem fazer apologias de criminosos. Mais claro que isso, só desenhando.
Jair não cometeu crime algum, nem fez apologia de nada. Maria do Rosário o caluniou e difamou, chamando-o de "estu*prador". Ela invadiu de forma agressiva a entrevista que Jair estava dando ao vivo para a Rede TV, defendendo a redução da maioridade penal. Ela defendeu o menor estu*prador Champinha... Na sequência, ele disse que ela "não merecia ser estu*prada". Lógico que não merece, porque nenhuma mulher merece. De uma negativa, não se deduz uma afirmativa. Isso se chama falácia.
Se fôssemos "vestir" o Estado Democrático de Direito não utilizarÃamos apenas um tecido, sendo necessário estampas das mais variadas. A liberdade de expressão é uma delas, sem dúvida, mas não podemos descuidar de outros tão importantes quanto. A dignidade da pessoa humana, como exemplo, um dos princÃpios da CF/88 é muito prejudicada pelo Discurso do ódio, tão pregado por Jair Bolsonaro. Por isso, discordo do jornalista, com respeito, parabenizando-o por trazer discussão tão importante.
Discordo frontalmente. Liberdade de opinião vai até o direito do próximo. Defender estupro, violencia contra a mulher, tortura, não se enquadram em simples opinião, mas apologia e incentivo a que outros violem os direitos dos demais. Ainda mais sendo ele uma figura publica e com influencia. E sinto, isto não é permitido na Europa ou EUA. Vá vc defender o Hitler na Alemanha ou terrorismo em Washington... Vc pode defender o Islã, mas nunca incentivar os ataques de homens-bomba.
Discordo totalmente do artigo. Hit/ler propagou suas ideias bizarras e deu no que deu. Tem de haver limites para expressão de pensamento que gere ó/dio ou guerras.
Propagar idéias deve ser um direito de todos. Quem quiser, que as compre. Fazer piada com terrorismo nos estados unidos, não tem problema nenhum. E não vi na piada de mau gosto do deputado nenhuma apologia ao crime. Estão forçando a barra. E como parlamentar eleito, embora eu não vote nele, tem o direito de falar as bobagens que quiser. Aliás é só ouvir os discursos dos congressitas para ver quanta bobagem sai.
Ótima estratégia para tocar gado e não para lidar com gente, estas têm a obrigação de pensar a todo estÃmulo e ver se isso realmente lhe toca ou não, penso que isso está mais próximo do que é liberdade.
Apoiado. A apologia ao nazismo já é crime no Brasil e em muitos paÃses. Agora vamos tornar crime a apologia ao comunismo, como já foi feito na Ucrânia e na Polônia. O comunismo prega oficialmente o paredão e a eliminação de dissidentes, e foi o responsável por cem milhões de mor*tos na antiga União Soviética, na China, em Cuba e no Sudeste Asiático. SÃmbolos comunistas devem se equiparar à suástica, e ser proibidos. Partidos comunistas devem ser extintos ou retirar essa apologia dos estatutos.
Discurso totalmente do artigo. Hit/ler propagou suas ideias bizarras e deu no que deu. Tem de haver limites para expressão de pensamento que gere ó/dio ou guerras.
O direito a opiniao e inviolavel e precisamos respeitar! Se nao fosse esta besteira do Bolsonaro, grande parte da populacao nem saber quem era o coronel Ulstra e suas atrocidades! Quanto a ofensa, Leandro Karnal tem uma otima palestra postada nas redes sociais, que fala: "...se e verdade nao posso me ofender porque e verdade, e se e mentira, tambem nao devo me ofender porque e uma mentira..."
Bizarro é o artigo.
Agradeceria se o colunista apontasse exatamente onde está a IDEIA na frase "não te estupro porque você não merece."
É realmente muito cinismo construir a imagem de um "espantalho" em torno da figura de Bolso*naro. A única maneira justa de analisar as sucessivas acusações feitas a ele é examinar as fontes primárias da informação, em vez de acreditar na mÃdia como um "carneirinho". A verdade é que a esquerda sistematicamente distorce, manipula e inventa informações falsas sobre Bolso*naro. Qualquer um com dois neurônios deve pesquisar no YouTube ou Face, pra desmascarar a farsa. A verdade dói, mas é real.
Cada um defende seus iguais !!
Sim , mil vezes sim... A liberdade de expressão é um bem maior que vai muito além das idéias execráveis. C.
É isto Hélio. Perfeita análise. Na verdade estamos sendo obrigados a ficar mudos, se a nossa fala não está politicamente correta. Porquê somos obrigados a ficar calados, se os que pensam de maneira contrária podem gritar, esbravejar e espernear? Pelo andar da carruagem daqui a alguns anos ser homem, branco e hetero será crime inafiançável sujeito ás penas da lei.
Loius de saint just um pete , bourbon por seu louis e guilhotinado por ser saint just. Fez parte do terror revolucionário de 1792 . Este não foi tão pior do que o nosso da negativa pois eh um pete incorrigÃvel . Devia seguir a sorte de saint just ! somente fazer comentários no sindicato .
Parabéns pela coluna! Há muito tentava verbalizar o que ela hoje sintetizou. Quando quem pregava a paz e amor passou a determinar o que se podia e não podia, descambamos para a inquisição; quando quem defendia que a igualdade era o único valor, tivemos gulags e paredóns. A palavra não pode ser cassada nunca. E se há intenção, que se previna, mas sem calar.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Um ponto de vista bastante equilibrado e razoável.
Quem tem medo de Jair Bolsonaro?
Acho absurda a Tese do jornalista, de que não hajam limites para a defesa de péssimas idéias. Que lhe parecerá se alguem defender as barbaridades realizadas nos campos de concentração?
Vê-se que a comentarista não conhece o Hélio. Ele já defendeu essa hipótese em algumas de suas colunas. Em nome da liberdade de expressão, e em nome da coerência, artigo em falta por aÃ.
Num paÃs que não sobra polÃtico fora de listas de propina de empresas privadas, Bolsonaro parece ser ecessão .. não vi o nome dele em nenhuma. Bolsonaro tém direito de expor suas ideias.
Regimes totalitários e violentos de esque da tem inúmeros apologistas na câmara, nenhum dos quais censurado por sê-lo. Porque defender chaves, fidel ou sadam não seria tão condenável quanto a defesa de ustra ? Julgar e eventualmente condenar bolso nar é a maior intervenção na liberdade de expressão que se produziu em tempos recentes nesta casa. Isto sim é antidemocrático.
Até hoje sempre concordei com os textos do colunista. Dessa vez considero que o tema é demasiado delicado para ser enfrentado com tanta certeza. Quando o assunto envolve sociedade precisamos pensar nas consequências. Fácil dizer "isso está ultrapassado, aquilo não serve", mas já pararam para pensar nas consequências? As normas jurÃdicas são os valores que a sociedade adota a ponto de dar-lhes peso de lei. Logo, antes de letras no papel, estamos lidando com ideais, como dignidade, justiça, paz...
Claro querido, você não é negro, mulher, provalvemente é heterossexual. É muito fácil defender a liberdade de expressão de alguém cujas declarações nunca vão te afetar diretamente. Toda vez que Bolsonaro fala improprérios contra os LGBT's ele dá forças para alguém atacar fisicamente um casal gay em uma rua erma. Hitler, para a sua felicidade, gozava de bastante liberdade de expressão e deu no que deu.
Prezado Caio, veja o link a seguir - mentiramparamimsobreojair.com/2016/05/07/6-homofobico/ - assista aos vÃdeos ali citados, depois tire sua própria conclusão. Está mais do que evidente que Jair não fala "impropérios" contra os gays. Você se equivocou.
Você está equivocado. Bolso*naro nunca falou "impropérios" contra gays, possui amigos gays e há simpatizantes gays de sua candidatura. E defende que os atuais direitos dos gays sejam mantidos. O que ele ataca - e com razão - são os chamados "gayzistas", ou seja, o movimento LG*BT, que juntamente com outros movimentos, além de captarem verbas públicas indevidas, possuem uma agenda paralela ligada ao marxismo cultural, alimentam o fas*cismo de esquerda, e buscam um regime global tota*litário.
PoderÃamos estender este raciocÃnio até o ponto em que não mais existiriam calúnia, injúria e difamação em nome da liberdade de expressão.
A esquerda sempre preferiu o controle à liberdade.
O conceito de justiça no Brasil ainda é afetado por questões que não deveriam fazer parte do processo, como religião e outros aspectos não necessariamente baseados na razão. A presença de sÃmbolos religiosos nos tribunais ainda persiste a despeito de sermos um Estado laico. No entanto, mal abrimos a Constituição Federal de 1988 e já nos deparamos com a palavra Deus estampada no Preâmbulo. Parabéns ao Hélio pela coragem de discutir um assunto espinhoso que a maioria dos colunistas evita.
Então tá. O Estado Satânico teria aqui o direito de adorar seu deus/demônio, propondo a intolerância (quem não é da laia deles, é infiel e, como mando o Corão ((será)) deve ser morto) Muito interessante. Acho que a liberdade de expressão não deve ir tão longe. Não acho que seja legal ( no sentido da lei) induzir pessoas ou multidões ao suicÃdio, por exemplo. É combatendo idéias lesivas à sociedade que se combate uma série de crimes, como não?
Não sou advogado, mas acho que em seu raciocÃnio há um erro formal. Calunia, injuria e difamação, são crimes. Devem ser tipificados e qualquer pessoa que se sinta atingida, pode recorrer à justiça, para puni-los. O que não se pode é cercear o direito de qualquer um cometê-los. Infelizmente, é o livre arbÃtrio que manda. O que podemos fazer é educar os cidadãos, para evitá-los e punir quem os comete. No caso em questão, não me parece ter havido crime de apologia nem calúnia ou difamação.
O Brasil tem um "ethos" populista, todos os poderes aqui são populistas, Executivo, Legislativo e Judiciário. Outra atitude populista do STF, e muito mais prejudicial ao paÃs do que essa, foi ter considerado a cláusula de barreira inconstitucional. A Argentina é a mesma coisa, tudo lá é populista. Por isso, esses dois paÃses, de grande potencial, estão condenados à mediocridade e têm seu desenvolvimento comprometido. Temos esse vÃcio maligno do populismo profundamente arraigado.
Uma coisa é o cara defender ideias, outra é o cara dizer que faria ou não uma ação criminosa, como o estupro.
Você tem o vÃdeo ? O único vÃdeo que existe mostra Maria do Rosário invadindo agressivamente uma entrevista ao vivo que Jair estava dando na Rede TV (defendendo a redução da maioridade penal) e chamando Jair de "estu*prador". Em seguida ele diz que ela "não merece ser estu*prada". Lógico que não merece, porque nenhuma mulher merece. De uma negativa, não se deduz uma afirmativa. Isso se chama falácia. Veja no item 30 em mentiramparamimsobreojair.com/2016/04/13/as-40-mentiras-sobre-jair/
Não sabe que foi antes provocado ?
Em péssimas ideias, o bacharel Hélio não se dá conta de que é, ao contrário do que propaga, a favor de Bolsonaro e contra todos aqueles que são as vÃtimas preferenciais de seu ódio e preconceito: as mulheres e homossexuais. Apologia ao ódio, misoginia, miso-homofobia são crimes em qualquer paÃs civilizado. Não confundir crime com liberdade de expressão.
É tudo um carnaval sem substância. Se examinar com lupa, não sobra nada. Simples assim.
"Repita uma mentira mil vezes que ela se tornará verdade" (Goe*bbels). Vamos corrigir isso a tempo. Bolso*naro não é nem ra*cista, nem contra gays, nem contra as mulheres. Tudo é distorcido o tempo todo - basta analisar as fontes primárias da informação, ou seja, a informação original, e não aquela relatada pela mÃdia. Todas essas falsas acusações já foram desmascaradas, uma a uma. Está quase tudo no YouTube. Basta pesquisar.
Sou civilizada e até o momento vejo razões polÃticas para apoio o bolsonaro!
A democracia é isso mesmo, liberdade de expressão, mas aquele velho ditado não pode ser esquecido. Ãgua mole em pedra dura, tanto bate que um dia fura. o perigo está à porta, mas vivemos numa democracia, então....
Pronto. O Hélio comprou a ideia do Bolsomito. Só não está dando o braço à torcer. Força que agora vai Bolsonaro. Vamos endireitar o paÃs.
Não sou a favor de idéias radicais que sempre acabam mal , não eh comunistas ? Mas o deputado pode falar e se expressar pois muitos pensam como ele . O debate do que diz e o que fala , sim , este tem que haver para a educação do povo . Reprimendas etc fazem parte mas não cassar palavra e o indivÃduo .
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Péssimas ideias Voltar
Comente este texto