Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Murilo Silveira

    A prolixidade dos procuradores beira a caricatura. Sem provas concretas, usam e abusam de acusações, contextos, suposições, proximidades e que tais. Na essência a acusação é fraca, muito fraca, e só será aceita por Moro porque apresenta o que ele ama e deseja: a destruição do ideal do PT, mas isso já foi destruído por ações de parte dos militantes, que se curvaram às regalias do poder.

    Responda
  2. Eduardo Galvao

    Triste figura a do Lula, com inteligência acima da média foi usado e reusado desde a ditadura. Primeiro pelo bruxo Golbery do Couto e Silva e depois pelos governos subsequentes até ele se achar que era importante. Na presidencia foi o melhor presidente para a corrupção, atuou de bobo esperto, ele foi usado e reusado pelo pt, banqueiros e empresários e funcionários corruptos. Triste Figura de cavaleiro mambembe da Tavola Redonda, usado e abusado.

    Responda
  3. Nelson Vidal Gomes

    Surpreendentemente dentre os comentários a este artigo de um dos articulistas mais cultos e equilibrados politicamente da Folha, me deparei com um comentário assustador.O comentarista reconhece que o ex-presidente é corrupto e apresenta como sua defesa a possibilidade do procurador da república que o denuncia também o ser. Vejam o tamanho da lavagem cerebral que o discurso petista fez na nação.Realmente assustador.Que Deus nos ilumine a todos.

    Responda
  4. Rodrigo Correia do Amaral

    Melancólica é a sanha desses burocratas seduzidos pela fama, e que reeditam uma angústia macartista tardia, trocando seus anos de estudo e dedicação por frases de efeito. Melancólica e a postura do ex-presidente FHC que se sabe apoiador de uma violência da qual ele mesmo já foi poupado, e agora posa de intelectual cauteloso. Para os inquisidores, fica a frase do professor Hank Greely, de Stanford: "Se você quer fazer um espetáculo, então é bom que seja espetacular"!

    Responda
    1. Rodrigo Correia do Amaral

      Roger, em 2014 eu FIZ CAMPANHA para Marina Silva, e testemunhei a ação do PT. Mas eu não sou mais um com esse papo do "eleitorado enganado". Quem diz isso hoje estava se auto-enganando como em Miami, não se prestou a olhar com o mínimo de seriedade as candidaturas. Ou você acha que só os pobres elegeram Dilma? A classe média nadando no dólar baixo ficou cega, como já havia ficado em 1998 antes de estourar a âncora cambial. Nem por isso se cassou FHC. Juízo político se dá no voto.

    2. Roger Beggiato

      Essa frase cabe bem para a campanha de 2014. Foi um "espetáculo (de horrores), um "estelionato eleitoral", mas isso você não menciona. O eleitorado foi mais uma vez enganado pelo marketing político do mais baixo nível moral que já se viu na história desse amado país, tão destroçado pelo aparelhamento da coisa pública e da propinocracia citada na denúncia. Quanto ao julgamento penal, cabe à Justiça. O julgamento moral, político, já foi feito: esse general e seus colegas não prestam para governar.

  5. Paulo Henrique Andrade

    A denúncia está recheada de provas documentais e testemunhais. Contém 149 páginas, 27 testemunhas, 07 acusações diferentes de corrupção e 64 de lavagem de dinheiro. Basta ler a denúncia. Está disponível na Internet em diversos links.

    Responda
    1. Murilo Silveira

      Li. E não vi uma só prova. Quantidade ou volume de papéis não endossam um a acusação. Acusaram tanto e onde estão os documentos de compra? O dinheiro, onde está o dinheiro? Quem recebeu? De quem? Provas, onde estão as provas? Ponto.

  6. julio cesar brandao

    Não sei se a defesa dele vai ser facilitada por filigramas juridicas. O fato é que ele o o dono.

    Responda
  7. leonardo garcia

    Parabéns pelo texto, como sempre uma visão pragmática muito interessante. Só não entendi pq deixaste de lado o sítio sobre o qual já há também provas robustas.

    Responda
  8. Geraldo Silva

    Esse procurador é o verdadeiro homem-holofote. Como gosta de aparecer. Isso é ruim, pois acaba perdendo a objetividade tão necessária na peço acusatória. Mas Hélio, quando vc disse que montanha p um rato, eu pensei que vc iria falar do verdadeiro rato/anão que surgiu depois do impeachment.

    Responda
  9. Nelson Vidal Gomes

    O culto e lúcido articulista parece esquecer aqui, que para a denuncia basta a existência de circunstâncias indiciárias do(s) delito(s).Ela apenas inicia a ação penal.Procuradores no exercício de seu mister podem e devem também emitir opiniões, ainda que essas sejam contra um ex-Presidente de República, é para isso que são pagos pelo contribuinte.Que Deus nos ilumine a todos.

    Responda
  10. Fabricio Apostolo

    A operação Lava Jato tem esta finalidade e estão preparados para estas enxurradas de críticas, ações contra a Lava Jato. O que foi apresentado não foi ficção e sim baseados na coleta de provas, nos depoimentos dos investigados com informações cruzadas com as provas coletadas que deram a total veracidade nas informações apresentadas pelos Procuradores.

    Responda
    1. Osame Kinouchi

      Neste caso, você está discordando fortemente de Reinaldo de Azevedo, que chamou a denúncia de inepta e tiro-no-pé.

  11. Carlos Henrique Soares

    O Ministério Publico faz uma grande encenação política, patética, quase criminosa pois não apresenta provas, assumindo inclusive que não as tem, e o comentarista, tentando ser mais "elegante"e mais "ësperto", faz a mesma porcaria. Não precisava....devia ocupar melhor o seu tempo e os honorários recebidos.

    Responda
  12. Mauricio Rios Caputo

    A verdade deve ser dita sempre.

    Responda
    1. edilson borges

      porém, deve ser apurada antes.

  13. Mauricio Rios Caputo

    A verdade deve ser dita sempre.

    Responda
    1. Pedro Ferreira Amaral

      Enquanto o PIB brasileiro despencou de positivo insignificante para um negativo humilhante para a pujança que já ostentou nossa economia, o patrimônio de Lula, desafiando a realidade , cresce 360%, vendendo um produto altamente sem mercado e concorrente, as tais palestras, que nunca foram mostradas na imprensa nem outro qualquer tipo de comunicação, ou até as planilhas usadas para embasamento dos doutos argumentos do ex presidente. Aliás não vem publicando mais suas tão procuradas opiniões.

  14. Jorge Luiz Padilha

    Quem fez filigramas jurídicas foram os procuradores midiáticos. Denuncia inepta, não prosperará, a menos que se passe por cima de muitos conceitos jurídicos consagrados

    Responda
    1. Jorge Luiz Padilha

      Bruno: estou esperando estas provas ha uns dois anos pelo menos, no espetáculo de ontem não apareceram; Dalton: especialistas alemães e brasileiros estudiosos desta teoria já disseram que a condenação do José Dirceu no mensalão foi injusta. Rose Weber disse, alguma coisa assim: me dói condenar JD, mas pela bibliografia juridica sobre o domínio do fato, terei que condená-lo. Gente: até Reinaldo A, tá dizendo que foi um tiro no pé da República de Curitiba.

    2. Bruno Barbosa

      O senhor leu a denúncia? É formado em Direito? Sabia que o processo penal possui uma fase instrutória, em que provas serão colhidas e a versão narrada na inicial poderá ser confirmada? Então...

    3. Claudio Moreira Roberto

      Concordo, todos sabemos que ele foi o Maestro e Chefe de TUDO..TUdo isso jamais sem PT e Lula teria acontecido: Petrobras , BNDES usado como fonte de $ para sacanagem na Africa,A.Latrina e etc,Abreu & Lima,Pasadena UAU! Sem dúvidas uma BAITA organização criminosa..Mas precisa- se de provas !! Mostrar o caminho do $$,aliás porque não vão atrás da $$ do PT heim ??Onde deve estar?? É muito,fala-se que dá para eleger mais 20 Lulas... Mas Capone tbem caiu por besteira,migalha !! Quizás

    4. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Jorge, fique com sua doce esperança de que a denúncia não vai prosperar. A era do descalabro acabou. Claudia F.

    5. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Jorge, fique com sua doce esperança de que a denúncia não vai prosperar. A era do descalabro acabou. Claudia F.

    6. Dalton Matzenbacher Chicon

      Teoria do domínio dos fatos é um dos conceitos consagrados.