Opinião > Comandante máximo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo Henrique Andrade

    Foram tomados muitos depoimentos, tanto em delações premiadas quanto de testemunhas comuns que não respondem a processo (o porteiro do Guarujá, a dona da loja de construções em Atibaia, etc.). Há muitos documentos reveladores coletados, como notas fiscais, faturas de despesas de obras, transferências bancárias etc. Há as palestras inexistentes, que coincidiram no tempo com as viagens de Lula ao exterior. Isso fora a obstrução de Justiça no DF, a sonegação fiscal em Portugal e o caso Celso Daniel

    Responda
  2. LUIZ RUIVO FILHO

    E inadmissível questionar que o Capitão do PTbarco da Corrupção desconhecia o que ocorria a seu redor, por mais perfeito que fosse o plano das falcatruas e, certamente, terá de rebater e comprovar "que não sabia" como tem propalado. Aliás, o próprio Ministério Público não arriscaria seu prestigio e credibilidade se não tivesse provas concretas de sua ativa participação e denunciá-lo com o codinome de "Comandante Máximo" ou, como sempre disse, "É culpa da Imprensa"? Vamos aguardar o despacho.

    Responda
  3. Jornan Rocha de Oliveira

    Até que fim esse jornal acordou, e decidiu falar a verdade. Não há provas contra Lula.

    Responda
  4. Jornan Rocha de Oliveira

    Até que fim esse jornal acordou, e decidiu falar a verdade. Não há provas contra Lula.

    Responda
  5. MANOEL PASSOS

    O Editor da Folha achou pouco o que os Procuradores apresentaram como prova contra Lula. É claro que tem mais favores pessoais a serem demonstrados, mas a questão fundamental é a leniência com o roubo e o roubo em seus objetivos desonestos.

    Responda
  6. Antonio Catigero Oliveira

    O MPF virou partido político e não avisou a sociedade? Ah! Já sei! Entraram com liminar.

    Responda
  7. Jose Luiz Pires de Oliveira Dias

    Devemos ter em mente que essa denúncia é a primeira de uma série, que, certamente, deverá vir. Calma, que vem chumbo grosso ainda neste ano.

    Responda
  8. João Martins

    Quais eram as "evidências mais robustas" contra os denunciados pelo Mensalão? As informações prestadas em delações por participantes do esquema criminoso devem ser ignoradas?! Então só vale recibo de pixuleco assinado e gravação com oração da propina?! Quem vai ter que dar um triplo salto carpado retórico para preencher as lacunas é a defesa do ex-presidente. Vejamos como vão demonstrar que todos os delatores só querem prejudicar a "alma mais honesta do Brasil". Pra cima com a viga, rapaziada!

    Responda
  9. MARCIA CRISTINA POLON

    Por regra, não deveriam publicar somente a denuncia correta contra Lula e depois publicar que as falas do procurador foram todas sem provas? A reportagem enorme e escandalosa sobre a parte sem provas e a noticinha sobre a verdadeira denuncia me parece desproporcional para a grandeza do jornal, dando a entender que existe no jornal uma tendência política contra Lula.

    Responda
  10. Luiz Paulo Santana

    O editorial pisou em ovos: repetiu a pantomina do procurador para, só ao final, dizer a que veio: muito barulho por nada. O anti-climax: depois da barulheira, os fatos, mirrados, de indícios conhecidos. O MPF repisa a teoria do domínio dos fatos. E perde uma oportunidade histórica: ao atribuir a Lula a fundação da "propinocracia", joga uma cortina de fumaça sobre o história do financiamento eleitoral no Brasil e de sua corrupção endêmica. Como se o país fosse santo até 2002.

    Responda
  11. MARCIA CRISTINA POLON

    Simples assim, ou Lula, formado em segundo grau, é mais inteligente que todos os outros corruptos ricos e milionarios provados por corrupção. Também mais inteligente que juizes doutores e mestres, delegados federais, doutores e mestres, procuradores, todos que o investigam, que podem falar o que quiserem mesmo sem provas, ou não tem mesmo nenhum dinheiro em nenhuma conta e nunca recebeu dinheiro para ele dinheiro de propina.

    Responda
  12. CELSO CASSIO COTICHINI

    Eu penso que estas declarações bombásticas dadas pelo MPF afeta a seriedade das investigações, lançando um cunho político sobre elas, se o ex presidente cometeu crimes deve ser severamente punido, porem usar as investigações para ações políticas é intolerável.

    Responda
  13. Eron Zaniboni

    a f o l h a está a serviço de quem???

    Responda
  14. Eron Zaniboni

    a f o l h a está a serviço de quem???

    Responda
  15. Maristela Barbara

    Pensamento mágico em detrimento do fim do princípio da presunção de inocência Segundo Piaget, o pensamento mágico é pré-conceptual formado por imagens e não por conceitos. O pensamento mágico transforma os objetos em realidades imaginadas de acordo com o desejo infantil. A persistência deste tipo de pensamento na vida adulta é sintoma de imaturidade ou de desequilíbrio psicológico. No caso do MPF, soma-se a isso um forte viés ideológico que tem um lado definido.

    Responda
  16. Maristela Barbara

    Pensamento mágico em detrimento do fim do princípio da presunção de inocência Segundo Piaget, o pensamento mágico é pré-conceptual formado por imagens e não por conceitos. O pensamento mágico transforma os objetos em realidades imaginadas de acordo com o desejo infantil. A persistência deste tipo de pensamento na vida adulta é sintoma de imaturidade ou de desequilíbrio psicológico. No caso do MPF, soma-se a isso um forte viés ideológico que tem um lado definido.

    Responda
  17. Fábio Archilha

    Como assim, valores pequenos?, até pouco tempo antes de Lula se tornar presidente o filho trabalhava em um Zoológico, agora é um dos homens mais ricos do país, afinal ele é um Bill Gates ou um Zuckerberg e as palestras milionárias de Lula, quero apenas saber qual o conteúdo e quem as assistiu?, o articulista deveria ter mais cuidado em dizer que o chefão desviou pouco, não foi foi pouco, foram dezenas ou centenas de milhões!!.

    Responda
  18. breno a noronha

    Perfeitos os comentarios. Lula manipulou todos a sua volta, e usufruiu das benesses. De todos os sujos, o mais ensaboado.

    Responda
  19. Angelo Batista Goulart

    Há um desdobramento em tudo até agora , impeachement sem crime ! cassação do ex - presidente da Câmara Eduardo cunha o encaminhador do impedimento ,agora as denúncias do MPF o lula é o mentor ,comandante e chefe da gangue petista que veem assaltando a nação! Só quero saber se o dinheiro do Mrs Trust Doutor Eduardo cunha vai ser repatriado ! O regime militar nos seus anos de chumbo chamava todos seus oponentes de terroristas ! então nada mudou com a frágil democracia !

    Responda
  20. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    O que causa estranheza é a dubiedade do texto, onde o sentido suposto dá margem a variadas interpretações. Claudia F.

    Responda
  21. CARLOS EDUARDO CAETANO

    Caro editor, os valores contextuados são apenas da denúncia do triplex e do armazenamento das coisas que não eram dele (inclusive). É tão e somente - por hora - estes "pequenos valores", como queira mencionar, procurando diminuir a legítima e cuidadosa operação que cercou o chefe da quadrilha. Mas não se preocupe, vem mais por aí, e logo. A saber, foi assim fatiado para não haver dúvidas (esta é a parte que cabe exclusiva a OAS). Outros "danos", envolvem outras construtoras,conjuntamente.Relaxa.

    Responda
  22. MIRIAN PATRICIA DOS REIS

    Não importa o valor do roubo e sim a conduta criminosa. Esta sim é que determina o ilícito.

    Responda
    1. MARCIA CRISTINA POLON

      Esqueceu d eum porém. caso não tenhamos que provar que uma pessoa roubou, qualquer pessoa pode presa, ou mesmo presa em flagrante ainda sem processo sem nenhuma prova, mesmo a missivista, então, o valor não importa mesmo,vale a conduta criminosa, mas esta precisa ser comprovada, e só depois de julgada, propalada para a imprensa. Imagine uma autoridade e jornal falar que a missivista roubou o caixa do mercado, colocar na globo, sbt, radio local, e depois dizer que era só um tomate.

    2. Fábio Archilha

      Não, o que importa é que este homem nefasto sinta o peso da lei e seja preso o quanto antes!!.

  23. edilson borges

    o editorial é lúcido ao mencionar a falta de provas mais contundentes e o estrago político possível causado pelo 'info'gráfico dos puliça. as reportagens não seguem a linha de lucidez, o jornal teria alguma tendência à bipolaridade?

    Responda
    1. Fábio Archilha

      Provas contundentes?!!!, só faltou tirar uma foto dele com a mão na bufunfa!!, eu só quero saber quem assistiu as milionárias palestras e seus conteúdos, bem como saber como o filho do chefão, antes um funcionário de um zoo, agora é um dos homens mais ricos do país. Este homem merece o peso da lei e nada além disso, cadeia nele!!.

  24. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Os poderosos tinham sempre um meio seguro pra sair de boa das investigações. Será que essa era findou? Espero.

    Responda
  25. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Os poderosos tinham sempre um meio seguro pra sair de boa das investigações. Será que essa era fundou? Espero.

    Responda
  26. Cloves Oliveira

    Quanto mais astuto e ardiloso é o infrator, menos ele acredita que será pego por pequenos delitos. Como dizia Jung, eu não sou o que aconteceu comigo; sou o que escolhi ser.

    Responda
    1. angelim pilati

      Engraçado, num pais de maioria podre e miserável, ser dominada por formadores de opinião do quanto pior melhor Lula deu um opgrade na vida de muitos criando a classe media que FHC destruiu e agora Aécio e Temer irão destruir

  27. Egon Kutomi

    Assim como Luulaa, este jornal perdeu a vergonha na cara...

    Responda
  28. joao schneider

    Não canso de repetir, com a seguinte analogia campeira: "Virgem ela é, mas tem rastro de cobra por todos os lados". Ahahahaha

    Responda
  29. JOS DE SOUSA SANTOS

    Que retórica?! Lula era o presidente da república, assistiu e comandou a devastação do país.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.