Hélio Schwartsman > Por que democracias fracassam Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Liberdade! É isso o que a democracia mais tem a oferecer.Que Deus nos ilumine a todos.
Schwartsman, nosso mais apreciado analista de comportamento do cotidiano, se incorpora de vez ao jugo do aparato ideológico dominante, e mostra perplexidade sem se render ao reconhecimento de que a democracia não presta, mas tem de ser tolerada por falta de alternativa (Churchill).
Eu nao concordo com aqueles que dizem que somos obrgados a votar. Nos somos obrigados a comparecer. Temos o Direito de votar em Branco e Anular o voto. Como vemos no texto, a segurança juricica eh relevante e nesse quesito o terceiro pilar de sustentaçao do sistema Democratico deixa a desejar.
Liberdade de expressão? Imprensa livre? Onde mesmo?
Esteban Klor, professor de Economia da Universidade Hebráica de Jerusalem, demonstrou em vários estudos feitos em Israel e EUA que as pessoas votam invariavelmente com a emoção e não com a razão. A racionalidade e a lógica são universais. Todos usam a mesma lógica (uns mais do que outros), mas a moralidade e os sentimentos que ditam as emoções são pessoais. Se fôssemos racionais no voto, provavelmente nem votarÃamos dado que nunca em lugar nenhum, um único voto nunca decidiu uma eleição.
Somando a obrigação de votar a tudo que foi dito tem-se que nossa democracia é um ensaio frustrante. E além de ser uma eterna refém do jugo patrimonialista e da disparidade social, agora caminha também para eliminação lenta e gradual de sua vertente laica. Os cabrestos resultantes da pobreza nos define politicamente.
A democracia tem um longo caminho para ser plena no Brasil. É absolutamente necessária uma reforma educacional. Somente através da educação, o que leva uns 30 anos, poderemos transformar o paÃs. Através da educação os brasileiros saberão separar o joio do trigo e escolher representantes mais dignos e mais integros. Hoje o que se verifica no Brasil é um coronelismo ultrapassado onde figurões se sentem donos do estado. O Brasil não precisa de salvadores da pátria corruptos nem tampouco coroneis.
Parabéns, Hélio. Você acertou na mosca. Não devemos esperar da democracia mais do que ela pode dar. Ela é como o paraquedas. Sem ele, nos espatifamos. Ela é imprescindÃvel. Ela precisa se aperfeiçoar, pois ainda oferece mais riscos do que aquele. Imprensa livre e judiciário autônomo favorecem a transparência para aperfeiçoá-la.
Democracia é um regime que funciona bem com um mÃnimo de competência, um mÃnimo de honestidade e um mÃnimo de doação;tanto por parte dos atores como dos espectadores. Ainda vamos chegar lá, se Deus quiser.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Por que democracias fracassam Voltar
Comente este texto