Luiz Felipe Pondé > Quem diz que não existe pregação socialista nas escolas mente ou é desinformado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Será mesmo que são maioria, ou será que são apenas barulhentos? Acho que são barulhentos e poucos. O que ocorre hoje em dia é que se dá muitos ouvidos a eles. Frequentei o colégio nos tempos da ditadura, e, no perÃodo mais bravo, tive um professor de geografia que falava mal abertamente da "gloriosa". Nem por isso foi banido ou preso. Nós mesmos, garotos, brincávamos que ele era comunista, o que não era, era apenas crÃtico do sistema e nacionalista. SabÃamos diferenciar, mas parece que não sabem
- "Mamãe, a professora disse que devemos construir uma sociedade livre, justa e solidária, erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades, sem preconceitos de raça, idade e sexo". - "Meu Deus, sua professora é comunista, militante do PT"! - "Não, mãe, isso que ela disse é o artigo terceiro da Constituição Federal do Brasil". E assim a mulher ficou com cara de Luiz Pondé.
O assunto preocupa, mas a derrota petista, apesar do longo inverno, mostra que o socialismo é antagônico a um acordo entre os setores. Enfim, o Brasil chega ao óbvio atrasado. Mas, não menos pior são os que ficam. Liberais como Pondé e Cia que veneram “Raymonds”, “Miltons”. Citam filósofos, pensadores e chegam a rasas conclusões do nada. E na falta de uma agenda liberal, preferem a fantasia de cães de guarda de uma direita capenga, contra uma esquerda falida. Um discurso pobre e de intolerância.
O problema é que isso não tem prazo para mudar, enquanto isso seremos obrigados a conviver com uma ideologia atrasada que não deu certo em nenhum lugar do mundo.
Perfeito. O mesmo tempo dedicado a Marx, deveria ser dedicado a Mises, e vice-versa. Somente após isto o professor poderia expor sua opinião pessoal.
Ótimo artigo! O curioso é o radicalismo dessa turma. Só é democrático aquele que concorda com eles. Não aceitam o contraditório. Só eles são progressistas. Só eles querem justiça social. Fora do que pensam não há salvação. Cuba, Venezuela e outros paÃses bolivarianos são para eles exemplos de resistência . Só se for resistência à fome e ao progresso.
Quem diz que a pregação ideológica nas escolas é patrimônio exclusivo apenas de socialista mente ou é desinformado. Não há espelho que narciso não ache belo, não há imaginário que se declare engajado. Um dos sinais mais sórdidos da reação é tachar sempre o outro de ser ideológico. Os santinhos, afinal, são sempre neutros!
O texto do Pondé é praticamente um documentário da triste situação que ocorre em nossas escolas e universidades. Texto irretocável!
Existem professores ruins e pouco profissionais afiliados a todas as ideologias. O autor apenas cita casos anedóticos para "comprovar" a sua tese. Pouco importa que os jovens sejam bombardeados dia e noite pelo marketing do capitalismo selvagem que distorce sÃmbolos culturais e valores sociais, que sejam "informados" por uma imprensa fortemente politizada e voltada aos próprios interesses disfarçada sob um verniz de imparcialidade, etc. Mas os professores comunas que fazem lavagem cerebral, ah!
Até parece que o Pondé dialoga. Digo isso porque já fui em lançamento de um livro dele onde ele disfarçadamente assumiu que odeia a esquerda. Fui autor da pergunta e ouvi a resposta e vi a linguagem corporal. Pelo menos ele é contra a censura mas seu texto distorce a realidade. O problema não é a pregação marxista e sim que a escola é muito ruim, em todas as classes sociais. Basta checar o que nossos mais proeminentes executivos leem ou assistem. Viu só e eles nem se tornaram marxistas.
O colunista mente ou é desinformado.
Concordo plenamente.
O texto retrata com exatidão a realidade das principais universidades públicas do paÃs.
No pais todo, tv, radio e internet, existem comentários sobre o "fora temer", nosso imparcial colunista acha tendencioso que um professor questione seus alunos sobre esta frase. Me parece um pouco "ame-o ou deixe-o". Pode ser que para o colunista a liberdade de ensinar conforme a consciência de quem ensina seja um exagero e que ele exija um "nihil obstat" de cada matéria ensinada. TerÃamos então a mesma liberdade que havia nas aulas de moral e cÃvica o que, concedo não é o ideal do Mestre Pondé.
#foratemer
Seu texto basicamente diz, ou você concorda comigo ou é um petralha, ou mentiroso. Sou professor deu aulas em várias escolas e até já vi tentativas de patrulhamento, mas nada perto do que o senhor descreve. Qual ou quais escolas? Quem? Me arriscaria a dizer que a maioria dos professores do estado não são petistas. Falo isto, com base nas diversas escolas em que participei. O senhor propaga isto como verdade com base em que? Quem propaga o que o senhor propaga ou mente ou é desinformado.
Caso haja algum problema é simples, basta uma reclamação a DE, que esta irá intervir. Veja o que aconteceu em minha escola. Uma professora iria trabalhar um tema, e a classe iria assistir um filme. O problema é que o filme continha algumas cenas, que eram sensÃveis para uma das alunas, em função de sua religião. Portanto a professora teve que providenciar um filme alternativo para que ela pudesse concluir a atividade. De modo similar um pai que ache que o conteúdo é impróprio pode fazer o mesmo.
Paulo, esse seu discurso pronto de papagaio olavete é tão engraçado quanto o da esquerda atrasada.
Proibir por lei a doutrinação ideológica é besteira, o importante é o despertar para o assunto, é não ter medo dessa esquerda patrulheira em mostrar essa insanidade das escolas e universidades, principalmente as públicas, muitos não enxergam Gramsci, talvez sejam somente alienados, outros conhecem e aplicam desavergonhadamente como asseclas que idolatram tudo o que não presta, desde que seja alinhado com sua ideologia nefasta onde essa gente domina é a certeza do caos.
Caramba!!!!! Não sei o que é pior. Se é quem escreveu essa p......... ou alguns que comentam. O que vocês querem? Esse capitalismo faminto e voraz que não poupa ninguém ou um mundo melhor para se viver. O que se quer não é o socialismos que só cuida do próprio umbigo, mas aquele deseja um mundo melhor sem deixar ninguém morrer de fome.
Bom dia, Milton. Para entender o que falei você precisa ampliar seu horizontes. Não disse que Venezuela, equador ou Cuba sejam modelos . Não se está falando em todos terem o mesmo ganho, mas que o dinheiro não seja o único objetivo que se busca. Temos que ser ambiciosos e não gananciosos. A vida do próximo tem que ter algum significado. O capitalismo quer dinheiro, o social quer vida melhor para todos. Alguma coisa só é boa se ajudar a todos e isso está muito longe de ser a visão do capitalismo.
Mundo igual ao da Venezuela, por exemplo???
Alguém coerente aqui, comentários (a maioria) terrÃveis concordo!
O Ponde e suas falácias! É óbvio que sempre haverá professores que tendem a pender para o seu lado, podem até existir aqueles que tentem realmente manipular, mas a falácia está que da-se a impressão que isto é generalizado. Ao contrário é exceção. Sou professor e a mentira escrita por este senhor, só pode ser fruto de ignorância ou má fé. Em minha escola dois dos professores de filosofia são de direita e a outra é de esquerda, mas a maioria não é petista, outra mentira. Quem mente é o senhor!
Concordo Plenamente.
Ué! Será porque a direita não faz a sua pregação também? A escola deve ser espaço aberto ao pensamento. Se não o faz é por vergonha ou incompetência..
Se o professor doutrina o aluno então, quem doutrinou o professor ? E quem doutrinou quem doutrinou o professor ? Isso me parece espontâneo. Aliás em boa hora, é só ler "O Capital de Thomas Piketti" e saberás.
hummm... seria a dita escola o Santa Cruz? Talvez a maior concentração de comunista-de-lareira de SP
Poucos anos atrás, fui ajudar o filho da minha namorada a preparar uma prova de História sobre a Revolução Francesa. Para meu espanto, o livro glorificava a segunda fase, o perÃodo da Convenção, o PerÃodo do Terror, quando os jacobinos tentaram dar o "banho de sangue purificador", o que está na origem do terrorismo polÃtico, do uso do terror como arma polÃtica, e o Comitê de Salvação Nacional mandou milhares para a guilhotinha, inclusive rei, rainha e lÃderes revolucionários Danton e Robespierre
No curso evolutivo os seres humanos deveriam ter mantido a conexão com o mundo espiritual, reunindo em si todo o resultado do desenvolvimento humano até agora, alcançando o saber total da Criação para o viver em paz e alegria, com conforto material, saúde e com a atividade voltada para o continuado aprimoramento geral da vida, mas a espécie humana estagnou na indolência espiritual, atrofiando os talentos, e se encontra muito abaixo de onde deveria estar, permanecendo na forma errada de educar.
O ópio dos intelectuais é basicamente naftalina, ô gentalha atrasada.
Quantas fotos e gravações do seus comentários (direitistas) você quer que ti envie? É tudo doutrinação, cada um usa o meio que pode.
Em contrapartida, a midia que num pais como o Brasil é muito mais doutrinadora, fica na mão da direita, né Pondé!
petistas, marxistas, ópio das massas, dos intelectuais....fale isso em voz alta, ouça suas palavras, e tente raciocinar um pouquinho (pode doer um pouquinho no começo, mas praticando vai ficar mais fácil): quem mesmo tá tentando dogmatizar???
Ao menos façam os pais o controle, selecionando muito bem a escola em que seu filho estudará e monitorando constantemente o que aprende. A punição virá para a própria escola e seus diretores, que deixarão de arrecadar uma bala por permitir a 'lavagem cerebral' e emburrecimento dos filhos alheios.
Pelo que eu entendi os professores de humanas são pregadores do socialismo, que é o mesmo que petismo, que é o mesmo que psolismo e os coitados dos alunos acabam virando artistas e jornalistas massa de manobra. Que generalização absurda! E eu ainda tenho amigos que te consideram! Não dá né?!
Pelo que eu entendi os professores de humanas são pregadores do socialismo, que é o mesmo que petismo, que é o mesmo que PSOLismo e os coitados dos alunos acabam virando artistas e jornalistas massa de manobra. Que generalização absurda! E eu ainda tenho amigos que te consideram! Não dá né?!
Limitado o digno "filósofo". Hoje, em quaisquer das escolas, em especial, a pública, temos uma gama de professores com posições muito distintas, o que é louvável. Possibilitar aos alunos, enxergar estes confrontos de ideias, é mais do que justo. É direito. Fora isto, é censura! Vejo que os argumentos deste senhor, conduz exatamente para esta limitação. Rezo para que isto não venha a acontecer.
Tentei compartilhar esse artigo no Facebook e não consegui. Veio a seguinte mensagem: "Esta mensagem contém conteúdo que foi bloqueado pelos nossos sistemas de segurança. Se você acha que está vendo isso por engano, avise-nos." Não entendi nada....
Lembro que, no ensino médio, eu tive um professor extremamente carismático de história, que nos conduziu o tempo todo pelo caminho da esquerda (nos apresentou a Carta Capital, livros "extraclasse" ligados à s revoluções e ditaduras sul-americanas com aquele viés que já conhecemos, entre outros). Nesse mesmo ano, a escola organizou um "passeio" a um acampamento do MST. Meu pai me proibiu de ir, mas lembro que nem eu nem meus amigos tÃnhamos ideia do que era aquilo ali, dos aspectos ideológicos,etc
É uma pouca vergonha isso que acontece nas escolas, ao inves de ensinar o ABC o 1+1, ficam com politicagem de galinheiro, depois nos indices que mede a qualidade da educação vem com nota baixa, ficam arrumando desculpas pra culpar o aluno e no final o pais que sai prejudicado nisso.
Como uma escola "com partido" produziu um filósofo de direita? KKkkk. Falando sério as pessoas são incapazes de pensar e decidir por si próprio? Ou tudo é doutrinação? Não existem os defensores do Mercado? Não existem o Democratas liberais? Não existem comunistas (acho que estão extintos, mas ele existem na cabeça da ultra direita, para desespero destes KKKkkk!)? As pessoas são o que são por vários motivos e não somente porque a escola é "doutrinária". Se fosse assim terÃamos o pensamento único.
Prezado Pondé ! Além disso estão também patrulhando a questão de gênero. A letra "o" ou "a" que define gênero, no entender destes "intelectuais", também deverá desaparecer, substituÃdos por "@" ou "x".
Pondé , se as coisas fossem como voce prega e quer fazer seu texto entender, o Brasil já seria socialista marxista a muito tempo.
Caro Mauro. É exatamente esta a intenção deles,e só não o conseguiram ainda por existir mentes pensantes e livres da prisão marxista.
Pondé, por que não posso ser contra Dilma e Temer?! Se eu grito "Fora Temer", não grito pela volta da Dilma e sim por novas eleições. Afinal de contas, a grande maioria dizia "primeiro tiramos ela e depois o resto!". Pois bem, está na hora dos dois lados darem as mãos e irem às ruas juntos. Caso contrário, estamos queerndo resolver a corrupção, colocando todos os condenados e investigados no poder! Você já foi melhor, professor...
Novas eleições não se fazem assim, ao gosto do freguês, existem regras que têm que ser respeitadas, e elas não preveem novas eleições em caso de impedimento do titular, para isso existe o vice.
Flávia, eu também sou contra a Dilma - mais exatamente contra o PT ou no que ele se tornou - e não gosto nem um pouco do Temer - ou do que o PMDB sempre foi, mas gritar para que se "decrete" novas eleições não tem a menor chance de funcionar. Que tal gritar para que o processo no TSE que investiga a eleição da chapa Dilma-Temer chegue a um veredito antes do final do ano? E lembre-se que em novas eleições imediatas, os candidatos seriam os mesmos que têm mandato agora: não mudaria nada!
Isto é um mal que deve ser cortado a todo custo, são professores que se beneficiaram das fraudes petistas e agora como vão perde-las querem se vingar do próprio paÃs, também não confunda o socialismo praticado em paÃses desenvolvidos e culturalmente adiantados com paÃses de terceira linhagem incluindo Venezuela, Equador e BolÃvia e o Brasil que estava tentando oficializar este conceito.
Mas que falta de informação! Esses paÃses nórdicos são capitalistas mas tem uma forte intervenção e controle estatal sobre a economia. Exemplo: a Noruega possui duas estatais para cuidar do petróleo, a Statoil e a Petoro. Os noruegueses tem agora o maior PIB per capita entre os paÃses da região, inclusive a Inglaterra.
Mas que falta de informação! Esses paÃses nórdicos são capitalista mas tem uma forte intervenção e controle estatal sobre a economia. Exemplo: a Noruega possui duas estatais para cuidar do petróleo, a Statoil e a Petoro. Lá não existe leilão de campos de petróleo, são esssas empresas que escolhem
Qual paÃs desenvolvido e adiantado que é socialista? Nenhum, socialistas mesmo, hoje, só Cuba e Coréia do Norte. Os paÃses nórdicos, Suécia, Noruega, Dinamarca, não são socialistas, são economias de mercado, democracias em que o Estado provê serviços públicos de qualidade, mas não são socialistas, suas economias são capitalistas, suas empresas são privadas e não estatais.
O que impressiona nesses apóstolos do marxismo é a negação da realidade. Afinal, o marxismo como sistema econômico fracassou inapelavelmente há mais de 20 anos. Se quisessem debater sistemas econômicos de maneira isenta e honesta teriam que colocar isso para os alunos, mas não é o que acontece, o fracassado socialismo, no discurso desses professores, continua sendo o bem, e o capitalismo que, bem ou mal, funciona, continua sendo o mal.
São como os seguidores desses profetas fanáticos que pregam o fim do mundo para um determinado dia e, quando chega o momento, não acontece nada. Ao invés de virar as costas e ir embora, redobram a crença e aceitam as justificativas e explicações do maluco, por mais disparatadas que sejam. Assim são os marxistas, sempre arrumam uma explicação e um bode expiatório para o fracasso porque, algum dia, o "advento" do socialismo há de se realizar, e todos viverão felizes para sempre.
Excelente análise que espero sirva de alerta a pais desinformados. Cito meu exemplo: tenho filho que estuda numa etec que no inÃcio do ano sofreu ocupação pelos massa de manobra da esquerda retrógrada. Alunos que se recusaram a participar sofrem até hoje bullying. E pra minha surpresa várias classes estão fazendo visitas a acampamento dos sem terra, onde passam o dia e segundo meu filho, dia intenso de palestras. Isto depois de terem lido livro do Stédile. Pergunto, será que vão visitar a Fiesp?
Pode até ser que você tenha razão, mas só o fato de terem promovido os quatro garotos é um progresso. Esperemos que de frutos!
Acredite na sua liberdade individual amigão ao melhor estilo do individualismo capitalista. Troque seu filho de escola. De preferência uma que o seu mérito permita pagar.
Engraçado, pelas regras do estado qualquer visita TEM QUE SER AUTORIZADA pelo responsável! Se este é o caso era simples, bastava não autorizar. Porque o senhor não fez isto? Toda saÃda precisa de ter autorização dos responsáveis. Em minha escola, sempre que fazemos uma saÃda TEMOS que pedir autorização é REGRA! Agora o senhor vem me dizer que o seu filho fez várias visitas e o senhor não fez nada? Me engana que eu gosto!
Talvez se alguém agendar..., pelo menos o pessoal do "Sem Terra" visita a Escola, diferente do pessoal da Fiesp...
lemática, o filósofo tem total razão. Contudo, os dizeres dos preceitos criados na pós revolução francesa, com o liberalismo, estão tão internalizados no nosso modelo de vida que também não os discutimos. O que gostaria de dizer, é que não há por onde escaparmos, senão pelo conhecimento de que temos uma constituição que celebrou um pacto social que procura respeitar os direitos individuais. Num paÃs em que a desigualdade desponta, teremos que viver com as ideologias que visem à sua diminuição.
“As pessoas engolem Deus sem pensar, engolem o paÃs sem pensar. Esquecem logo como pensar, deixam que os outros pensem por elas.” - Charles Bukowski
Sim, outras engolem Marx igualmente sem pensar.
E você pensa por Charles...?
“Que grande quimera é o homem! Que confuso caos! Que misto de contradições! Juiz de todas as coisas, e não mais do que um mÃsero verme! Grande guardador e depositário da verdade e, contudo, um mero acervo de incertezas! Glória e escândalo do Universo!” - Blaise Pascal
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Quem diz que não existe pregação socialista nas escolas mente ou é desinformado Voltar
Comente este texto