Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Douglas

    Dilema Kantiano! Belo texto, é uma reflexão necessária a se fazer.

    Responda
  2. Galdi

    Equivante a: quer ser feliz ou ter razão?

    Responda
  3. Wanderson

    Tristeza é um afeto advindo da perda do que nos faz "feliz". Culpa é um agente repressor dos desejos não sociáveis. Viver é um "eterno" pesos e contra-pesos. Será?

    Responda
  4. Ferolla

    Penso que depende da paixão envolvida na escolha. C.

    Responda
  5. Cecin

    A pergunta poderia ser: você prefere VIVER de culpa ou de tristeza?

    Responda
  6. MarceloCoelho

    Há uma tensão dialética natural na psique humana entre o racional e o romântico, e uma psique plena precisa dos dois lados. Uma mente romântica ao extremo torna a vida um caos e traduz-se em um comportamento estúpido, inconsequente, histérico e, no limite, desesperado, que pode levar à loucura ou ao suicídio; uma mente excessivamente racional traduz-se em autismo, um alheamento da vida, do sentimento, do afeto.

    Responda
  7. Dewey

    Até onde se sabe, ninguém escolhe como morrer a não ser que decida tirar a própria vida antes de expirar o prazo de validade. A questão mais pertinente relativa a m/orte é se a pessoa tem o direito de m/orrer com dignidade. Antigamente as pessoas m/orriam em casa, no seio da família e na presença dos vizinhos e amigos. Hoje a m/orte foi terceirizada; a maioria m/orre nos hospitais, sozinhas e desamparadas. Nascer sozinho e morrer sozinho é um desrespeito ao lado humano das pessoas.

    Responda
  8. Lully

    Penso que escolheria a tristeza mas, políticos escolhem a culpa, não tenho dúvidas... *rs

    Responda
    1. Ana Carol

      Eles ainda não atingiram o estágio de sentir culpa...

  9. JOSELINO

    De qualquer modo, ponderar é preciso. Sem torcadilho.

    Responda
  10. BEZERRACONT

    O mundo é bom? Qual mundo? Quando se refere à natureza, essa conceituação não faz sentido. Nela, a regra é simples: seja forte e arrume comida. E não vire! Apenas isso. Nem bom nem mal. Siga a regra de ouro. O mundo da civilização humana é conflituoso, por constituição. Muitos querem tirar dele os mesmos benefícios. Muitas vezes, há um desequilíbrio entre demanda e oferta. Essa é a raiz dos conflitos. Já o mundo espiritual é bom, uma vez que o Criador é bom.

    Responda
  11. Déjà vu

    “A vida humana acontece Só uma vez, e Não poderemos Jamais verificar qual seria a Boa ou a Má decisão, porque, em Todas as situações, só podemos decidir Uma vez. Não nos são dadas uma primeira, segunda, terceira ou quarta chance para que possamos comparar decisões diferentes” - Milan Kundera ***Talvez a Culpa ou Tristeza seja apenas um sentimento Nascido de caso tivéssemos uma Segunda chance de agir seria diferente. Ledo Engano!

    Responda