Hélio Schwartsman > Lobos solitários são o Uber do terror Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Creio que problemas psicológicos poderiam explicar apenas parte do problema (% ?).O constatável é que o chamado Ocidente não aprendeu a lidar com o terrorismo.E o mundo pergunta "como ?" Os dirigentes polÃticos profissionais do mundo é que têm a obrigação de responder e agir,.mas fora da risca de giz que os cerca. Seria bom se soubéssemos, p ex. se há ou houve alguém, em boa situação socio-econômico-financeira disposto a amarrar cintos de bombas na cintura..
A expressão lobo solitário é mais um modismo que nem faz sentido, pois lobos solitários não existem, já que são criaturas eminentemente de b/ando. Não ha nada de novo na teoria de Greenfeld; criminalistas de todo mundo já haviam chegado a essa conclusão desde a época do Jack, o e/stripador. A pessoa que comete essas a/trocidades não surtam da noite para o dia; são mestres em disfarçar suas tendências se aproveitando do fato de que a maioria das pessoas julgam pelo estereótipo e pela aparência.
O Uber e outras startups são resultado do desenvolvimento tecnológico no avanço econômico e vem trazendo inúmeros benefÃcios aos consumidores. Acredito que seja anacrônica a vinculação destas inovações com a ação odiosa do terrorismo, que ganha novas feições, com os atentados dos denominados "lobos solitários".
O mundo anda complicado, há muitas tensões acumuladas. A última grande guerra, que aliviou tensões, acabou há 70 anos, desde então elas têm voltado a se acumular. A vida é tensa e conflitiva, sempre foi assim.
A hipótese é interessante: transformar um suicÃdio privado em suicÃdio público, que chama atenção. Isso explicaria os atiradores laicos tipo Universidade Virginia Tech e universidade de Umpqua que, ao enfrentar a polÃcia, ou se suicidam ou acabam morrendo. A hipótese pode ser testada coletando-se dados sobre se os terroristas suicidas apresentam sinais de depressão. Logo após o ataque de Nice foi veiculado que o atacante estava muito deprimido devido a um recente divórcio. Isso foi confirmado?
Pois é. Só não explica porque não existem ações semelhantes praticadas por professantes de outras religiões. Alguém já viu ataques semelhantes praticados por budistas, shintoÃstas ou catolics?Será que depressão é exclusividade de uma única filiação religiosa ? Analisar o ter ro rist pelo ribossomo de sua célula fez com que o pesquisador desconhecesse sua face. Olha a partÃcula para não enxergar o todo
Parabéns, Hélio, por Lobos solitários... A lava incandescente da evolução biológica humana desenvolve-se há aproximadamente 3.000.000.000 (3 bilhões de anos), com sua lei suprema (desde a aparecida vigência da transmissão da vida via sexo): sobreviva a teu próximo. O pacto social contrapõe-se a essa lei há apenas 0,000.000.010 (de bilhão de anos): veda-se o homicÃdio. O amor incondicional ao próximo de JdeN há, 0.000.000.002 de bi. Segue vigente o "Homem é um lobo para o homem" de .Hobbes.
Compartilho da mesma opinião da socióloga Liah Greenfeld.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Lobos solitários são o Uber do terror Voltar
Comente este texto