Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCELO PITTA COELHO

    Tenho dúvidas se há solução para isso. A economia é dinâmica, as condições mudam, coisas que funcionaram no passado talvez não funcionem mais. Estamos, me parece, em uma situação nova da economia mundial, posso estar errado mas não consigo enxergar de onde pode vir o crescimento mais forte da economia dos países ricos. Depois da derrocada do comunismo, da ascensão econômica da China, nos anos 2000, parece que há um certo esgotamento das possibilidades de crescimento. Vamos ver.

    Responda
    1. vinicius vasconcelos

      Tenho acordo com o seu comentário

  2. Cloves Oliveira

    Os fundamentos da Economia só funcionam em economias de livre mercado, o que não é o caso do Brasil. Pior, ainda estamos long3 de ser economia de alto consumo. Estamos no mesmo grupo composto de Japão, Rússia e China, que fingem ser economias de livre mercado, mas que na realidade, em grau menor ou maior, são estatizadas e controladas por monopólios e oligopólios. Se fôssemos economia de mercado estaríamos pagando a metade pela gasolina e pela eletricidade já que o preço internacional despencou.

    Responda
    1. MARCELO PITTA COELHO

      A ver, na verdade. Tem sim, grande parte da energia é gerada por termoelétricas a gás, cujo preço internacional também caiu.

    2. Edilberto Patricio

      gasolina até concordo , mas eletricidade o preço é local, tem nada haver com mercado internacional