Opinião > A USP e sua crise Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cesar

    A crise da USP vem da crise brasileira. O ICMS arrecadado é menor e os 9% que sao divididos entre as 3 universidades paulistas (5 % USP, 2 unicamp, 2 unesp) e no total arrecadado diminuiu levando a crise atual!!! Somado a isso as aposentadorais sao integrais coisa que as Universidades Federais no dominio do PT já resolveram com o teto estipulado pelo Lula !!! No mais a Unesp contrata o professor num regime diferente, CLT, quem quer receber mais paga plano de aposentadoria particular

    Responda
  2. Carlão

    Estas entidades carregadas de sindicalistas e esquerdistas, funcionam muito bem enquanto não acaba o dinheiro dos outros.

    Responda
  3. MANOELITO

    As Universidades públicas estão se tornando cada vez entidades políticas entregues à politiquice dos sindicatos e dos professores de esquerda. Caminham para liquida-las. São greves eternas com prejuízo para os alunos, que também se associam ao esquema, influenciados pela pregação política e pela ignorância dos fundamentos da democracia.

    Responda
  4. Iuri

    Cobrar mensalidades para salvar os empregos dos funcionários da USP? Em funções equivalentes, eles já ganham 10 vezes mais do que a média nacional. Além disso, entregam um serviço de baixa qualidade, sem falar no número excessivo de servidores empregados. A USP não pode ser refém do sindicato que os representa.

    Responda
  5. Marcusalém

    A USP serviu durante muitos anos a elite deste desse país. O Estado deu a quem tinha condições de custear seus estudos, a gratuidade de quem poderia passar sem ela. Enquanto os menos favorecidos foram empurrados para universidades particulares que são conhecidas pela sua voracidade no lucro e omissão na qualidade de ensino. Com uma mentalidade pseudo esquerdista, contemplou alguns professores e funcionários com salários fora da realidade da instituição. Agora está chegando ao fundo do poço.

    Responda
    1. LeoGama

      Nossa, que ideia ousada, F.olha!

    2. Iuri

      A dotação orçamentária da USP já é gigantesca. Pelo volume, se bem administrado e utilizado, já seria o suficiente para colocar a USP entre as 5 maiores e melhores universidades do mundo. Portanto, o problema da USP é administrativo, de gestão. Deveria ter um regime estatutário especial, enxuto, focado na meritocracia. E, acima de tudo, permanecer gratuita, aberta e pública.

  6. Guto

    Não existe resposta simples para problemas complexos.....uma mistura de aumentos salarias percentualmente acima do crescimento da receita, queda grande na arrecadação do ICMS, expansão sem planejamento de cursos (não sei se na USP ocorreu), um aumento na quantidade de aposentadorias (?) e precoces (?),um dogma que tudo deve ser gratuito (nunca foi, é pago com impostos) , falta de estímulo para buscar receitas ( o salário é garantido )...Logo acaba o recursos das reservas e o que farão então????

    Responda
  7. Dewey

    Desde a sua fundação a USP formou pessoas que se tornaram presidentes da república, ministros, governadores e outros políticos, artistas famosos, atletas e homens de negócios. No entanto, diferente do que ocorre em outros países, parece que esse pessoal cortou o cordão umbilical e não se importa com o que acontece na Universidade. Se cada um dos milhões que lá se formaram - e é graças a isso que construíram suas vidas - doassem um pouco do que ganharam, parte do problema seria resolvido.

    Responda
    1. RCC

      Não funcionaria, meu caro, a burocracia estatal impede ou dificulta ao máximo qualquer tipo de doação.

  8. Spina

    Todos os paulistanos pagam o ICMS, mas uma minoria, desde sempre, estuda na usp. Concordo com a cobrança de mensalidades, o pobre que conseguir entrar e provar sua pobreza fica isento e tudo bem.

    Responda
    1. Iuri

      USP: pública, aberta e gratuita. E com foco mais em ciência e menos em tecnologia. Ensino superior público e gratuito, sempre!

  9. jose

    Mais um fruto podre do sindicalismo predador do Estado e do próprio Estado que tornou um fim em si.A USP deve ser refundada sob o signo da eficiência economica financeira e continuar formando grandes quadros,Sua direção deve ser formada por gente com capacidade gerencial e pra isto não basta ter o título de livre docente.Deveria se tornar uma universidade comunitária e se sustentar das mensalidades e doações.Havard ,MIT e outras tantas mundialmente famosas funconam assim e são melhores.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.