Celso Rocha de Barros > A Nova Matriz Política Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. CHICO HARMONIA

    Os políticos não são os donos do estado. O estado de direito substituiu o estado patrimonialista. Todavia, os políticos temporários se apoderam das instituições e agem como se donos fossem do país. Usam e abusam do poder que lhes foi dado pelo povo. A democracia é lenta, é jovem, mas avança no Brasil. É importante que os jovens brasileiros repudiem os políticos. É vergonhosa a tentativa de eternização dos políticos ao apresentarem e nomearem seus filhos . Picaretas nõa sào donos dos recursos.

    Responda
  2. CHICO HARMONIA

    O velho coronel está sem narrativa. Na grande mídia ele não tem credibilidade. Temperamento explosivo e declarações agressivas são na realidade os últimos recursos próprios de quem não tem futuro político. O passado dele o condena e certamente os brasileiros o rejeitam. Este é sem mais nem menos, o machão Ciro Gomes, o político profissional que o Ceará não aceita. Imaginem os brasileiros!!!!

    Responda
  3. CHICO HARMONIA

    Pessoa certa no lugar certo. Esta máxima vale também e sobretudo para a política. A ex presidente foi a pior presidente que o país já teve. criou vários problemas econômicos que as gerações futuras continuarão a pagar. Herança maldita de um governo populista ideológico corrupto. Justiça.

    Responda
  4. Patinhas

    O autor simplifica exageradamente a realidade, quando não leva em conta a problemática externa, a taxa de câmbio, a predominância do mercado financeiro forçando altas taxas de juros. No campo político, os sinais apontam para um grande desgaste dos 3 partidos com maior presença na cena: PMDB, PT e PSDB. Dificilmente o PT se recuperará no campo da esquerda. Essa liderança à esquerda ainda não está muito claro, mas, poderá ser o PDT com Ciro Gomes. Pouco provável o Rede, por conta da frágil Marina.

    Responda
  5. Dewey

    Partidos e políticos têm a capacidade de atrapalhar, como vimos no caso da Presidente afastada, mas o que induz o progresso e o crescimento são fatores fortuitos ou externos que nada têm a ver com a competência dos governos. A crise de 2008, que muitos creditam a ganância de Wall Street, na verdade foi causada por políticos que forçaram as agências Fannie Mae & Freddie Mac a baixar o rigor dos controles para a concessão de empréstimos imobiliários gerando os famigerados" títulos podres".

    Responda
  6. Krüger

    Difícil concordar, quando o autor desvia sua linha (que começa boa) para santificar nomes e siglas, demonizando outras. PT e PSDB não são melhores que o PMDB. Só tentam vender-se como tal. Falta, sim, um partido conectado com a maioria da população que, abafada, não entende que uma Petrobras é patrimônio público, por não ter acesso a ele; que faz concursos públicos dada a incapacidade de se encontrar trabalho; e que gostaria de receber sua parte dos impostos em dinheiro.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.