Ciência > Mandamos alunos para o exterior rápido demais, diz presidente da Capes Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Boa parte dos universitários não dominam o idioma português, imagine serem fluentes em inglês???
Como ter uma pós-graduação expressiva com uma graduação inexpressiva ? Esta afirmação é falsa !! Alguns entendem que a Pós é forte baseando-se apenas em dados quantitativos, isto é, grande número de publicações, que na sua esmagadora maioria pouco contribuem para o avanço da ciência nacional e mundial !!! Gasta-se muito papel com resultados pÃfios !!!! Tenho dó é das à rvores !!
"Quando deixamos a Capes em 2003, tÃnhamos um andar de um anexo do MEC. Hoje, temos um prédio inteiro ocupado densamente. TÃnhamos cerca de três mil cursos de pós-graduação [mestrado e doutorado] naquela época, agora deve passar de sete mil.Tudo ficou muito grande" Porém os gastos subiram 10 vezes. A marca da improdutividade está presente em todos os setores, principalmente na "intelligentsia" nacional.
Temos que reforçar o ensino de lÃnguas em toda a formação básica para melhorar a qualidade em mais de um idioma e assim, teremos uma melhor qualificação dos nossos candidatos a bolsa no exterior .
A questão do segundo idioma no Brasil somente será resolvida quando todos se conscientizarem que não dá mais para ter professores universitários, profissionais liberais e até polÃticos que não dominem completamente um segundo idioma. Não é mais questão de escolha, mas de necessidade. Em 1988, antes da UE, na Holanda evitava-se traduzir ou legendar os filmes em inglês. Era uma medida que já previa que após a unificação seria impossÃvel sobreviver sem dominar o inglês. Aqui fazemos o contrário.
Trabalho na USP e participo de concursos desde há 15 anos, no paÃs todo, e não conheço um único professor universitário que não domine uma segunda lÃngua. Para esse segmento, seu comentário não cabe.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Mandamos alunos para o exterior rápido demais, diz presidente da Capes Voltar
Comente este texto