Hélio Schwartsman > Economia moral Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Em sÃntese me parece o caso de nos reportarmos a Rousseau e a Hobbes, o homem é por natureza bom e a sociedade o corrompe ou o torna mau, segundo aquele ou exatamente o contrário segundo este?Parece-me, que aqui, estamos diante de um caso em que o tipo de educação será fundamental, porque cada um só dará o que receber ou tiver, aà incluindo como causa e efeito primários o Amor.Que Deus nos ilumine a todos.
Os seres humanos não têm cérebros programadas. Mediante a interação social, desenvolvem neo-funções psÃquicas que permitem a capacidade de reagir a situações sociais conforme a sua socialização em determinada cultura. Portanto não possuÃam comportamentos programadas nem altruÃstas nem egoÃstas. As instituições sócias não foram construÃdas como projeção de um modelo psicológico, mas desenvolveram conforme as necessidades materiais sociais e culturais cujas diferenças explicam o comportamento.
Nós temos impulsos básicos de 1 - autopreservação; 2 - sexual; 3 - apego [ que complementado com uma capacidade de empatia alta produz altruÃsmo e com empatia baixa da narcisismo pegajoso ]; 4 - agressividade; 5 - curiosidade. Maestria e exibicionismo são impulsos derivados. Esses impulsos variam de intensidade de pessoa para pessoa e numa mesma pessoa no decorrer do tempo. Não são bons nem maus.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Economia moral Voltar
Comente este texto