Opinião > Processo não é olimpíada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MONTANHISTA

    Não tenho formação em direito. Minha formação superior e pós é outra área. Porém apreendi que todo cidadão deve cumprir a lei, conhece-la. Apreendi tbem que existe a ação legal e aquela legítima. O dem ônio é uma figura imaginária da liturgia de algumas tradições religiosas. O toff oli é uma figura real alçado ao stf de maneira pouco apro priada. Diante da limitada aceitação deveria ser mais cauteloso nos julgamentos. Isso para ultrapassar a esfera legal e atingir a leg iti midade, a é ti ca.

    Responda
  2. criatura jurídica

    Caro Lenio, seria bom que estes argumentos fossem usados para ladrao de galinhas. Para corruptos nao da! Eles cometeram crime de lesa patria, eles cometeram crime que abalam os fundamentos da Republica. Voce nao pode julgar do mesmo jeito casos diferentes. Os fundamentos para prender os corruptos estao na Constituicao Federal. Queremos nosso pais de volta.

    Responda
  3. Barezinho

    Advogado e defensor da hiprocrisia.

    Responda
  4. radiol

    PToffoli !!

    Responda
  5. radiol

    É, Mas o sr Toffoli puxa sempre a brasa para os petralhas

    Responda
  6. Inter Uai

    Acho que a analogia da mulher, do amante e do barqueiro é muito mais pertinente do tal carpado, duplo twist and rock and roll dos orocuradores!

    Responda
  7. Mestre d'armas

    A reportagem esta mesmo na coluna certa TENDENCIA. Totalmente tendenciosa falta dizer que ele dever ser CANONIZADO por soltar criminoso. Não estão percebendo que o povo quer mudanças neste sistema falido e que só beneficia a criminosos.?

    Responda
  8. Melão

    Não há o que reclamar. Toffoli está certíssimo. Investigar, sim. Constranger, perseguir, intimidar? Isso não é papel da justiça.

    Responda
  9. anturius

    o povo pode ser tudo, mas cego não é. rodrigo enganot, dias enganot, celso mela...

    Responda
  10. rocha

    A analogia embora interessante peca na conclusão. Com efeito, no caso, nem o preso, nem o juiz ou o ministro, se identificam com qualquer dos três personagens do conto de Beauvoir (mulher assassinada, amante negligente, barqueiro). Se é possível em tese se estabelecer alguma analogia, é a entre o assassino do conto e o acusado de corrupção, do fato. odair rodrigues da rocha assinante da uol de da folha

    Responda
  11. cesar

    Prof. Lennio Streck. Porque habeas corpus de ofício só para o Paulo Bernardo.?

    Responda
  12. cesar

    Prof. Lennio Streck. Porque habeas corpus de ofício só para o Paulo Bernardo.?

    Responda
  13. Doutor

    O cara roubou o dinheiro de aposentados e pensionistas! Tá em liberdade! Só no Brasil acontece isso! Parabéns Toffoli!

    Responda
  14. Doutor

    Acho que o Ministro Toffoli podia ter esperado um pouco mais até receber o restante da documentação. Acho que ele foi imprudente ao liberar Paulo Bernardo! Fica a impressão de que roubar compensa.

    Responda
    1. Doutor

      É um mau exemplo!

  15. Tant

    Contorcionismo lógico e verbal de Cumpanhero para evitar a prisão dos seus acólitos, muitos deles já condenados em primeira instância e prestes a sofrer outra condenação. Agora, sobre chicanas e morosidade da Justiça, esta administrada a favor dos políticos, dos endinheirados e dos seus protegidos, fazendo com que as penas prescrevam, ele não falou nada.

    Responda
  16. -

    "Meu caro, você perdeu o senso de justiça. Isso é comum quando se renuncia à razão e se fanatiza por uma ideologia funesta." Não confunda sede por sangue por senso de justiça.

    Responda
  17. adê

    Só se for no universo paralelo surrealista.

    Responda
  18. -

    "Não é questão de vingança mas de justiça, a sociedade não aguenta mais ver bandidos soltos, principalmente bandidos disfarçados de políticos." Muitas pessoas não sabem a diferença entre vingança e justiça. Penso que ser relevante aprender a diferenciar. A prisão preventiva de forma abusiva serve muito mais para satisfazer a sede de vingança de muitas pessoas, alimentada há muito tempo, por notícias seletivas, que tem sido divulgadas por uma mídia parcial.

    Responda
  19. R Villas

    A estorinha é muito ilustrativa mas sem fundamento na aplicação do caso. Temos aqui um advogado que passou a vida defendendo o P.T. e que por esse motivo se torna membro do STF. Sem conteúdo intelectual, foi reprovado duas vezes em concurso para juiz de primeira instância e hoje ocupa o mais alto posto jurídico do país, usando esse poder para libertar criminosos do partido que lhe colocou no cargo. Simples. Analise os fatos e tire suas conclusões.

    Responda
  20. alberto vieira machado

    As decisões colegiadas do STF, têm sido impecáveis...Já as manifestações pessoais e pior ainda as decisões "monocráticas", refletem os seres humanos que cada um dos 11 é...com suas idiossincrasias , narcisismos e egoísmos únicos e peculiares a cada um dos 7 bilhões de seres humanos...

    Responda
  21. Monteiro

    Acho que ficou bem claro de que lado o nobre ex advogado do partido dos treze, ficou na decisão que tomou. Não adianta defender.

    Responda
  22. -

    Quem tem sede de sangue, certamente não gostou do texto. Eu gostei.

    Responda
    1. R Villas

      Meu caro, você perdeu o senso de justiça. Isso é comum quando se renuncia à razão e se fanatiza por uma ideologia funesta.

    2. nunes

      Não é questão de vingança mas de justiça, a sociedade não aguenta mais ver hbandidos soltos, principalmente hbandidos disfarçados de políticos.

  23. Brasileiro

    Defende o habeas corpus para agradar ao ministro petralha para, talvez conseguir algum benesse com o mesmo no futuro. phe the zaada miserá...l.

    Responda
  24. FICO

    Parabéns, disse tudo.

    Responda
  25. coxinha

    o que existe de estranho nestes casos,é como políticos são passados a frente nesta corte,que se diz ser a naus lenta do mundo,onde cidadão com um morrer e não vê seu direito julgado,mas qdo é para soltar pessoas da cúpula política que muita vz frequenta a casa dos mesmo,este são atendido de pronto,,será que políticos que estão sendo denunciados,mesmo condenados serão amigos desta corte,pois o tal fmar jamais seria recebido ou mesmo sentar em público estes stf,mas os corruptos estes são amigos

    Responda
  26. Araguaci

    O PTrofoli soltaria um zé-ninguém com o mesmo empenho e celeridade que soltou o petralha? A resposta é não. Portanto algo está errado. Simples assim.

    Responda
  27. Professor

    Mais uma síntese de um professorzinho de faculdade.

    Responda
    1. flaviacg

      Você realmente não sabe quem é Lenio Streck, né? Um dos maiores juristas e constitucionalistas da atualidade. Pesquise um pouco antes de falar bobagem.

  28. FANTASMA

    Está defendendo o indefensável. Por que será? Obviamente, há alguma razão! O ministro D.T. é protegido e seguidor da alma viva mais desonesta. Será que o articulista também o é?! Poderia também ser uma matéria paga ou encomendada, quem sabe...

    Responda
  29. Maria Lygia

    Artigo consistente. Quem não gosta são os mesmos !! iludidos, foram as ruas para manter Temer e seu "patrício" da Paulista !! e agora viraram "patos" !!

    Responda
  30. carmen rodrigues

    No julgamento,promotor representa o estado,o povo.Defende aplicação da justiça, em nosso nome.Qto representa,monetariamente,esta representação? Nada! Adv de defesa representa o réu.Defende a aplicação da justiça em nome do réu.Quanto representa,monetariamente,esta representação? Depende. Existem contas altíssimas e existe o defensor escalado p casos q réu ñ pode pagar um adv. No caso dos juízes,realmente,a coisa fica difícil.Quanto ganha um juiz p condenar? Nada. P absolver? Quem sabe?

    Responda
  31. View

    Faltou explicar a velocidade da decisão, pois a média de análise do ministro é 29 dias e nesse caso foram horas para conhecer e fundamentar. Espero que siga o novo padrão nos demais casos, pois temos 450 pessoas como foro privilegiado aguardando decisão do STF que, se condenadas, perderão cargos ou ficarão inelegíveis.

    Responda
  32. Amaral

    A questão é que vcs criaram leis que se contrariam justamente para poder derrubá-las, ou seja vamos fazer uma bagunça que ninguém entende assim só nós poderemos dar os pareceres.

    Responda
  33. Caval

    Amigo, me desculpa, com o andar da carruagem, o cara vir justificar uma situação dessa, é pensar que todo mundo é tapado e é uma atitude no mínimo suspeita. A celeridade com que o magistrado agiu no caso e a proximidade do mesmo com o partido do suspeito em questão, deixa bem obvia a intenção. Um roubo de 100 milhões, ao olhar de qualquer pessoa razoável e que tenha o mínimo de bom senso, justifica a prisão preventiva pelo próprio perigo dos envolvidos coagirem testemunhas e outras coisas.

    Responda
  34. prof veloso

    há alguns anos atrás, conversando com um amigo meu pós graduado me falava: Porque os promotores (ministério público ) ficam frustrados quando elegem alguém para acusar, a justiça frustra seu objetivo e liberta essa pessoa? Será que esses promotores são realmente cristãaos e vê3em ou ainda aumentam os defeitos do adversário e jamais reconhecem os seus ou reconhecem que estão errados? É um tema para discusão...

    Responda
  35. Olqueiroz

    Processo não é olimpiada. Processo não é bricadeira. O juiz tem o dever de estar 100% certo de sua decisão e não julgar de qualquer jeito. Acho que se o juiz ao ver muito embasamento, deve se preocupar mais. Eu posso dizer aqui na minha consciência que fui injustiçado. Não sou culto mas uma decisão ridicula de uma juiza e depois do desembargador me acabou....

    Responda
  36. VampirishV

    As masmorras republicanas brasileiras sao as provas vivas de como funciona o judiciario. Pessoas sao esquecidas, vencidas e ninguem se comove. Ha ainda os que defendem a pena capital, mais por vinganca do que por justica. Ninguem tem pressa de soltar os que estao vencidos no presidio. Seres humanos sao empilhados em verdadeiros canis, a espera da liberdade que talvez nunca chegue. Ninguem se comove! Mas com o colarinho branco, com os doutores, e complacente, conivente, beira o ridiculo.

    Responda
  37. Ferolla

    Processo não é olimpíada e muito menos casa de comadres. O que se questiona é a isenção do ministro. Seus vínculos partidários são mais do que conhecidos. C.

    Responda
  38. nunes

    Por que a l ava jato é tão aclamada pela maioria dos brasileiros, aclamada pela população que não a f aga hb a ndidos? É simples, é porque a maioria da população não acredita na hjustiça dos hricaços, dos privilégios dos que querem ser julgados pelo S T F. Por que todos os hc o r ruptos têm hp avor da lava jato e não têm hp avor do S T F? A resposta é simples

    Responda
  39. Versailles

    Há mais do que razões para demonizar esse sr que trabalha contra o Brasil e a favor de quem o nomeou para o cargo. Filigranas jurídicas sempre vão existir para absolver um corrupto do dinheiro público, mas cabe ao magistrado aplicar o rigor da lei para desestimular candidatos em potencial ao descaminho. Na realidade, aos poucos tentam o retorno do apadrinhamento e a solidariedade recíproca aos investigados.

    Responda
  40. sid

    Até que enfim encontramos quem matou... Crime compensa desde que siga o rito do autor desse escrito. Para ganhar habeas corpus basta ter papel. Pode ser de embrulhar pão. E haja mais crimes iguais ao do ilustre Paulo Bernardo.

    Responda
  41. Ubaldo

    Para o cristão comum, na Justiça tem sempre a decisão de entendimento subjetivo ou de vontade. As tecnicidades poucas vezes são utilizadas, se existisse. O sabor de uma sentença varia muita das vezes da coloração política e até mesmo institucional do prelado de momento.

    Responda
  42. Ragnar

    O Direito de punir só é legítimo se observadas as regras e princípios do Direito, tratados e convenções internacionais. Presunção de inocência é basilar; liberdade é regra e prisão é exceção, só se justifica se fundamentada. Sem regras, o processo é arbitrário e ilegal. Os anseios da opinião pública, embora legítimos, não podem justificar atropelos jurídicos, pois resultam em mais impunidade, pela anulação de processos, ou na punição de inocentes. Justiça e arbítrio nunca ocupam o mesmo espaço.

    Responda
  43. Jeff Beck

    Para os amigos tudo, para os inimigos o rigor da lei !

    Responda
  44. n c

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. n c

      Nenhuma interpretação jurídica supera essa corrupção desavergonhada que todo dia bate as portas do STF. Juízes mudos e cor-vardes

    2. odemolidor

      O articulista mostrou que tem, ao menos, boas noções de Direito, das quais você carece. Acrescento, apenas, que há muito tempo os membros do Ministério Público são meros acusadores. Quando advogava no criminal, escrevia doutor acusador. Jamais um promotor reclamou de tal tratamento.

  45. NERES

    O Lénio é muito culto, estudado, viajado, etc. Só que até hoje ele não aprendeu a diferença entre "garantismo e impunidade". Talvez devesse ouvir mais seus alunos do primeiro semestre de direito.

    Responda
  46. zig

    Nunca nesse País a Lei vai ser um valor. São essas afirmações que deixa a corrupção liberada. É a impunidade consagrada e sedimentada, defendida com unhas e dentes pelos grandes rábulas do direito penal.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.