Elio Gaspari > Com serenidade, Temer conseguiu estabilizar seu governo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. FCesa

    Só há um detalhe, Dilma foi afastada sem ter cometido crime de responsabilidade, o que configura um golpe Institucional. Este detalhe não é pequeno não, só em Repúblicas das Bananas ele acontece. Bom, é o que somos, não? Um gorda república das Bananas, como disse Mark Weisbrot.

    Responda
  2. Carneiro Miguel

    Nossa, nem me lembrava que Dilma ainda existe. Aquela "tonho da Lua" se Deus quiser não volta nunca mais. Lunática incopetente, arrogante, autoritária e péssima.

    Responda
  3. BOZ

    Lúcido. O resto é porcaria de fim de pescaria.

    Responda
  4. Presidento

    Que bom! Agora a competência volta ao Planalto! Viva o nosso grande presidente Michele!

    Responda
  5. José Ramisual

    Será que Bols onaro não será o nosso Trump?

    Responda
  6. Herdf

    Parece que a lava jato saiu de cena para a aprovação do impeachment, e provavelmente não retornará, o objetivo foi atingido.

    Responda
  7. caco

    Muita audácia fazer tanta afirmação fantasiosa. Que artigo bajulador de um governo incompetente e dos mais atrasados da história.

    Responda
  8. Toni Morty

    Acho que dentro do possível, com um misto de austeridade, direção e sem pirotecnia, mesmo porque não é de seu estilo, o Temer, mesmo tendo começado errado com nomeações incorretas, vai tomando pulso do leme, amparado pelo triunvirato Meirelles, Serra e Padilha, com serenidade, pois a situação atual assim o recomenda e se a Câmara cooperar positivamente, novos ares e novas esperanças chegarão junto com o ano que vem!

    Responda
  9. Mangie

    Não sei se entendi bem. Em artigo anterior Gaspari se referia ao processo de impeachment como golpe. Agora ele "sugere" que "esqueçamos" o golpe?

    Responda
  10. toninho

    Mesmo com o próprio nome e vários ministro citados na lava jato a grande mídia já está tirando o tema corrupção de suas manchetes diárias!! Isso com ele e toda cúpula do seu partido atolada até o pescoço em denuncias de corrupção.Quanta serenidade.

    Responda
  11. Turco

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  12. Nardo

    Ele é bastante calmo e oportunista. Deu o tiro certo. Apesar que, de fato, já se fala que O Brasil deve ultrapassar o PIB dos EUA até o final do mandato forjado

    Responda
  13. Carlito Teve Madurin

    A midia não sabe mais o que fazer para enfiar nossa guela abaixo esse governo que desqualificou nosso voto. É inacreditavel o empenho da grande midia para fazser crer que um governo que anrtes ser efetivado ja diminui direitos sociais e, seus ministros falam cada coisa tipo que tem gente que arruma doença, e não é necessario exames especializados, que vai votar lei terceirização, retirar direitos de aposentados e desaposentar. Olha mas a midia quer fazer crer que amamos quem desqualificou voto

    Responda
    1. Brasileiro

      E aí Madurin, o Maduro não vai indo muito bem na Venezuela, quem sabe vc dá uma mãozinha p ele com este seu vasto conhecimento.

  14. Carlito Teve Madurin

    A foia não sabe mais o que fazer para enfiar nossa guela abaixo esse governo que desqualificou nosso voto. É inacreditavel o empenho da grande midia para fazer crer que um governo que antes ser efetivado ja diminui direitos sociais e, seus ministros falam cada coisa tipo que tem gente que arruma doença, e não é necessario exames especializados, que vai votar lei terceirização, retirar direitos de aposentados etc. Olha mas a midia quer fazer crer que amamos quem desqualificou voto

    Responda
  15. manjosi

    Elio Gaspari esqueceu de mencionar que o PIG (Partido da Imprensa Golpista) continua blindando o temerário. Destacadamente a Globo (todo o grupo) e os jornalões Folha e Estadão exercem papel de destaque nesta blindagem. E a equipe temerária continua mais do que pífia, continua corrupta, desonesta e trambiqueira como sempre. São gangsters que tomaram o Poder para salvarem-se das punições leves previstas nas leis penais.

    Responda
  16. Fabricio Fabricio

    Sendo uma estabilização serena, o Governo do Michel Temer com um mandato bem diminuto poderá trazer frutos positivos até o final com o país nos trilhos. Agora quem vai ser o sucessor?

    Responda
    1. Carlito Teve Madurin

      Inacreditavel empenho da midia para fazer crer q um governo, que antes ser efetivado ja diminui direitos sociais e, seus ministros falam coisa tipo que tem gente que arruma doença, e não é necessario exames especializados, que vai votar lei terceirização, retirar direitos de aposentados. Mas a grande midia quer fazer crer que amamos quem desqualificou nosso voto, e governa de forma inversa ao que prometeu qdo na condição vice subiu palanque c/deilma. Mais uma vez parte grande midia apoia golpe

  17. Brasileiro

    Antes tarde do que nunca, qualquer pessoa de bom senso vê que o Temer deu tranquilidade ao país. Devagar vamos retomar o crescimento às custas de trabalho e não de benesses do governo.

    Responda
  18. FORTES

    Jamais alguém, que por mais incompetente que seja fará um governo pior que o pt

    Responda
  19. Turco

    Onde está a estabilidade, seu Gaspa? O que todos vemos é um barco sem rumo, dependendo de polí// ticos sem es crúpulos, cheio de min nistros inves // tigados e por aí vai. Estabilidade zero.

    Responda
  20. Tulio

    O título do artigo deveria ser este: "Com serenidade de gangster, Temer conseguiu estabilizar seu governo ilegítimo".

    Responda
  21. LulaNaCadeia

    Dilma usou e abusou das mentiras, perdeu credibilidade, tendo Sómente E TÃO SÓMENNTE OS APROVEITADORES DO SEU LADO !!!!!!

    Responda
  22. Cidadao Comum

    Eles deveriam dar o exemplo. Reforma politica já - somente por 2 mandatos - Fim da aposentadoria p/ todos politicos - Plano médico do S.U.S. para todos - Redução do nº de parlamentares fed., est. e mun. - Rever aposentadorias dos militares, politicos, e de todos os func. públicos. a nível federal, estadual e municipal.

    Responda
    1. IPA

      Diminui o numero de partidos políticos para no máximo 5 e o fundo partidário, reduzir para 27 o numero de senadores, e no máximo 250 deputados com o corte de verbas de gabinete extravagante que temos agora.

  23. Schultz

    Pro velhinho ter mudado tão rápido de opinião, acredito que conseguiu uma boquinha no Desgoverno Tremer.

    Responda
  24. O Justo

    O MPF declarou não haver crimes de resp. nas pedaladas nem no plano safra....Golpe Branco pela elite, mídia, e machistas...alias fsp na pesquisa de satisfação do Temer fez mais feio que facada no ú...

    Responda
  25. Zé Campos

    Puxa saco do Iscariotes.

    Responda
  26. Claudio - Advogado

    O certo é que há um mínimo ambiente que permite o dialogo político. A Sra. Presidente, que não tem habilidade política alguma e perdeu a sua legitimidade, não tinha mais condições de governar. Deveria ter renunciado.Mas tem razão aqueles que vem no Sr. Eduardo Cunha a possibilidade deste Governo desmoronar. Se o ex-presidente da Câmara for para as mãos do Juiz Moro e se ver na iminência de ser preso, abrirá a boca e nada sobrará, inclusive Temer.

    Responda
  27. Neli Faria

    Parabéns pela análise. Penso que lu la escolheu a dil ma para que um político fundador do partido não apagasse o seu brilho. A Dil ma teve dois méritos: acabou com o Lu la e com o P T.Parabéns.

    Responda
  28. ACZ

    Viva comentou meu post. A questão não é bater ou não. A diferença é a forma, pressupor neutralidade nos meios de comunicação ou imparcialidade dos mesmos seria conferir aos empresários do ramo e aos jornalistas uma condição que não possuem, pelo simples fato de serem humanos. A mídia é, foi e será sempre benevolente com quem tenha convergência de propósitos. Querer fazer acreditar no oposto eqüivale a divinizar escribas.

    Responda
  29. Arnaldo

    Qualquer governo eleito, meio eleito ou até não eleito terá aprovação de cidadão consciente. O sistema político brasileiro é regido pela CF/88 (século XX). . Estamos no século XXI. A tecnologia da informação se desenvolveu de forma assustadora e os partidos ainda estão no século XX.

    Responda
    1. Turco

      Os partidos e os políticos estão no século XIX. Mas para roubar já estão no século XXII.

  30. MARCÃ O

    10% de desemprego. Jornada de 80 horas. Feijão R$ 15,00, arroz R$ 9,00. Aposentadoria aos 90 anos. Previlégio para terceirizados não celetistas. Uma grande parcela da população não está contente. Mas a bolsa, o capital nacional e internacional andam comemorando.

    Responda
    1. Viva

      E a quem se deve essa situação? Ao temer que entrou há dois meses ou ao PT que governou nos últimos 13 anos?

  31. Spina

    Lamentável todo esse elogio. No nosso cotidiano nada mudou e as reformas,necessárias para fazer do Brasil uma nação para os brasileiros, continuam só no blá blá blá.

    Responda
    1. Viva

      Não é elogio, é constatação.

  32. ACZ

    A propósito, basta o Governo pedir desconcentração dos meios de comunicação e o governo apanhará noite e dia. A mídia defende a concorrência em vários setores. Exceto em seu próprio setor. Assim quando os governantes não a contradizem as crises saem sempre menores. Mas, aposto que se houver um governante que privatize tudo ( o que praticamente concordo), mas mexer na concorrência das grandes corporações da informação, em dois meses o inferno começa.

    Responda
  33. ACZ

    Sofisma ao pressupor que Temer estabiliza seu governo.Não! quem equilibra é a mídia. A" privataria" demonizada por Gaspari é o alento que a mídia deseja ouvir;ocorreu o mesmo com o governo FHC.Quando os propósitos dos governos vão ao encontro do interesse das corporações de mídia, elas é que fazem as crises tornarem-se menores.Sou a favor das privatizações, mas não tenho ilusões quanto à isenção dos veículos de informação. Quando não gostarem causarão o inferno.

    Responda
    1. Viva

      Você está com media na cabeça. A media anda batendo no Temer como batia na Dilma e como baterá em qualquer um que alcance o poder. É o papel dela. A alternativa é a censura das ditaduras disfarçadas.

  34. Araripense

    Talvez ainda seja cedo para se falar em estabilização. Não se sabe como ficará o clima de embate entre as alas técnico/econômica e a dos políticos que integram o governo e o apoiam no Congresso, caso a ex-presidente não volte ao cargo. Há, também, a questão da delação premiada de Marcelo Odebrecht e a possível delação do ex-presidente da Câmara. Quantos integrantes do governo Temer escaparão dessas delações. ?

    Responda
  35. Ragnar

    O mesmo colunista que em 29/06/16 publicou o artigo "Ha golpe", agora rasga elogios ao interino. A mídia brasileira parece querer testar seu poder de formar opinião. Alguns jornalistas, escorados na antiguidade de suas carreiras, acreditam ser parte do vento que dá a direção às caravelas da opinião pública. Texto no mesmo nível da última pesquisa Datafolha.

    Responda
  36. Ferolla

    É verdade, conseguiu uma governabilidade estabilizadora. Penso em seu jeito meio zen, orientado, tranquilo, suas formulações claras e sua proposta de dar um rumo ao país. Só espero que não se deixe dominar pelos fichas-sujas. C.

    Responda
  37. Sobreira

    Como é bom ler-se esse colunista. Além da lucidez crítica, tem um estilo muito atraente. Um dos principais nomes desse jornal.

    Responda
  38. Recomeço

    A mais básica das diferenças entre o antes e o depois: agora temos um governo.

    Responda
    1. Lupasan

      Detalhe: agora a maioria que efetivamente decide (congresso, imprensa, classes média e alta) apoiam o governo. Porque se resolverem impichar o homem... E deveriam, viu, se houvesse alguma alternativa. Não há. Todos podres.

  39. Schultz

    Chamar isso que tá ai de Governo, é forçar a barra, nos estamos vivendo uma quiméra montada pela direita e pela mídia, estou decepcionado com Gaspari.

    Responda
    1. dalton1109

      Decepcionado porque o sujeito, que é imparcial e mete pau em quem mereça indistintamente, constatou um fato ? ... 'isso que tá aí' e consequência lógica daquilo que aqui esteve. Agora, menos ruim.

    2. Kleber

      Decepcionado pq ele não fala o que vc quer ouvir? Assim é a cabeça da esquerda. Além de cegos desmerecem quem enxerga

  40. MARCÃ O

    Nessa forma expurgada, o mundo empírico se torna objeto do pensamento positivo. Com toda exploração, revelação e esclarecimento levado à cabo pelos meios de informação, ficam escamoteadas as obscuridades e ambiguidades, que afloram na violência geral cotidiana. E deve continuar escamoteada para não revelar a face repressiva e irracional dessa realidade.". Herbert Marcuse.

    Responda
  41. Brandão

    Elio, a Dilma é uma oligifrênica; porém, isso não afasta nem nunca afastará o odor fétido do golpe parlamentar/midiático/judicial que levou Temer ao poder. Ainda que ele fale e bata na meses de mansinho, o estupro à democracia de que foi um dos autores, deve ser ressaltado sempre. Que ele faça um bom governo, para o bem do Brasil, mas, como todo "estuprador" constitucional, não deve ser perdoado. Nunca.

    Responda
    1. dalton1109

      Temos, hoje, o mal necessário. Tínhamos, até há pouco, o péssimo desnecessário. Portanto, ainda que longe do que deve minimamente ser, melhorou.

    2. Viva

      O senhor está completamente equivocado. Está delirando no seu ressentimento. Dilma é mal intencionada antes de ser oligofrênica. Daí, devido aos evidentes e gritantes crimes que cometeu (para muito além das pedaladas, tem a Petrobrás, BNDES, Elétricas, fundos, hi.. vai longe..) está afastada em cumprimento estrito das normas constitucionais, devidamente respaldadas pelo Supremo Tribunal Federal, do qual nada menos que 5 ministros foram indicados pelo PT. Mais constitucional que isso é impossível

  42. Déjà vu

    Dilma é autocrática no estilo Stalinista. Intolerante até com os Aplausos que recebia. A nossa 'Mulher sapiens' acreditou de fato em tudo que os Arautos do poder, à la J.Santana, inventavam sobre seus Super Poderes Administrativos. Agora, deve abrir uma Nova Lojinha de R$1,99 e com a experiência adquirida em Brasília talvez tenha algum sucesso! Rarrarrrá!

    Responda
    1. dalton1109

      De 1,99 não dá mais. Acostumou-se ao superfaturamento. Agora tem de ser de 2,44.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.