Opinião > Ciência com correções Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ARY

    Sai uma dema ghogha e entra outro. Ciência sem fronteiras p estudar inglês. E' um absurdo. Desperdício de dinheiro público.

    Responda
    1. rogerioangelo

      programa permitiu que milhares de universitários tivessem contato com um outro modelo educacional e, de quebra, aprendessem ou aperfeiçoassem um idioma estrangeiro, o que certamente, no compartilhamento de experiências com os professores e pares ao voltarem do exterior enriquece e melhora incomensuravelmente nossas universidades. Exigir de antemão que os que pleiteiam uma bolsa sejam fluentes na língua estrangeira é mais uma forma de privilegiar aqueles oriundos de escolas particulares.

  2. Calferr

    Ok, vamos ver se estes doutorandos e pesquisadores ingressarão em universidades entre as 25 melhores do planeta, porque nunca foi assim.

    Responda
  3. Dewey

    Além da incompetência do governo, existe muito provincianismo para avaliar o programa. Um programa como esse não é desprovido de riscos, pois sempre haverão aqueles que não se ajustarão, pois além dos aspectos culturais o ajuste ao ensino no exterior é difícil. É preciso aperfeiçoar o processo de seleção para diminuir as desistências. É irrealista exigir fluência no idioma para pessoas que nunca viveram fora do país. É necessário uma base gramatical, mas a fluência vai ser adquirida localmente.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.