Hélio Schwartsman > Golpe ou fracasso? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Explodiu a bolha de arrogância que crescia desde de 2002. É pedir muito da sua parte qualquer autocrÃtica. O compromisso como próprio umbigo é muito maior. Estão mais preocupados em estarem certos do que em acertar.
"O bom e velho PT, pelo qual em outros tempos eu cheguei a nutrir simpatias"... essa é a melhor parte da coluna, hehehehe!!!!
Até entenderia o que escreve o nobre missivista se estivéssemos no Parlamentarismo. Aà sim um governo poderia ser destituÃdo pelo parlamento face a dificuldades econômicas, falta de apoio polÃtico etc. Saiu disso, a retirada de um governo democraticamente eleito baseado em motivos que até o MPF não enxerga, é e sempre será GOLPE!
é golpe. há um ano atrás, esse jornal tinha dado um ultimato a Dilma ameaçando derrubá-la se não fizesse oque mandavam. Saiu até no New York Times. cumpriram. essa é a eleição indireta do temer. uma proposta de governo diametralmente oposta a escolhida pelos cidadãos brasileiros em quatro eleições (até 6 eleições). gostando ou não do governo dilma, deverÃamos gostar mesmo é da democracia, do voto direto, da expressão da maioria. temer X dilma, golpe X democracia, secXIX X secXXI
Muito difÃcil que o PT e os petistas admitam erros.O mea culpa tão cobrado não aconteceu nem acontecerá.É mais fácil manter essa narrativa pobre de que há um golpe parlamentar para retirar do Planalto um partido que incomodou as elites conservadoras cuidando dos pobres e marginalizados.A realidade que eles continuam a ver foi destruÃda pelos desatinos da Dilma Rousseff.E as elites empresariais ganharam mais com o PT no poder do que os mais pobres.
A grande verdade é que a nau p tista naufragou num mar de mer... e o çabio timoneiro já a muito desembarcou, tentando salvar a própria canela de uma tornozeleira! Não entendo porque os raros ratos até hoje ainda seguem no convés dessa nau errante e condenada às procelas do mar.
Há uma tendência cultural latino americano de apelar para caudilhos como se fossem messias. ”A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las”. Santo Agostinho
Dilma só se registrou no PT vinte anos após a instituição do partido. Não sei o que deu na cabeça do Lula para escolher Dilma para sucedê-lo. Essa personalidade medÃocre. Carregou para dentro do partido um bolivarismo caudilhesco e decadente.
Acredito que ninguém mais tenha dúvidas de que o critério para a escolha foi a insignificância da escolhida de modo a não se tornar um empecilho ao retorno do ex. Resta saber que argumento invencÃvel ela usou para negar a devolução do lugar.
uma coisa não exclui a outra. o governo não ia bem, e a direita aproveitou a oportunidade da baixa popularidade e apoio da mÃdia prá fazer golpe sem armas. parece bem simples de entender...
Sem querer, o jornalista chega a conclusão que é GOLPE, pois não relata nenhum crime cometido por Dilma, e sim a mudança de posição e opinião de parte do legislativo. O que estamos vendo é um GOLPE legislativo na presidenta eleita democraticamente. Alguém tem que informar o jornalista que não estamos vivendo num parlamentarismo,logo não se afasta um presidente por discordar de suas opções administrativas. No presidencialismo demonstra-se a insatisfação de quatro em quatro anos com voto popular!
A esquerda é a mesma em todos os paÃses. Em 1999, quando era candidato a prefeito da cidade do México, Manuel Lopez Obrador prometeu que se eleito, faria um plebiscito a cada seis meses para avaliar a sua administração. Foi eleito e após seis meses a oposição exigiu o plebiscito. Mas como a sua administração já mostrava sinais visÃveis de debilidade, Obrador acusou a oposição de tentativa de golpe e nunca realizou sequer um plebiscito até 2005 quando saiu para se candidatar a presidência.
Disse tudo.
Onde se manobra, leia golpe.
Será que . Sr. Helio tem noção da palavra democracia, em pais nenhum do mundo incompetência é motivo para destituir governo legitimamente eleito. Daà a manobra, entendeu ou quer que desenhe?! nobre cientista!
ótimo texto. O PT presta um desserviço ao paÃs quando tenta no cenário internacional difundir um golpe que só existe na cabeça doentia de seus membros. Golpe é quebra institucional que não etá havendo. Todos os procedimentos estão obedecendo a Constituição. Aliás a pregação de golpe servirá para demonstrar o amadurecimento das nossas Instituições. abraços - mario
O PT começou a errar em 2003, logo que o Lula assumiu a presidência e se aliou a Sarney, Jáder Barbalho, Renan Calheiros e tudo o que tem de podre na politica.
Não é o perfil dos partidos brasileiros fazerem uma autocrÃtica, principalmente o pT que se arroga ter feito o melhor governo. Arrebentam o paÃs, destroem o futuro das pessoas mas não vergam.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Golpe ou fracasso? Voltar
Comente este texto