Samuel Pessoa > A esquerda encontra a direita Voltar
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É de se estranhar que grande maioria dos professores da rede pública seja de esquerda. Vcs acham que professores não apoiam a educação??? Tsc, tsc, tsc. A direita ainda não descobriu que a educação mais importante é a do respeito entre todas as classes e indivÃduos e respeito à natureza. A educação para ganhar dinheiro é importante também, mas vem em segundo plano, pois só visa o bem pessoal.
Artigo esquizofrênico.Os governos de esquerda (municipais,estaduais e federal) tem se caracterizado pelo investimento na educação.No Br, o pdt, por exemplo, bate na tecla da educação a décadas.Já quanto aos governantes que se autoproclamam "direita" não podemos dizer o mesmo.Esquerda é um espectro gigantesco de posições, assim como direita.De modo que em ambos os lados temos os que reduzem tudo à economia (fundamental, mas nunca deve ser isolada dos demais fatores).Quem aqui (br) valora a edu?
"Algo que a direita já sabe há muito tempo..." Recomendo ao colunista que dê uma passada pelo mundo real e converse com o direitista médio brasileiro (jornalistas de direita como os da Veja e da Jovem Pan, polÃticos de direita como Bolsonaro, seus muitos eleitores). O que ele ouvirá é que tudo que ele escreveu no artigo é conversa de esquerdista, que a criminalidade não tem nenhuma relação com problemas sociais e que a solução para isso é botar a polÃcia para atirar.
A Esquerda no Brasil é o atraso: corrupção, populismo, movimentos populares regado com dinheiro público, sindicatos encabeçando o poder para aparelhar as estatais falidas, projetos contra a democracia como a censura da mÃdia... Etc
O Samuel m/istura educação com ensino. São coisas diferentes. Não se aprende educação nas escolas, esse papel é da famÃlia. Quem molda o c/aráter da pessoa é a famÃlia, a escola apenas dá uma polida nas arestas. Meus pais eram praticamente i/letrados, mas tinham v/alores simples, como por exemplo fazer que as crianças ajudassem nas tarefas domésticas. Levantar da mesa sem se preocupar sobre quem iria lavar os pratos era inaceitável. A floresta é importante, mas começa com um pequeno arbusto.
Nenhum governo nem de esquerda e nem de direita tiveram até hoje a intenção de melhorar a qualidade da educação (da base a universidade passando pelo técnico) e nem em reduzir a pobreza de fato. O que se tem feito é manter a qualidade da educação baixa. Sem educação não se progride nem conseguem-se melhores empregos e salários. Manter o povo sem educação perpetua a pobreza e rende votos em perÃodos eleitorais. Um povo educado sabe reconhecer um mau polÃtico e este perde votos com isto.
Em 2002 ao assumir a presidência Luis Ignácio recebeu grandes nome da esquerda brasileira, Roberto Freire, Cristóvão Buarque, Pedro Simon, dentre outros, a fim de se investir maciçamente na educação, pois aquele era o momento, mas o projeto criminoso de poder falou mais alto,
A direita pode até saber disso, mas no Brasil ser de direita foi confundido com ser contra polÃticas sociais, até na educação. Defendem a privatização da educação, o que tiraria os miseráveis da escola. A educação é fundamental, mas ela não resolve a questão da miséria e da desestruturação familiar trazida por esta. Isso envolve outras polÃticas, mas é bom ver alguém não de esquerda reconhecendo que sem oportunidades a coisa degringola. Com oportunidades precisaremos menos de polÃcia.
É inquestionável que a Educação liberta e padecemos desde os militares que de "medo" do corpo docente comunista que tÃnhamos, "desmontaram-na",quando na década de 60 encontrava-se no nÃvel do primeiro mundo...Os oportunistas dos últimos 30 anos optaram então pelo caminho mais barato e vantajoso da "escravidão" (ao voto principalmente) obtida com a miséria somada à Educação quase inexistente. Recuperar isso parece quase impossÃvel,considerando o quadro polÃtico econômico, infelizmente
Caro Prof. Pessoa, Sou leitor assÃduo de seus lúcidos comentários, mas sem me arvorar em advogado do saudoso Prof. Celso Furtado, gostaria de fazer um pequeno reparo ao seu artigo, pois no livro "Um projeto para o Brasil". 5ª ed. Ed. Saga:Rio de Janeiro, 1969. p. 83, ele faz a seguinte afirmação: (...) Desta forma, o problema do progresso tecnológico e o da melhoria do fator humano, estarão sempre intimamente relacionados". Melhoria do fator humano tem tudo a ver com educação. Abraços. Oswaldo.
Quando o grande " CAPO " da pseudo esquerda brasileira, se orgulha de não feito faculdade, pois chegou onde chegou, e ter o disparate de afirmar à nação, que nunca leu um livro na vida. Dá para notar que o atraso mental é perene entre eles.
Ahah, não deixa de ser engraçado um colunista do Pessedebe - e aqui é só uma constatação que ele próprio confirma - falar em educação, sendo que o grupo polÃtico dele foi o que menos investiu nisso nos últimos 50anos. Pelo contrário, vemos como Beto Richa lida com educação no Paraná... Não a toa vem com esse biologismo retrógrado. Basta pensar em Lincoln, Florestan Fernandes e outros que se alfabetizaram tardiamente e foram o que foram.
Mais ou menos. Estude a biografia de Pa ulo Re nato do PSDBê. Veja a universalização do acesso ao ensino fundamental alcançada com FHCê.
Se olhares com atenção não verás lado algum.....
Na escola ordinária, a esquerda, assim como correntes de pensamento religoso, estão mais preocupadas em formar adeptos, confundindo educação com doutrinação.
A esquerda é a barbárie que os brasileiros sentiram na pele recentemente, nos levando ao atraso (instituições, ensino, corrupção), à pobreza (destruição da riqueza nacional e dos indivÃduos, desinvestimentos) e a discórdia (sul x norte, brancos x negrohs, pobrehs x ricos, patrões x empregados, gayhs x heteros, mulheres x homens); e feliz é o povo que doma a barbárie e adota a civilização (direita),o único caminho que otimiza o potencial das sociedade e leva à prosperidade.
O paÃs precisa uma polÃtica agressiva de controle de natalidade e planejamento familiar.
Bald deveria ficar mais atento.Claro que oligarquias mandam no Brasil . Por isso estão de tornozeleiras, e ainda não deixaram pegaram seu chefe e chefa . O negócio eh quebrar as estruturas oligarquicas . Somente de uma maneira: Privatizado o estado . Dai começará igualdade de oportunidade a todos. O governo cabe recolher e distribuir o money dos impostos para : Saúde , Educação e Segurança . Desvinculando das aposentadorias cada qual c sua contribuição .O resto eh para ludibriar incautos .
Levianas , existe um grande problema que eh da munnus e da liberdade . A munnus eh o sue Emanuel levinas e Gregory Bateson, gaia , falam , mas existe a questão individual , da liberdade . Por isso Heidegger , e agora com Esposito , veem uma sociedade medÃocre , massificada e a destruição da terra . O que eh metafÃsica ? Was ist metaphysik ? Porque há simplesmente o Ente não antes o Nada ? Ser e Nada. Depois Sartre . Como Nietzsche uma coluna de vapores , de fumaça .
É assim ó: Levinas fala de ética, de aceitação do outrem. Do outro incondicionalmente em sua alteridade. Isso, para mim, é impossÃvel. Mas não deixo de admirá-lo e de tentar, eventualmente, mirar-me em sua ética, na aceitação da diversidade, na não subjugação. Levinas fala na responsabilidade que temos de acolher o diferente. Bateson era antropólogo. Em certo momento, conclui que nossas ações têm repercussões sistêmicas. Se conscientes disso, nos tornamos responsáveis por parcelas do coletivo
Gostei da curiosidade para pesquisar Levinas e Bateson
Caro Presto: creio que estou sofrendo um processo de declÃnio cerebral. Não entendi nada do seu douto comentário. Abrs.
Saiu mal o nome : Levinas . Perdão . Por causa do corretor de texto acoplado .
Preparo para a vida: higiene, alimentação, consideração, trabalho. Falta a visão clara e compreensão lógica da vida. Domina o superficialismo que embota a capacidade de discernir, tanto da minoria rica como da maioria pobre. Na falta de um alvo comum de paz, progresso e evolução para preencher o vazio sem propósito do viver das novas gerações, prolifera o ódio, o medo, e o mundo vai se tornando inóspito.Apos a abolição em 1888 faltou um rumo de integração e preparo que perdura até nossos dias.
Eu vou dar uma contribuição à "inédita revelação desvelada " nesta coluna. Focou-se em dois aspectos, cuidados dentro da famÃlia e importância da educação para escapar da pobreza. Pois bem, há um terceiro aspecto muito importante, negligenciado, e que tem uma força potencial enorme para mudar o quadro. É o reconhecimento da responsabilidade coletiva (da comunidade) pelo bem estar das crianças e por educá-las.
Lobo, na boa, eu tenho uma certa noção do que estou falando. Essas teorias que o texto cita, eu as conheço. Conheço um pouco das escolas públicas e a relação das famÃlias com elas. E conheço a realidade da comunidade carente. O que falo não é descontextualizado. Não é retirar a responsabilidade e colocar em outro lugar. Ao invés disso, é ampliar a responsabilidade, porque da forma como está hoje, não se chegará a nenhuma solução. Apenas culpar a famÃlia não aponta solução nenhuma.
Os paÃses asiáticos (China, Coreia do Sul, e outros capitalistas - fortemente capitalistas) têm na educação um valor coletivo. A educação do filho é um valor para a famÃlia (claro). Mas a comunidade inteira valoriza a escola e todos "observam" as crianças de todos. isso não é pensamento de esquerda. Isso é pensamento de sociedade coletivamente mais cidadã, mais civilizada.
Não rapaz, a ideia tradicional é a famÃlia. É preciso saber como se organizam as comunidades mais pobres. Os apoios são, e precisam ser, comunitários. As famÃlias pobres são sobrecarregadas de muitas demandas É muita sobrecarga para uma famÃlia pobre. Diferentemente da classe média, cujos pais se organizam em redes sociais e cobram da escola porque pagam, os pobres não fiscalizam a escola, pois creem que é um presente do Estado, e estão sobrecarregados para acompanhar os próprio filhos.
É precisamente dessa bobajada de comunidade que o artigo quer se afastar, reforcando a importancia do nucleo familiar e da figura masculina, conceitos que ate entao eram considerados burgueses e ultrapassados pela esquerda, que apostavam justamente na "sociedade" pra educar as pessoas. Acorda.
(continuando o de baixo), todos os adultos deveriam ter consciência de que devem proteger (na medida do possÃvel) todas as crianças. E todos precisam acompanhar o que acontece nas escolas. Todos os adultos. As escolas não devem interessar só aos pais que tem seus filhos matriculados, mas deve interessas a todos os cidadãos da comunidade. Mas, para isso, é preciso uma reflexão ampla, social. E uma ótima campanha publicitária (creio que basta um "impulso", pois essa ideia está socialmente latente)
O que quero dizer é que precisamos reconhecer, nos conscientizarmos, que todos somos responsáveis por todas as crianças (não apenas nossos filhos) e pela valorização da educação coletiva. Que isso implicaria? Que bastaria campanhas bem conduzidas para despertar essa consciência cidadã. Todos, não apenas os pais, mas todos os adultos da comunidade deveriam visitar as escolas para conhecer sua realidade. A escola teria que ser mais integrada à comunidade, e todos os adultos "vigiariam"
Se os intelectuais não sabiam o óbvio, poderiam ter peguntado ao cidadão comum ou para os que conseguiram ascender de classe, que sempre souberam o valor da educação. Aliás, que obviedade. Por fim, na psicologia, as conclusões que encerram a coluna existem desde, pelo menos, a segunda guerra mundial.
O que e esquerda ou que eh direita num mundo globalizado como Hoje ? Existem radicais e moderados . Os radicais se situam numa faixa extremista . Ou tudo ou nada . Sabe se quem são . Estes tem que serem postos para fora do sistema polÃtico . Os romanos dabiam que somente com moderação .& equilÃbrio , ente o mar de Cila e de Caribse pode se navegar !
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