-
CRAIG DOWNIE DUNBAR
A cerne do debate é o fato que o racismo utiliza características específicas de pessoa de origem africana para negar direitos. As cotas existem para trabalhar contra o resultado desta discriminação. Portanto nada mais correto utilizar os critérios de pessoas de ascendência africana para evitar que alguns aproveitam das cotas indevidamente. A questão da existência ou não de raças humanas, embora importante, não é relevante neste caso.
-
PAULO JOSE HERNANDEZ
Ótimas considerações, perfeitas para compreendermos como cotas "raciais" são absurdas.
-
Vera Goncalves
As ditas cotas raciais mascaram a discussão sobre a falta de oportunidades iguais, criando por vezes privilégios para uma "elite" de supostos cotistas, senão vejamos: se hipotéticamente um estado formar 500.000 mil secundaristas ao ano, suas universidades públicas tiverem 50.000 vagas, metade dos secundaristas se declararem "cotistas", e a eles forem reservadas metade das vagas, ou seja, 25.000, ainda restam 225.000 "cotistas" (90% do total) sem vagas. Nunca vi as propostas para esses excluídos!
-
Luiz Henrique Amorim
O melhor controle e o genótipo. Uma simples análise do DNA que informa composição racial do indivíduo. A aparência é apenas uma percepção. Uma pessoa pode ter 70% de genes com origem Africana e seu fenótipo - aparência - se apresentar como se fosse branco, no critério brasileiro. E possível que venha gerar filhos com aparência negroide ou seja alvo de discriminação. As cotas são para proporcionar igualdade de gens historicamente discriminados. Isso sim é ciência e lógica origem resto é achismo.
-
Mario Kurtz Filho
Se e se existirem devem ser cotas sócio-econômicas...
-
PAULO JOSE HERNANDEZ
Com certeza, muito mais coerente.
-
-
NELSON PRADO ROCCHI
Todos os Homo sapiens e Mulher sapiens se originaram na África. Portanto todos são afrodescendentes. Assim sendo, não há razão para criar examinadores que só vão consumir mais impostos dos contribuintes. Todos, então, podem se declarar afrodescendentes. Podem e devem. Assim, todos tem direito a cotas. Quem for racista e achar que descende de neandertais pode assim o declarar e ficará sem direito a cotas.
-
José Francisco Guimarães Costa
Auto declaracao? Isso quer dizer se sou louro, de olhos azuis, filho de suecos e me declarar afro-descendente ninguem pode me constestar? PS: Na realidade, uma de minhas trisavos era escrava, nascida em Angola circa 1820, o que posso comprovar. atraves de certidoes de casamento ate 1889, e de nascimento de la ate os dias de hoje..
-
sergei medeiros
Faltou ao articulista informar que os tribunais raciais foram considerados conforme a Constituição, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal na ADPF 186 (sistema de cotas). Porém concordo com sua conclusão. O único critério admissível deveria ser a autodeclaração. E se o candidato não disser a verdade? Acredito que a reprovação social seria suficiente para barrar abusos.
-
Luiz Henrique Amorim
Temer escapou de migrar para a Europa e fazer parte de um grupo excluído da sociedade vivendo num gueto de libaneses. Deu sorte veio para o Brasil, terra decegos onde o caolho é rei, aqui é "branco" e até vice - presidente. O conceito de raça depende dessas casualidades.. da época, do país e das oportunidades. O ideal é verificar cientificamente o genótipo, fenótipo é apenas percepção, Brasil é assim esculhamba tudo até um conceito.
-
edson de melo melo
Para evitar fraude é só criar uma comissão examinadora formada por PMs ,atendentes de shopings de luxo e porteiros de condomínios que expertos nessas avaliações
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.