Luiz Felipe Pondé > Dúvida sobre morrer de culpa ou tristeza divide estética e moral Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Douglas

    Dilema Kantiano! Belo texto, é uma reflexão necessária a se fazer.

    Responda
  2. Galdi

    Equivante a: quer ser feliz ou ter razão?

    Responda
  3. Wanderson

    Tristeza é um afeto advindo da perda do que nos faz "feliz". Culpa é um agente repressor dos desejos não sociáveis. Viver é um "eterno" pesos e contra-pesos. Será?

    Responda
  4. Ferolla

    Penso que depende da paixão envolvida na escolha. C.

    Responda
  5. Cecin

    A pergunta poderia ser: você prefere VIVER de culpa ou de tristeza?

    Responda
  6. MarceloCoelho

    Há uma tensão dialética natural na psique humana entre o racional e o romântico, e uma psique plena precisa dos dois lados. Uma mente romântica ao extremo torna a vida um caos e traduz-se em um comportamento estúpido, inconsequente, histérico e, no limite, desesperado, que pode levar à loucura ou ao suicídio; uma mente excessivamente racional traduz-se em autismo, um alheamento da vida, do sentimento, do afeto.

    Responda
  7. Dewey

    Até onde se sabe, ninguém escolhe como morrer a não ser que decida tirar a própria vida antes de expirar o prazo de validade. A questão mais pertinente relativa a m/orte é se a pessoa tem o direito de m/orrer com dignidade. Antigamente as pessoas m/orriam em casa, no seio da família e na presença dos vizinhos e amigos. Hoje a m/orte foi terceirizada; a maioria m/orre nos hospitais, sozinhas e desamparadas. Nascer sozinho e morrer sozinho é um desrespeito ao lado humano das pessoas.

    Responda
  8. Lully

    Penso que escolheria a tristeza mas, políticos escolhem a culpa, não tenho dúvidas... *rs

    Responda
    1. Ana Carol

      Eles ainda não atingiram o estágio de sentir culpa...

  9. JOSELINO

    De qualquer modo, ponderar é preciso. Sem torcadilho.

    Responda
  10. BEZERRACONT

    O mundo é bom? Qual mundo? Quando se refere à natureza, essa conceituação não faz sentido. Nela, a regra é simples: seja forte e arrume comida. E não vire! Apenas isso. Nem bom nem mal. Siga a regra de ouro. O mundo da civilização humana é conflituoso, por constituição. Muitos querem tirar dele os mesmos benefícios. Muitas vezes, há um desequilíbrio entre demanda e oferta. Essa é a raiz dos conflitos. Já o mundo espiritual é bom, uma vez que o Criador é bom.

    Responda
  11. Déjà vu

    “A vida humana acontece Só uma vez, e Não poderemos Jamais verificar qual seria a Boa ou a Má decisão, porque, em Todas as situações, só podemos decidir Uma vez. Não nos são dadas uma primeira, segunda, terceira ou quarta chance para que possamos comparar decisões diferentes” - Milan Kundera ***Talvez a Culpa ou Tristeza seja apenas um sentimento Nascido de caso tivéssemos uma Segunda chance de agir seria diferente. Ledo Engano!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.