Celso Rocha de Barros > Dizer que esquema foi montado para perpetuar o PT no poder é ridículo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Fábio Archilha

    É evidente que a corrupção não nasceu com o PT, porém concordo com o MPF que o PT a institucionalizou visando se perpetuar no comando, não fosse isso as contas públicas e a Petrobrás não estariam quebradas, logicamente isso não foi o fator único, soma-se a isso a total incopetência de um pessoal que gerencia por ideologia e uma presidente incapaz de dialogar, seja com quem for, aliado ou oposição, deu no que deu, o Brasil mergulhado na pior crise de sua história.

    Responda
  2. Luiz Eduardo Pascuim

    Eureka!!! O mais douto dos cronistas acabou de me descobrir: eu sou ridículo.

    Responda
  3. Carlos Eduardo Gomes

    A propinocracia é a essência desse sistema. Sempre existiu. Por que somos escravos econômicos dos Oligopólios e Monopólios no Brasil? Graças a esse esquema criminoso.

    Responda
  4. MARCIO OLIVEIRA

    Caro colunista, você realmente crê que o PT é apenas uma vitima das circunstâncias? Quer que nós acreditemos nisso também?

    Responda
  5. Silvio Trevisan

    Não foi para perpetuar o PT no poder. Foi só para ganhar as eleições.

    Responda
  6. Silvio Trevisan

    Não foi para perpetuar o PT no poder. Foi só para ganhar as eleições.

    Responda
  7. Silvio Trevisan

    Não foi para perpetuar o PT no poder. Foi só para ganhar as eleições.

    Responda
  8. Silvio Trevisan

    Não foi para perpetuar o PT no poder. Foi só para ganhar as eleições.

    Responda
  9. Luiz Pegorer

    E os doutrinados zum bis não conseguem nem entender as palavras conscientes e neutras do excelente comentarista, que aqui parabenizo. Imagino uma charge de um sapato insistindo em esmigalhar mais e mais uma única barata enquanto milhares de outras se enfastiam no bolo.

    Responda
  10. antonio paulino de castro

    Sr. Celso Rocha o senhor parece ignorar a situação do brasil de hoje. Nós não temos que comparar esse governo com outro, o que foi feito de ruim a 13 anos atrás não mereceu uma fiscalização para se apurar os mal feitos, e, sabe porque? Esse governo mal intencionado não quis apurar nada, para não levantar nenhuma suspeita. O que aconteceu! se lambuzaram todo com o mel.

    Responda
  11. antonio paulino de castro

    Sr. Celso Rocha o senhor parece ignorar a situação do brasil de hoje. Nós não temos que comparar esse governo com outro, o que foi feito de ruim a 13 anos atrás não mereceu uma fiscalização para se apurar os mal feitos, e, sabe porque? Esse governo mal intencionado não quis apurar nada, para não levantar nenhuma suspeita. O que aconteceu! se lambuzaram todo com o mel.

    Responda
  12. Cloves Oliveira

    O marco zero tanto do Petrolão e do Mensalão é a prefeitura de SBC. A despeito da morte do C. Daniel, o esquema funcionou tão bem que foi ampliado para nível nacional. Não é um esquema sofisticado, por isso é crível a acusação de que o Lils era o chefão: forçar os empresários que negociam com o governo a superfaturar contratos e depois embolsar a diferença com a garantia de que os empresários em questão seriam os favorecidos com os contratos. A prática não é nova, até a Varig a praticava.

    Responda
  13. Fabio cerquinho

    INDECENTE...!!! Como este Colunista pode manipular a verdade de forma tão tosca; como se fôssemos crianças...? Evidente que o PT foi mais a fundo do que ninguém antes na Roubalheira.

    Responda
  14. Sidnei Anttogneto

    A impressão que dá é que a direção da FSP acredita que o PT vai voltar ao poder e continuar a oferecer as benesses das verbas institucionais e de propagandos dos feitos não feitos.

    Responda
  15. Pedro Luiz Lanzoni

    Quer dizer que o esquema montado pelo PT para se perpetuar no poder não existe? Como é mesmo aquele ditado, Celso Rocha de Barros? O pior cego é aquele que não quer ver? Com a imensa quantidade de evidências, provas, documentos, delações, presos e condenados você dizer que o PT não aparelhou o governo para se perpetuar é de um ridículo atroz. Um colunista que tem este espaço em um dos principais jornais do país deveria ter mais cuidado com o que escreve. E deixar a ideologia de lado ...

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      Celso de Barros, como tantos jornalistas e milhares de brasileiros, estão manifestando sintomas da Sindrome de Estocolmo, quando a vítima se apaixona pelo agressor, envolve-se com ele como numa simbiose psicológica. Essa Síndrome pode ocorrer em vítimas de sequestro, cárcere privado, alguma grave violência que se perpetua durante um tempo mais longo. E foi isso que Lula fez, chefiando de fato o grupo de assalto e violencia ao patrimonio do país durante todo o ciclo do mensalão e do petrolão.

  16. Pedro Luiz Lanzoni

    Quer dizer que o esquema montado pelo PT para se perpetuar no poder não existe? Como é mesmo aquele ditado, Celso Rocha de Barros? O pior cego é aquele que não quer ver? Com a imensa maioria de evidências, provas, documentos, delações, presos e condenados você vir dizer que o PT não aparelhou o governo para se perpetuar é de um ridículo atroz. Um colunista que tem este espaço em um dos principais jornais do país deveria ter mais cuidado com o que escreve. E deixar a ideologia de lado ...

    Responda
  17. Nelson Franco Jobim

    Mais uma tentativa de defender o indefensável, como se Lula não tivesse nomeado os diretores da Petrobrás denunciados no Petrolão. É claro que a corrupção não começou com o PT nem se esgota por ele, mas o PT não pode ficar impune, a não ser por conivência e omissão.

    Responda
  18. JOSIAS AVILA

    Mais um filhote do Jânio com a Marxcilena. A Folha Operária vai ficar com inveja de tantos petralhas na FSP.

    Responda
    1. Ivone ALVES

      A Carta Ca p i t al que se cuide a con co rren cia tá grande.

  19. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    As "provas convictas" dos procuradorezinhos caem por terra a partir da homologação da delacion de P. R. Costa. O delattor desconhece a figura de lullla como o "chefe" disso tudo, e, além disso, diz que o esquema já funcionava antes do PeTe entrar.

    Responda
  20. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Como fica uma proposta de Lei Contra Corrupção com este partido dominante. PMDB. Na política, um partido pega - tudo, também partido-ônibus (catch-all party). é um partido político que busca atrair pessoas com diversos pontos de vista. O partido não exige a adesão a alguma ideologia como critério para a adesão. É um dos grandes “catch-all party " brasileiros, incluindo desde políticos conservadores a liberais convictos, além de nomes da esquerdo-liberal, populistas, nacionalistas / municipalista

    Responda
  21. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Leitura recomendada, o livro: “Manual do Perfeito Idiota Latino Americano”.

    Responda
  22. Miguel Gonçalves

    Me desculpem mas o colunista é cego ao defender esses PTistascomunsitasbolivarianos, é só ele dar uma olhada para esses bolivarianos na América Latina e entender que todos agem dessa forma sim senhor. Só não enxerga quem não quer. Lamentável a opinião desse colunista. Por isso que essa cambada ainda continua atirando pra todo lado e ainda se passando de bons mocinhos. Daqui há pouco vão querer processar os procuradores, os policiais federais e o Juíz Moro.

    Responda
    1. Guy Castier

      Caro Miguel: Concordo com V. em tudo, mas veja abaixo, o Arnaldo recomenda algumas leituras fundamentais, tais como ler Marco Aurelio Garcia e Frei Betto. Acho uma pessima sugestão. Abraços.

    2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Sim é isso mesmo. Acrescentando. Aos lulo petistas. "O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam” Arnold Toynbee. Leituras recomendadas: Constituição Federal/88, “Coronelismo, enxada e voto” de Victor Nunes Leal, ”A Mosca Azul e a celebração do desencanto”. Frei Betto, “Socialismo do Século XXI” de Marco Aurélio Garcia.

  23. Osvaldo Santos

    A mor ta dela adentra impávida neste jo r nal

    Responda
  24. Adenir Rodrigues dos santos

    O procurador está Correto, o PT montou um esquema para perpetuar no Cargo, se Não estivesse estourado esse Novo Escândalo da Petrobrás, o Lula voltaria em 2018 ou Não voltaria, seria 8 MANDATOS DO LULA + 8 da Dilma, voltava o Lula em 2018 + 8 Anos, iriam perpetuar no poder sim, Mas mesmo Trocando por outros Políticos que estão Mandando no Brasil, Não temos escolha, Só Temos Parasitas e Corruptos, pobre de Nós Povo Brasileiro.

    Responda
  25. max junior

    Caro colunista. Se faz tempo que viu e já não tem boa recordação, reveja os vídeos do "foro de São Paulo ". Tenho certeza de que não vai mais se arriscar a passar pelo "ridículo", como diz, de tecer colunas tão passionais e parciais.

    Responda
  26. Milton Pereira

    Primeiro, me explique o que é direita e esquerda no Brasil. O PT ,por acaso é esquerda? Depois me explique por que os tesoureiros do PT estão todos enrolados.Coincidência? Depois me explique por que os diretores da Petrobrás, réus confessos,foram nomeados pelos governos petistas. E ,por fim, me explique o que aconteceu com a Petrobrás nos governos petistas...E os empresários amigos do chefe, Bunlai, Schain...E as confissões do Marqueteiro João Santana...Quer mais???

    Responda
  27. Antonio Ribeiro

    No curso do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998), érgio Motta, ministro das Comunicações, já falecido, fez uma profecia. Inebriado com o êxito do Plano Real, Sérgio Motta previu que o PSDB ficaria no poder por 20 anos. Então, a ideia não foi dos petistas. Mas, para se "perpetuar" no poder, somente instalando sangrenta ditadura ou retornando à monarquia. Ressalvo que os ditadores não são perpétuos.

    Responda
  28. Antonio Ribeiro

    No curso do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998), érgio Motta, ministro das Comunicações, já falecido, fez uma profecia. Inebriado com o êxito do Plano Real, Sérgio Motta previu que o PSDB ficaria no poder por 20 anos. Então, a ideia não foi dos petistas. Mas, para se "perpetuar" no poder, somente instalando sangrenta ditadura ou retornando à monarquia. Ressalvo que os ditadores não são perpétuos.

    Responda
  29. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Dizem que o “puder” está nas mãos do executivo porque tem a caneta. Esquecemos que se trata de uma caneta muito especial. Só funciona com uma tinta que só os legislativos fabricam.

    Responda
  30. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    A vinda da família real e depois o Império reforçou esse traço de nossa cultura que vê nos governos, municipais, estaduais e da união o Estado mãe. O Príncipe Regente, o Rei, o Imperador, o Prefeito, o Governador, o Presidente da República. Outro aspecto que devemos refletir é o poder considerável dos legislativos. Poder sutil e dissimulado.

    Responda
  31. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    É marca indelével do “ethos” de nossa civilização o autoritarismo. Autoritarismo – traço comportamental de impor vontade absoluta. Manifesta culturalmente também em comportamento passivo, quando uma sociedade por origem civilizatória e pratica sócio-política autoritária prolongada, internaliza uma visão particular de mundo.

    Responda
  32. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    De dona Maria Louca ao lulismo. Uma reflexão sobre a cultura autoritária brasileira. Não podemos ser muito otimistas em reformas políticas. O que a sociedade espera de uma democracia representativa é uma administração da “res-publica” mais eficaz. A cultura latina americana se originou de um absolutismo tardio e decadente vigorante na Ibéria. Isso deixou marcas indeléveis no processo civilizatório do continente. O Brasil inicia sua trajetória como nação dividida em capitanias hereditárias.

    Responda
  33. Luiz Ferretti

    Uma gang presa, condenada e indiciada, e esse cara vem com essa conversinha ? A FSP e o UOL cada vez mais perto da Revista Contigo.

    Responda
    1. Osvaldo Santos

      Eu já cancelei minha assinatura. A revista Contigo é mais plural do que isso aqui

  34. MARCOS FERNANDO DAUNER

    JEC na série C , Lusa na série D . O glorioso Ãndio Condá firme na série A . E o glorioso Baja da UDESC entre os melhores do mundo , em competição realizada nos EUA . Isto é o que importa !

    Responda
  35. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    Se definirmos esquerda como quem defende a maioria e direita quem defende os privilegiados esta perspectiva irá mudar. A Procuradoria está tentando exterminar o espírito de direita dentro da esquerda. Como o comunismo de Cuba, quando comparado com o Comunismo da China. Este negócio de privilegiados que o Lula estruturou com seu grupo no PT tem que morrer. O partido irá a falência como ação da Lava Jato. O espírito de esquerda do brasileiro não. Precisa ser mais responsável e inteligente.

    Responda
  36. Humberto Giovine

    O articulista esta correto em parte, já que a corrupção no Brasil existe praticamente desde o seu descobrimento. Entretanto, o que a operação Lava Jato demonstra é a sua organização e estruturação a fim de continuarem a se beneficiar deste esquema criminoso. Sugiro a leitura dos livros: Assassinato de reputações e Assassinato de reputações II - muito além da Lava Jato, eles clarearão várias dúvidas pendentes, não somente autor deste texto, como de muitos outros leitores.

    Responda
  37. Joaquim Branco

    O único partido que se perpetua no poder é o PMDB. Entra governo, sai governo, ele está lá. Para conseguir esse apoio, todos os presidentes fizeram a mesma coisa. Só não vê, quem quer.

    Responda
  38. LUIZ CARRIERI

    Esse sociólogo é sem noção. Não comentou sobre o MENSALÃO. Por quê será? Será por quê? Nesse episódio, o "Comandante-Jararaca", se fizesse o mesmo, em um País sério, estaria cumprindo pena e devolveria a riqueza que proporcionou a seus filhos. Guarujá e Atibaia é tostão perto da riqueza que "conquistou" a custa de muito suor e benfeitorias às empreiteiras protegidas. Óbvio que será condenado e preso porque, felizmente, ainda temos um JUDICIÃRIO.

    Responda
  39. MARCELO PITTA COELHO

    Certamente havia corru pção antes do pete, mas nada na dimensão e de modo "institucionalizado" como fez o pete no mensalão e no petrolão, acho que isso é muito claro para qualquer observador isento, o que não é o caso do colunista. Nunca se viu podridão igual n Brasil, nem no governo do Collor, que era um lad rão de galinha perto do pete.

    Responda
  40. Marcos Serra

    Nosso colunista parece esquecer-se que o partido mais corrupto já existente até hoje em nossa terra não limitou-se a embolsar vultosas e sistemáticas propinas. Houve (e há) o objetivo de perpetuação o poder. É o que manda qualquer uma das ultrapassadas cartilhas que promovem a esquerda irracional e ditadora. Aparelharam o estado como nunca antes nesse país ....., estimularam e formaram uma geração de intelectuais e artistas proletários, deturparam o ensino com professores e currículos irreais...

    Responda
    1. Marcos Serra

      Prezado Jorge Luiz. Não me lembro de ter escrito nada a favor de outros partidos. Como você, desejo que todas as denúncias e indícios sejam investigados. Concordo que há corrupção, e muita, em todos os partidos. A diferença entre o PeTê e demais partidos é a voracidade do uso da máquina governamental a seu favor, os desvios que promoveu para criar um staff que assegurasse não só suas irregularidades, mas também a continuidade no comando da coisa pública. Se fores imparcial, concordarás com isso.

    2. Marcos Serra

      Prezado Jorge Luiz. Não me lembro de ter escrito nada a favor de outros partidos. Como você, desejo que todas as denúncias e indícios sejam investigados. Concordo que há corrupção, e muita, em todos os partidos. A diferença entre o PeTê e demais partidos é a voracidade do uso da máquina governamental a seu favor, os desvios que promoveu para criar um staff que assegurasse não só suas irregularidades, mas também a continuidade no comando da coisa pública. Se fores imparcial, concordarás com isso.

    3. nelson liporaci

      O próprio zédiceu afirmou que entraram no puder para ficar décadas.

    4. Jorge Luiz Padilha

      Eu pergunto: PP , PMDB, PSDB,e outros não receberam propina ? ou só denuncias contra o PT, muitas delas não confirmadas, que valem ? O autor explica direitinho que o esquema vem de muito tempo atrás, e o PT só proporcionou os meios jurídicos e policiais para este combate maior a corrupção. Vamos apurar todas as denúncias, sim vamos, mas com imparcialidade meu caro Marcos !

  41. Ademir Amaral

    Concordo que o lu/la não é o mentor, pois ele não tem intelecto para montar um esquema desses, quanto mais liderar, mas que a intenção era manter o p/t no governo o máximo possível não há dúvida. Sim, também concordo que antes já existiam os esquemas, mas foi só a partir dos governos do p/t que a situação ficou generalizada e fora de controle, mesmo porque nos governos anteriores o p/t não deixava passar nada, não foram a favor nem do plano real, imaginem então a corrupção dos seus adversários.

    Responda
  42. celso bittencourt

    "E o LuullLáa se compara ao J.Kubitschek. Concordo. O que pegou de Propina dava pra Construir Brasília! Rarará!" *BravoSimão!

    Responda
  43. celso bittencourt

    "Nos tempos Bons, o lulopettismo anuncia-se como o Ato Inaugural: "Nunca antes na História deste País". Nos tempos Ruins, exibe-se como Vítima da Tradição: "Nunca foi diferente na História deste País"! *Nossa Cobra Venenosa virou um Crocodilo Chorão! Que Vexame!

    Responda
    1. Luiz Pegorer

      E os doutrinados zum bis não conseguem nem entender as palavras conscientes e neutras do excelente comentarista, que aqui parabenizo. Imagino uma charge de um sapato insistindo em esmigalhar mais e mais uma única barata enquanto milhares de outras se enfastiam no bolo.

    2. nelson liporaci

      O que imaginar de alguém falar que os promotores deveriam compreender que no caso de presidencialismo de coalizão mensalão e petrolão é imperativo. Ele não só foi o maestro como reconheceu que foi com essa colocação.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.