Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Faganello

    Interessante. Por essa lógica, uma reforma do sistema político que reduza o poder das Senhorias seria o melhor passo que poderíamos dar um busca de um sistema mais virtuoso. Como convencer V. Sas. a agir neste sentido é o grande problema...

    Responda
  2. Dewey

    É questão de equilíbrio. Ter empatia em excesso também pode ser um problema segundo Robert Hare, autor do livro "Without Conscience", (Sem Consciência). Hare demonstra que o alvo preferido dos sociopatas são as pessoas com muita empatia, pois confiam demais nos outros e são incapazes de determinar os sinais típicos dos sociopatas. Interessante é a observação que ele faz sobre o fato de 25% da população carcerária ser composta de sociopatas; seria interessante determinar a incidência na política.

    Responda
    1. Mári

      Deve ser grande entre os políticos, já que sociopata se dão muito bem com poder. A falta de escrúpulos... (Trum é exemplo).

  3. Arnaldo

    “Uma das coisas nesta vida é ter poder e encontrar a sabedoria para não exercê-lo” - Hélio Schwartsman

    Responda
  4. Lully

    Alternância de poder, concordo plenamente. Mas continuo com Maquiavel...

    Responda
  5. Arnaldo

    “O poder não corrompe o homem; é o homem que corrompe o poder. O homem é o grande poluidor, da natureza, do próprio homem, do poder. Se o poder fosse corruptor, seria maldito e proscrito, o que acarretaria a anarquia. - Ulysses Guimarães

    Responda
  6. Arnaldo

    Poder como afrodisíaco. “ Poder é como o amor, mais fácil sentir do que definir ou medir” - Joseph Nye

    Responda
  7. MarceloCoelho

    Alternância no poder é básico para a democracia. Quanto mais tempo um grupo fica no poder mais se aferra a ele, mais privilégios concede a seus membros e mais corrupção promove. Quanto às fechadas, pode até ser, mas a maioria das que tomei e presenciei é de carros bem velhos, que costumam cometer as maiores barbaridades no trânsito.

    Responda
    1. MarceloCoelho

      Bem, essa é a minha experiência, não tem nenhum valor estatístico; a sua já é diferente.

    2. Mári

      Minha experiência é que os carros grandes tipo SUV são os piores, verdadeiros bullies das ruas e estradas.