Ilustríssima > Pais e alunos deveriam criticar doutrinação nas escolas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. GERALDO COSTA JR

    O país precisa de aumentar sua produtividade e competitividade, o que se dá através do aprendizado das matérias básicas. Não vejo como aumentar nossa população de fanáticos idolatras ajude nisso.

    Responda
  2. PEDRO RODRIGUES DA SILVEIRA N

    Sou um aluno, e temos professores reconhecidos por toda a escola como 'comunistas'. Estou no Ensino Médio de escola particular - ou seja, não deveríamos ser bobos, não é mesmo? Errado. Minha professora citou "Temer trafica armas". Imediatamente se tornou verdade para a toda a sala, e se eu discutisse contra, diriam que eu estava errado. O que quero dizer é o seguinte: o que o professor fala, é fato ao aluno. Seja ele uma criança de 5 anos, ou um adolescente de 17 Professores nos influenciam SIM

    Responda
  3. Benedicto Ismael Dutra

    As escolas não devem ser plataforma de ideologias, mas de preparo para a vida construtiva. Os jovens deveriam se conscientizar da trajetória do ser humano na Terra para reconhecer que a humanidade trilhou caminhos errados, e precisa buscar o aprimoramento da espécie humana, como já ocorreu com as espécies irracionais. Estamos num impasse dramático diante de tantos desafios e dificuldades criadas pelo próprio ser humano.

    Responda
    1. Frederico Oliveira

      Educação está atrelada em ideologias, é automático.

  4. Paulo Henrique Andrade

    A doutrinação socialista e marxista nas escolas e universidades é uma aberração social e um crime de lesa-pátria. Estão condenando futuras gerações à miséria intelectual e à ignorância. O próprio Marx não trabalhava e era sustentado pelo ricaço sogrão, o Barão de Westphalen, que é quem de fato pagava suas contas. Assim fica fácil né ? Che Guevara fuzilou pessoalmente 600 dissidentes no "paredón" e em discurso na ONU fez a apologia dos fuzilamentos. O que será de nossas crianças e jovens ?

    Responda
    1. Paulo Henrique Rodrigues Correia

      http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2016/09/1810775-quem-defende-pauta-do-escola-sem-partido-pensa-que-tem-filhos-idiotas.shtml

    2. Frederico Oliveira

      Precisamos de bom senso e debate e não pensamentos e opinões prontas.

  5. Ana Lucia do Espirito Santo

    Não entendi como um cientista político pode escrever um texto assim. Uma escola sem partido já é a escola do "partido único", e me parece que as diretrizes para a educação estão corretas ou devemos educar nossas crianças para desrespeitar as mulheres, negros, indígenas e sem preocupação com a conservação dos recursos naturais ?

    Responda
    1. GERALDO COSTA JR

      Não foi isso que a matéria tratou: que a escola não deve combater o preconceito ou massacrar as minorias. Doutrinação política é outra coisa.

    2. Frederico Oliveira

      Um cientista político mergulhando na "educação".

  6. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Antigamente, tínhamos escolas rígidas, sabíamos vários Hinos à Nação, usávamos muito lápis, tabuadas,etc. Tudo resolvido na cuca. Nada de maquininhas .Em troca, tínhamos grandes Escritores, Dicionaristas, Filólogos, Matemáticos, Poetas, Músicos, Humoristas, Cineastas, Atores e mais, muito mais. Gente que usava demais a cuca. Mestres e Mestres em todos os conhecimentos. Eles e Elas. E hoje ? E hoje ?

    Responda
    1. Paulo Henrique Rodrigues Correia

      Amigo, por favor, me ensina esses hinos, minha educação não está completa sem eles. Outra coisa, eu penso assim também, usar calculadoras, computador e todas essas maquininhas digitais são um regresso pra humanidade. Gostaria de ter vivido nos anos em que os cálculos eram todos manuais, que encriptação não existia. Um mundo em que não tinha como ter acesso à esses textos. E, realmente, hoje não temos ninguém que usa a cuca. Todas as evoluções do século 21 nos provam isso.

    2. Paulo Henrique Rodrigues Correia

      Amigo, por favor, me ensina esses hinos, minha educação não está completa sem eles. Outra coisa, eu penso assim também, usar calculadoras, computador e todas essas maquininhas digitais são um regresso pra humanidade. Gostaria de ter vivido nos anos em que os cálculos eram todos manuais, que encriptação não existia. Um mundo em que não tinha como ter acesso à esses textos. E, realmente, hoje não temos ninguém que usa a cuca. Todas as evoluções do século 21 nos provam isso.

    3. Frederico Oliveira

      E "antigamente" apesar de tudo isto, também tínhamos problemas sociais e econômicos...

    4. Frederico Oliveira

      E "antigamente" apesar de tudo isto, também tínhamos problemas sociais e econômicos...

  7. GERALDO COSTA JR

    Gostaria que os professores que não acreditam que a função da escola é transmitir conhecimento básico e preparar para um emprego explicassem como um de seus alunos deve se portar numa entrevista para conseguir emprego. Seria chamando o entrevistador de companheiro ou camarada?

    Responda
    1. GERALDO COSTA JR

      O país precisa de pessoas aptas a melhorar nossa produtividade e competitividade, o que se dá através das matérias básicas. Não vejo como aumentar a população de fanaticos chatos idolatras ajude nisso.

    2. GERALDO COSTA JR

      O problema não é ensinar sociologia. O problema é deixar de ensinar matemática e português por causa disso.

    3. Paulo Henrique Rodrigues Correia

      Um absurdo não é?! Como um professor que se propõe a alfabetizar alguém ou lhe ensinar matemática consegue viver tranquilamente ensinando sociologia? Acho que devíamos ter uma escola para empregos, tipo um lugar em que não se pensa, só se repete o que foi dito, e não essas besteiras que ajudam a construir um pensamento crítico. Além disso, como o Ministério da Educação tem coragem de colocar como obrigação ensinar o respeito ao direitos humanos e à natureza??? Que vergonha desse país.

    4. Frederico Oliveira

      Qual é o problema? Também poderia chamar de chefe ou patrão, o que acha...?

  8. Hildebrando Teixeira

    Mérito do autor esse alerta sobre o comprometimento do futuro do País com o discurso populista de esquerda que se espalha com vírus através de nossas escolas, garantindo a continuidade das estruturas de privilégios no Brasil e deixando mais longe a garantia de oportunidades e de renda alta para todos os brasileiros (ou pelo menos para os que se esforçarem).

    Responda
  9. ELAINE VALERIA RIZZUTI

    Texto ridículo! Lamentável o posicionamento adotado. Querem uma volta à Escola Tradicional? Uma escola conteudista?

    Responda
    1. Maria Angelica Brito

      Deveria ler e pesquisar sobre Gramsci, muitos doutrinadores seguem seus "ensinamentos" sequer sem saber que,seja, ou pior ainda, sabem exatamente o que representa, todos os lugares onde essa ideologia impera tem a certeza do atraso, da miséria e do caos.

    2. Frederico Oliveira

      Concordo Plenamente!

    3. GERALDO COSTA JR

      A escola jamais poderia se distanciar de transmitir conhecimento básico e preparar parar para o emprego. Sociedade e política podem e devem fazer parte da escola, mas através do debate monitorado e não através da doutrinação direta dos professores e textos dos livros oficiais.

    4. ELAINE VALERIA RIZZUTI

      Uma escola não deve se pautar apenas no conteúdo...o aluno não é uma tábula rasa onde você deposita conhecimentos...ou como dizia nosso grande educador P a u l o F r e i r e....educação bancária....foi nesse sentido...talvez não tenha sido clara ao fazer o comentário. O texto está longe do que, de fato, uma educação de qualidade exige. Não disse que há mentiras no artigo.

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sim. Conteúdo capacita o indivíduo e a sociedade. Vc pode caracterizar o texto como ridículo, a partir, evidentemente do seu interesse. No entanto, vc não dispõe de meios para acusa-lo de falso.

  10. Frederico Oliveira

    É muito triste ler um texto assim. Ao final descobri que perdi meu tempo com o texto e com as ideias retrógradas de seu autor. Perdi tempo de vida!

    Responda
    1. Maria Angelica Brito

      Doutrinador adora mesmo é alienado, ideia retrógrada é essa apoiar ditaduras genocidas, atrasadas e corruptas, países tiranos adoram um "professor" com uma camiseta de um assassino falando em democracia, isso é uma doença.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vc está classificando a verdade como algo retrógrado. Reconheço e agradeço,dia a dia,haver frequentado ensino médio voltado notadamente ao conhecimento.Tal fato foi determinante à minha capacitação e atuação profissional.Isso não me impediu de um dia haver,lamentavelmente,votado em Lula,como tampouco me impede de ser duro crítico do modelo de estado adotado pelo PT.Tampouco subjugo pessoas.Remunero,bem e sempre,o bom trabalho.Estimulo o aprendizado e a qualificação das vítimas do mau ensino.

    3. JOSIAS AVILA

      Sei, vá ler Vladimir Satatle então, ou melhor, Marxcilena Chauí.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.