Hélio Schwartsman > O mérito e a justiça cósmica Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “Se deseja saber que causas foram feitas no passado, observe os resultados que se manifestam no presente. E se deseja saber que resultados serão manifestados no futuro, observe as causas que estão sendo feitas no presente” Nitiren Daishonin citando o Sutra: "Contemplação da Mente-Solo" (*). (*)Solo. Comparação da mente com o solo que produz o grão.

    Responda
  2. Guy Castier

    Excelente artigo, Helio. Genetica e acaso são os fatores primordiais para o destino das pessoas. Creio que o primeiro é preponderante, porque inteligencia e determinação são geneticamente determinados. Contudo, o lugar onde V. nasce, se muito pobre ou muito rude, vai exigir muito para a superação dessa negatividade. Poucos conseguem.

    Responda
  3. Sergio Dias

    Corretíssimo, Hélio.

    Responda
  4. celso bittencourt

    “Aquele que ouve, ouve quase sempre, o que quer Ouvir” Creonte, em ‘Antígona’

    Responda
  5. celso bittencourt

    ***“Aprendi a não tentar Convencer ninguém. O trabalho de Convencer é uma falta de Respeito, é uma tentativa de Colonização do C u t r o.” - José Saramago

    Responda
  6. MARCELO PITTA COELHO

    Não é questão de acreditar que as vítimas do azar mereceram seu destino, mas de reconhecer que as coisas são como são e não temos o poder de mudar isso. Cada um nasce com suas características pessoais, suas circunstâncias, sorte ou azar, inclusive essas circunstâncias mudam, alguém pode nascer em condições muito favoráveis e acabar se dando mal, enquanto outros, a partir de condições muito mais desfavoráveis acabam se dando bem. A vida é como é, não entendi bem aonde o colunista quer chegar.

    Responda
    1. MARCELO PITTA COELHO

      Meritocracia, na acepção dura do termo, significa que as posições devem ser dadas para os mais capazes de determinada tarefa. Veja no futebol, Messi ocupa seu lugar porque é o mais competente, e por isso também ganha mais que os outros. Em outras áreas também é assim, acho estranho que as pessoas não questionem a meritocracia no esporte e questionem em outras áreas da vida. Claro que tem gente que se dá bem na vida por outros meios que não o mérito, mas isso não desmerece a meritocracia.

  7. Hercilio Silva

    O mérito consiste em criar condições para que as ações sejam recompensadas, nos EUA por exemplo, alunos que se destacam na faculdade são buscados pelo mercado. Aqui se for de origem social menos abastada terá menos opções e até dificuldades no mercado, a "rede de relacionamento" predomina, os advindos das classes mais abastadas saem na frente pelos contatos que suas famílias e amizades possuem. Isso não é meritocracia, essa é premiar os melhores e não de acordo com origem social.

    Responda
  8. Jose Luiz Siqueira

    Em tempo: A família e/ou Estado ao garantir a pessoa condições mínimas para que ela se desenvolva, existe, ai aspectos de justiça pois todas as pessoas tem este direito em contrapartida a obrigação da familia ou Estado de o garantir!

    Responda
  9. Jose Luiz Siqueira

    Condições mínimas de oportunidades devem ser garantidas a pessoa pela família, ou na impossibilidade desta, pelo Eatado, e, não me refiro a Estado totalitario, mas a Eatado Democrático! Garantidas estas condições mínimas a pessoa, aí sim o merito deve prevalecer, e, prevalecerá, pela busca e alcance do objetivo pessoal pretendido, e, aí, estamos falando de livre arbítrio pessoal!

    Responda
  10. RICARDO JOSUA

    Helio, você me representa! Quanto às críticas, fique tranquilo: "When a true genius appears, you can know him by this sign: that all the dunces are in a confederacy against him." Jonathan Swift

    Responda
  11. vera lucia ferragini

    Penso ter entendido sim. E concordo.

    Responda
  12. Maria Lopes

    Excelente coluna. A discussão sobre a recompensa do bem e punição do mal é até bem antiga. Já estava no livro de Jo, último do antigo testamento. Lindamente descrita aliás. Se muitos criticaram a coluna foi provavelmente porque ainda não refletiram o suficiente sobre o assunto.

    Responda
  13. Cloves Oliveira

    O que é impossível não pode ser atingido e quem confunde justiça cósmica com justiça social irá apenas desperdiçar tempo e recursos. Os escandinavos nunca irão entender de camelo como os beduínos, nem os beduínos irão entender tanto de pesca como os escandinavos. A verdade é que os proponentes da justiça cósmica a qualquer custo buscam corrigir não é apenas as deficiências da sociedade, mas do cosmo. A Venezuela é um exemplo do que acontece quando a "justiça cósmica" é buscada a qualquer custo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.