Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria de Fátima Godoy Acioly

    Sempre q se fala em aposentadoria do serv. público, omite-se a informação de q/o funcion. admitido atualmente no serviço público, terá os seus proventos nosmesmos vals.do trabalh. do serv.privado tendo q contribuir para um fundo de previd.compl. p/ essa aposent. Quanto aos funcionários admitidos no reg. anterior, esses já contribuem para a previdência depois de aposentados até o fim das suas vidas, sem contar que durante a atividade contribuiram c/ valores superiores aos da iniciativa privada.

    Responda
  2. Antônio Carlos de Paula

    Porque o senhor não citou o abusivo e vergonhoso auxilio moradia para setores do judiciário? Isso também tem que fazer parte das reformas ou não?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Por certo vc tem razão. Mas em que a ausência de citação àquilo ao que vc se refere desqualifica a análise macro equacionada pelo articulista ?

  3. Valter Iwai

    A conta "para tirar o Brasil da insolvência em que estamos metidos" NÃO deve ser paga pelos trabalhadores assalariados.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      De 'trabalhadores', evidentemente que não. De "assalariados que não trabalham" ou não produzem de modo equivalente, notadamente no serviço publico, imediatamente.

  4. Valter Iwai

    Da direita à esquerda, cada qual tem a sua "massa de manobra"

    Responda
  5. Valter Iwai

    Da direita à esquerda, cada qual tem a sua "massa de manobra"

    Responda
  6. Eduardo Michalski

    Excelente texto! Talvez, algum dia, os es querdo pa tas vão entender que dinheiro não dá em árvore e só cai do céu nos governos populistas enquanto a economia estiver aquecida. Fora isso é conversa fiada pra boi dormir.

    Responda
  7. MARCELO PITTA COELHO

    Pelos comentários parece que o Canzian tocou bem na ferida dos "protestantes".

    Responda
  8. Antonio Catigero Oliveira

    OS trabalhadores estão perdendo direitos, mas os colunistas deste jornal têm legitimidade para falar sobre "massa de manobra", afinal de contas, criaram até um pato como símbolo do trabalhador brasileiro: quer simbologia mais simbólica?

    Responda
  9. Darcy Leite

    Para manter a honestidade intelectual do texto o articulista deveria mencionar que os servidores públicos recebem aposentadorias integrais porque descontam a previdência SOBRE SEUS SÁLARIOS INTEGRAIS e os empregados privados recebem salário mínimo ou parte do salário recebido na ativa porque descontam a previdência SOBRE SÁLARIO MÍNIMO OU SOBRE A PARTE DO SALÁRIO RECEBIDO NA ATIVA. São duas realidades diferentes portanto dois efeitos diferentes. Essa é a verdade que faltou dizer!

    Responda
  10. edilson borges

    quando analisa os dados do déficit da aposentadoria dos servidores, se dá ao trabalho de descontar do valor a parcela que corresponde a contribuição do estado como empregador, que assim como a fsp, deve entrar com algum no caixa da previdência para os seus funcionários, os servidores? ou de outra forma, inclui os valores pagos pelas empresas prá calcular o déficit dos clts?

    Responda
  11. celso bittencourt

    Cansaçocian saíste da Massa de M a n o b r a! Ou é apenas o Movimento Pendular desta Follia?!

    Responda
  12. Natalicio Figueredo Santos

    Me parece que isto só comprova que retirar a Dilma não foi uma tentativa de arrumar o país, não passou de uma disputa de poder. A única saída possível para acertar o rumo seria um acordo comum entre as forças políticas, uma espécie de coalizão, e isto agora é quase impossível. E assim o Brasil caminha para um buraco de incertezas

    Responda