Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mucio Ricardo Caleiro Acerbi

    Verdade pura! Leiam também a Revolução dos Bichos, se enquadra perfeitamente ao partido da pedaleira moradora de Ipanema. Deixem de choradeira e aceitem. Foram extirpados democraticamente. Nestas eleições vocês poderão observar o estrago que fizeram e o resultado das urnas.

    Responda
  2. NATIA ELEN AURAS

    Esse seu texto é um delírio.

    Responda
  3. joão braga

    Pq esse ódio com o pt. Pense wue houve evolução sociais.

    Responda
  4. joão braga

    Pq esse ódio com o pt. Pense wue houve evolução sociais.

    Responda
  5. Marco Ribeiro

    Ao continuamente dizer que "foi vítima de um golpe", apesar de ter sido julgada e condenada pelo Senado, num processo constitucional presidido por nada mais nada menos que o Supremo Tribunal do país, Dilma insufla sim o ódio nas ruas. Parabéns ao colunista pela coragem de dizer a verdade.

    Responda
  6. Marco Ribeiro

    Ao continuamente dizer que "foi vítima de um golpe", apesar de ter sido julgada e condenada pelo Senado, num processo constitucional presidido por nada mais nada menos que o Supremo Tribunal do país, Dilma insufla sim o ódio nas ruas. Parabéns ao colunista pela coragem de dizer a verdade.

    Responda
  7. Luiz Paulo Santana

    Articulista insufla o ódio e criminaliza partido. Essa a manchete do "meu" jornal. Pela reação dos comentaristas, todos o seguem cegamente. Manifestante que depreda tem de ser contido nos termos da lei. É simples. E que continuem as manifestações. Há razões de sobra para que continuem, e tomara tenham a adesão daqueles que pediram o impedimento. Não há nada demais em tirar um "self" com o policial, desde que ambos respeitem os valores da cidadania, seja qual for a camisa do manifestante.

    Responda
    1. Luiz Paulo Santana

      Errei aí em cima: nem todos os comentaristas seguem o articulista cegamente. Muito pelo contrário: a maioria está argumentando e debatendo com tranquilidade, sem partidarismos.

  8. Edison Luiz Lombardo

    Dilma não tem a Folha de São Paulo, O Estadão, a Rede Globo para insuflar a população. Mas, mesmo assim, colocou nas ruas uma multidão que ninguém esperava no último domingo. Daí comentários superficiais como os do artigo em questão.

    Responda
  9. ALEXANDRE I DA CRUZ

    Vira e mexe aparece um texto muito bom, mas este conseguiu destacar-se em expressão do que sinto. Parabéns! Não por acaso, como disse o Reinaldo Azevedo, nos protestos que pediam o impeachment não houve nenhum caso de vandalismo.

    Responda
  10. JOSE GLAUCO RIBEIRO TOSTES

    O articulista deveria saber, ao menos, que o Marx maduro, ao contrário do jovem Marx, conjecturou que Estados capitalistas mais avançados, a saber, Estados Unidos, Inglaterra e talvez a Holanda, poderiam ter revoluções proletárias não violentas. Em outras palavras, se uma de tais revoluções vai ser ou não violenta é uma questão em aberto, depende de condições históricas especificas de cada caso.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O problema maior não é a revolução em si, seja violenta ou pacífica. O problema é a consequência caso se faça vitoriosa. Nenhum regime marxista, ou próximo disso, que se tenha conhecido foi efetivamente bom à população e nem de longe aproximou-se do que é capaz o liberalismo de proporcionar. Por certo que a miséria do capitalismo liberal é indesejável. No entanto, não se vê isso na Escandinávia, Canadá, Japão e Coreia do Sul, Austrália, Nova Zelândia. Logo, é possível. Já o Marxismo, nunca vi.

  11. Mauricio Viviani

    É de assustar tamanha superficialidade e falta de inteligência vindas de um jornal, qualquer que seja...

    Responda
  12. Carlos Gueller

    Vinicius, vc está completamente fora de si. Destila ó dio de uma maneira assustadora e perigosa. Nos anos 30 na Alemanha vc ia ser contratado pela Gestapo para comandar o aparato de propaganda. E seria com certeza condecorado. Impressionante o que estamos lendo nesses tempos. Realmente assustador.

    Responda
  13. Beatriz R Alvares

    "..... ou a amnésia militante já esqueceu este fato?" Rosângela, não precisa ser agressiva para argumentar. Veja as manchetes de 2013 quando imprensa falava que o que predominava nas manifestações não eram os black blocs mas a contestação ao governo anterior. As manchetes atuais, focalizam essencialmente os black blocs, minimizando as manifestações e atribuindo a ação destrutiva aos militantes. Até o Temer falou isso, na China!

    Responda
  14. Paulo Henrique Andrade

    Em qualquer democracia séria (EUA, França, Inglaterra, etc) esses bader*neiros seriam pre*sos em fla*grante e processados. Como ninguém está acima da lei, as autoridades devem agir com rigor, pren*dê-los e enquadrá-los na Lei de Segurança Nacional (lei 7170 de 1983), artigos 15, 16, 17, 18 e 20, além dos crimes comuns do Código Penal.

    Responda
    1. Fernando César Pessoa Duarte

      Espero que você conheça os três países que citou. Eu os conheço muito bem. Inclusive, ao primeiro citado (EE.UU.), vou pelo uma vez por ano, quando não, duas. A truculência da polícia já no ato de dispersão de uma manifestação pacífica, com agressão física e verbal a um repórter da BBC seria, nesses países, muito bem investigada até como resposta do governo à sociedade.Uma jovem cegada, um repórter agredido, universitários presos com provas plantadas. Voltamos aos tempos do obscurantismo.

  15. Paulo Henrique Andrade

    Seguem a cartilha de Lênin - "acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é".

    Responda
  16. Paulo Henrique Andrade

    Seguem a cartilha de Lênin - "acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é".

    Responda
  17. Paulo Henrique Andrade

    Seguem a cartilha de Lênin - "acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é".

    Responda
  18. AUDICÃ A RODRIGUES DE SOUZA

    Não estou acreditando no que li acima. que é que é isso? estou pasma! é o texto mais reacionário que li nos últimos 30 anos. apoiar a violência policial contra manifestantes? ficar com peninha dos pms que agridem e ferem jovens, idosos, crianças? socorro!

    Responda
    1. Paulo Henrique Andrade

      Só se for "reacionário" no sentido de "reagir" aos desmandos desses baderneiros e terroristas. Ninguém está acima da lei, e isso inclui a esquerda. Que sejam enquadrados na Lei de Segurança Nacional (artigos 15, 16, 17, 18 e 20) e no Código Penal (diversos artigos). Nas maiores democracias do mundo, estariam todos presos.

    2. Cristiano Cunha

      O teu comentário ilustra exatamente o que está no texto! Obrigado!

  19. Mauro Ribeiro

    Colunista insufla o ódio contra a esquerda e vai se esconder nas asas de seu patrão.

    Responda
    1. Paulo Henrique Andrade

      Novamente a cartilha de Lênin - "acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é".

  20. Diogo Costa

    Independente da minha posição política, preciso dizer: que texto ruim. Até se pode aceitar algo assim vindo de um militante partidário, mas um texto como esse vindo do secretário de redação da Folha, é estarrecedor! Não adianta fazer propaganda, não adianta convidar pessoas de vários espectros políticos. Folha está morrendo por dentro com jornalistas como esse. Até o Reinaldo Azevedo ao menos tem um mínimo de respeito as regras mais fundamentais do jornalismo. Melhorem!

    Responda
  21. NATIA ELEN AURAS

    Que manchete mentirosa é essa, Vinicius? Você acha que o povo é burro e que não sabe que houve um golpe contra a vontade soberana dele de eleger presidente nas urnas? E o ódio contra o PT, quem é que insufla? A sua Folha e seus comparsas?

    Responda
  22. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Insufla o ódio, grita e quer luta, esquecida que a maioria pedia a sua saída. Como se não bastasse ter jogado o país na lama, agora ela tenta criar uma mistificação absurda de seu governo incompetente - com falsos discursos de golpe, vitimismo,defesa da democracia. Claudia F.

    Responda
  23. neli faria

    Enquanto não houver mortes os pseudos líderes não sossegarão. Políticos irresponsáveis!

    Responda
  24. AFONSO CELESTE NETO

    Só corrigindo, Vinícius Mota Freire. É que a folha tem colunistas tão parecidos ideologicamente que as vezes o leitor se confunde.

    Responda
  25. Antonio Catigero Oliveira

    O colunista é um daqueles que querem apagar o fogo com gasolina. Está com saudade do jaleco, do coturno, ou do "conjunto da obra"?

    Responda
    1. Antonio Catigero Oliveira

      Senhor Paulo, quando eu tinha 16 anos, também pensava assim. Mas com o passar do tempo fui percebendo que quem aplica as "leis" a que o senhor se refere, também tem lado. "Aos amigos tudo; aos inimigos, a força da lei" -- Essa frase é antiga, hein -- Prefiro classificar a sua resposta clichê como um ato de simplicidade e ingenuidade. Assim ficamos conversados, sem hipocrisia da sua parte, ou ironia da minha.

    2. Paulo Henrique Andrade

      Nunca haverá "gasolina" na aplicação da lei. Ninguém está acima da lei. Cometeu crime, tem que ser preso e processado. Simples assim.

  26. ROBERTO de lima cruz

    Artigo ruim, raso e oportunista.

    Responda
  27. Fernando César Pessoa Duarte

    Raciocínio pobre, simplista e carente de fundamento. Morar em Ipanema, no Leblon ou nos Jardins não significa apoio incontinenti a uma política de subtração de direitos sociais que foi rejeitada nas urnas em outubro de 2014. Até agora não consegui captar os elementos a partir dos quais V.Sa. elaborou a tese de que a Presidente deposta está a insuflar o ódio das massas. De fato, ele está indignada, natural, mas não a vi gritando palavras de ordem ou de ódio na mídia ou em nenhum palanque.

    Responda
    1. Paulo Henrique Andrade

      O artigo apenas mostra a hipocrisia de quem prega o socialismo no conforto de Ipanema. Aliás isso lembra Marx, que não trabalhava e era mantido pelo sogrão ricaço, o Barão de Westphalen, que é quem de fato pagava suas contas. Assim é muito fácil ser socialista, não é mesmo ?

  28. FRANCISCO BRITTO E GUIMARAES

    Vinicius Mota comete artigo abjeto, repleto de achismos e preconceitos. Finge que quer defender a PM para desfilar ignorâncias e mistificações. Fazia tempo que não lia na folha texto tão nojento.

    Responda
  29. Beatriz R Alvares

    "Náo não estamos mais falando de manifestação. Estamos falando de atos criminosos." Em resposta. Os atos criminosos que você se refere não fizeram parte das manifestações. Os black blocs são repudiados pelos manifestantes anti Temer e penso que são agitadores profissionais contratados para fazer desacreditar as manifestações. Não confunda as coisas. Interessa ao atual regime estes agitadores profissionais.

    Responda
    1. Rosangela Barbosa Gomes

      Interessava do mesmo jeito ao governo anterior, então? Os black-blocs surgiram nas manifestações de 2013 ou a amnésia militante já esqueceu este fato?

    2. MARCELO PITTA COELHO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  30. Gabriel Rocha

    Parabéns pela lucidez do texto. Foi o que mais capta e traduz o que está acontecendo, em minha opinião. Pré ou pós impeachment minha impressão é a de que quem continua esquecida é a maioria da população que está sofrendo com a desorganização do Estado e que só quer a melhora de suas condições de vida, independente do discurso.

    Responda
  31. Gabriel Rocha

    Parabéns pela lucidez do texto. Foi o que mais capta e traduz o que está acontecendo, em minha opinião. Pré ou pós impeachment minha impressão é a de que quem continua esquecida é a maioria da população que está sofrendo com a desorganização do Estado e que só quer a melhora de suas condições de vida, independente do discurso.

    Responda
  32. Beatriz R Alvares

    Fiquei indignada com este texto. As pessoas que gritam contra a PM, especialmente a paulistana, são aquelas que são brutalmente agredidas quando fazem manifestações anti Temer( não vivemos em uma democracia?). A jovem que recebeu uma bala de borraça no olho, perdendo a visão estava se manifestando quando isto ocorreu. Dilma não está insuflando ódio, o texto subestima a inteligência das pessoas e a sua capacidade de se indignar. Não é todo mundo que é manipulado pela grande mídia!

    Responda
  33. Beatriz R Alvares

    Fiquei indignada com este texto. As pessoas que gritam contra a PM, especialmente a paulistana, são aquelas que são brutalmente agredidas quando fazem manifestações anti Temer( não vivemos em uma democracia?). A jovem que recebeu uma bala de borraça no olho, perdendo a visão estava se manifestando quando isto ocorreu. Dilma não está insuflando ódio, o texto subestima a inteligência das pessoas e a sua capacidade de se indignar. Não é todo mundo que é manipulado pela grande mídia!

    Responda
    1. Ivone ALVES

      Não é proibido gritar fora Temer, acontece que não é manifestação é insulto ao ódio a divisão a grande maioria ali estão servindo de massa de manobra para Lula, Dilma e PT, no final que leva a cereja do bolo $$$$$ é Boulos,

  34. MARCELO PITTA COELHO

    Essa gente da esquerda "marxista" não presta, nunca prestou, é gente de espírito ruim mesmo. Têm a presunção de ser o bem, mas, na verdade, são a própria encarnação do mal.

    Responda
    1. Eduardo Muzzolon

      Gente?

  35. humberto costa

    Mais uma vez a Folha subestima os movimentos. De onde partiu esta avaliação?baseada em que? Dobseu ponto de Vista. Porque não fez esta avaliação para o ministério do primeiramente. Deixa de parcialidade faz um jornalismo serio

    Responda
  36. Brízido Galeano

    Está provado que agosto é mês aziago. Suicídio de Vargas, renúncia de Jânio e morte de JK. Sexta-feira treze foi o dia do AI-5, em 1968. Nesse ano, aconteceram, também, passeata dos cem mil, morte de um estudante no Calabouço e o Congresso da UNE, em Ibiúna. Um dos integrantes desse Congresso, que queria libertar a Pátria, amarga na masmorra da República de Curitiba. O inferno está cheio de bem-intencionado. Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay!

    Responda
  37. Nestor Bercovich

    O jornalista fez de conta que não viu, violentaram a democracia, agora é guerra contra o golpe

    Responda
  38. Brízido Galeano

    V.M. deve estar preocupado. Afinal. apareceu uma cadeira voando em direção à vidraça do jornal. Mau presságio. Para colocar mais lenha na fogueira, dia 31 de agosto ainda teve a violação flagrante da nossa Constituição. 31 é o inverso de treze. Juntou, então, o azar com o mês azarento. Boa coisa é que não vai dar. Camarada Vinicius, te cuida!!!

    Responda
  39. Maria Angelica Brito

    Vários policiais tem suas fardas escarradas por esses alienados que nada enxergam, ouvem ou vêm a não ser que seus doutrinadores mandam, reptem clichês como papagaios, sorte do Brasil que o povo despertou, não cai mais nesse dircursinho cínico e doentio, onde essa gente domina é a certeza do caos.

    Responda
    1. neli faria

      Ontem , na Rua Augusta, vi uma menina classe média alta gritando e colocando o dedo na cara de um PM tropa de choque. Aí o PM pegou o spray e jogou bem nos olhos da menina que ficou urrando de dores.Se ele estivesse errado, eu defenderia,mas, achei bem feito o que ele fez. Quem procura, acha!